Rocciata umbra

/5

APRESENTAÇÃO

Vocês já ouviram falar da rocciata umbra? Trata-se de um doce tradicional difundido na Úmbria e nas Marcas, muito simples e saboroso. Seu nome parece derivar da palavra em desuso arrocciare, que significa torcer. A massa simples e feita com poucos ingredientes, que no final é pincelada com alchermes, é preparada para receber um recheio rico à base de maçãs, frutas secas e cacau. Por este motivo, a rocciata umbra pode fazer você pensar que se trata de uma versão semelhante ao strudel. E de fato, não estamos longe da verdade. Parece que os Lombardos na Idade Média (ou mais tarde os soldados austríacos de passagem pelo território no século 18) de alguma forma interferiram com as tradições locais. O resultado? Foi justamente a receita da rocciata umbra, um doce que certamente conquistará você com a sua bondade e a riqueza desta preparação histórica. Vamos ver juntos como fazê-la!

Vocês gostam de doces com alchermes? Experimentem também estas receitas tradicionais:

  • Pêssegos de Prato
  • Zuppa inglese

INGREDIENTES

Farinha tipo 00 250 g
Azeite virgem extra 50 g
Água 110 g
Sal fino quanto baste
Para o recheio
Maçãs Golden 400 g
Açúcar 60 g
Uvas passas 60 g
Pinhões 80 g
Miolo de nozes 50 g
Cacau em pó amargo 15 g
Canela em pó 10 g
Rum 90 g
Casca de limão 1
Para decorar
Alchermes quanto baste
Açúcar de confeiteiro quanto baste

Preparo

Para preparar a rocciata umbra, comece pela massa da folha. Na bancada de trabalho, coloque a farinha, forme uma cova e adicione o óleo 1, o sal 2 e a água aos poucos enquanto mexe com um garfo 3.

Adicione-a aos poucos para evitar a formação de grumos 4. Depois, passe a sovar com as mãos 5 até obter uma bola lisa. Envolva em filme plástico e deixe descansar na geladeira por pelo menos uma hora 6.

Enquanto isso, cuide do recheio. Despeje 60 gramas de rum sobre as passas e deixe de molho 7. Depois, descasque as maçãs 8, corte em 4 partes para remover o miolo e, finalmente, corte em cubos 9.

Rale a casca do limão 10, adicione o açúcar 11, a canela 12,

o cacau em pó 13, os pedaços de nozes quebrados à mão 14, os pinhões e as passas escorridas 15,

os restantes 30 gramas de rum 16 e agora misture para uniformizar completamente os ingredientes 17. Agora que está pronto, recupere a massa e abra-a com o rolo de massa, na bancada levemente enfarinhada, até obter uma folha bem fina 18.

Distribua o recheio por toda a superfície, deixando alguns centímetros nas bordas 19, então enrole para obter um cilindro 20 e, em seguida, enrole novamente para formar uma espiral 21.

Transfira o rolo para uma assadeira forrada com papel manteiga 22 e proceda com o cozimento no forno, já aquecido a 180°, por cerca de 30 minutos. Uma vez assado, pincele quente com um pouco de Alchermes 23 e com açúcar de confeiteiro. Está pronta a sua rocciata umbra 24.

Conservação

A rocciata umbra pode ser conservada tranquilamente por 4-5 dias sob uma tampa.

Não é aconselhável congelar.

Dica

A quantidade de frutas secas da rocciata umbra pode ser aumentada ou reduzida conforme seu gosto! No lugar do Rum, você pode usar Vin Santo, Cognac ou o Mistrà marchigiano (licor de anis).

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.