Strudel de maçã com massa podre

/5

APRESENTAÇÃO

O strudel de maçã é uma das sobremesas que mais amamos, especialmente no inverno. Além da versão mais clássica, existem muitas variantes, como aquela com massa folhada ou a que propomos hoje: o strudel de massa podre! O chef Alessandro Gilmozzi preparou para nós essa delícia da qual cada família guarda um segredo e uma tradição própria. O invólucro do strudel de maçã com massa podre vai surpreender você: espesso, crocante e saboroso... enquanto o recheio guardado dentro do strudel é sempre o mesmo, com seu inconfundível aroma envolvente de canela. Maçãs, uva-passa e pinhões cozinharão dentro dessa casca macia e se misturarão perfeitamente!

E se você ama strudel, não perca esta versão de frutas vermelhas ou o de pera e chocolate!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa podre (para dois strudels)
Manteiga 500 g - (em pomada)
Açúcar 250 g
Gemas 3 - (de ovos médios, em temperatura ambiente)
Farinha tipo 00 750 g
Sal fino 1 pitada
Para o recheio
Maçãs Golden 1 kg
Uvas passas 200 g
Pinhões 200 g
Grappa 100 ml
Açúcar 40 g
Canela em pó quanto baste
Biscoitos secos 100 g
para pincelar a superfície
Ovos 1

Preparação

Para preparar o strudel de maçã com massa podre, comece pelo recheio: enxágue, escorra bem e coloque a uva-passa em uma tigela grande, adicione a grappa 1 e misture 2. Deixe de lado, assim ela vai amolecer e ganhar o aroma. Usando um descascador de legumes, descasque as maçãs 3. Você pode deixá-las em parte com a casca, em parte sem ou descascá-las de forma grosseira.

Em seguida, corte em quatro pedaços e retire o miolo central 4. Corte cada pedaço ao meio e depois faça pedaços um pouco grandes, mas homogêneos 5. No strudel assado, a maçã deve ser sentida. Adicione as maçãs à uva-passa 6 e misture novamente.

Junte os pinhões 7 e o açúcar 8. Triture os biscoitos em um mixer até obter um pó, depois adicione às maçãs 9.

Aromatize com a canela 10. Misture novamente, ajudando-se eventualmente com as mãos 11. Cubra com filme plástico e coloque na geladeira por no mínimo 20 minutos a até uma hora. Se deixar descansar a noite toda, tenha o cuidado de escorrer um pouco o líquido que se formou. Trabalhe na massa podre: em uma tigela grande, coloque a manteiga amolecida 12,

o açúcar 13, as gemas 14. Agora ajude-se com uma colher de pau e misture bem tudo 15.

Você deve obter um creme homogêneo, só então adicione a farinha de uma vez só 16, misture levemente ainda com a colher para começar e adicione uma pitada de sal 17. Continue misturando até obter uma consistência homogênea. Então, ajudando-se com uma espátula, transfira a massa para uma superfície 18.

A massa parecerá muito macia, mas é assim que deve ser. Sempre com as mãos e com a ajuda da espátula, continue trabalhando a massa delicadamente 19, aos poucos tentando dar forma a um bloco. Uma vez obtido 20, divida ao meio 21; com esta dose, você fará 2 strudel.

Transfira os 2 blocos, lado a lado, em uma forma. Cubra com filme plástico 22 e deixe descansar na geladeira ou em um lugar bem fresco, por pelo menos 10 minutos. Após esse tempo, coloque a massa entre duas folhas de papel manteiga (ou uma só bem grande dobrada) 23. Considere que o comprimento será de cerca de 40x50 cm (com espessura de cerca de meio cm). Achate a massa um pouco com as mãos, para achatar e amaciar o bloco 24. Se estiver muito mole, você pode fazer mais um descanso na geladeira antes de continuar.

Ajude-se com o rolo 24, para obter uma espessura uniforme, de cerca de meio cm. Abra então a folha 26 e com o dorso da lâmina de uma pequena faca, corte as bordas, para obter um retângulo preciso das dimensões indicadas 27. Alguns retalhos você pode anexar novamente à massa e continuar estendendo.

Polvilhe a massa com um pouco de farinha 28, cubra com o papel manteiga 29 e vire tudo com cuidado. Abra novamente a folha 30

e polvilhe também o outro lado com um pouco de farinha 31. Cubra novamente. Transfira com cuidado para uma bandeja (ou diretamente para a assadeira) e coloque na geladeira por 6-7 minutos. Enquanto isso, repita a mesma operação para o segundo bloco de massa. Neste ponto, recupere a primeira folha, que já terá descansado. Agora, só resta rechear o strudel. Você pode cortar a massa um pouco mais, depois pegue o recheio e coloque um pouco em um dos lados da massa, deixando uma borda livre. Você deve criar uma faixa longa, com cerca de 10 cm de largura e 5 cm de altura 32. Agora, ajudando-se sempre com o papel manteiga, levante a massa e comece a enrolá-la sobre o recheio 33.

Depois de dar a primeira volta, ainda com o papel sobre a massa, pressione levemente com as mãos para tornar o recheio mais homogêneo e fazer a massa aderir bem 34. Continue assim 35 até que esteja completamente enrolado 36.

Se houver um pouco de recheio sobrando, basta empurrá-lo para dentro com os dedos, antes de selar as laterais, pressionando a massa com os dedos 37. Com a ajuda de uma pequena faca, neste ponto, elimine o excesso nas bordas, nivelando-as 38. Usando uma pequena forma circular, faça furos ao longo de todo o comprimento 39, dessa forma os vapores durante o cozimento sairão e a massa não quebrará.

Dobre o papel manteiga algumas vezes nas laterais para dar força 40 e transfira para uma assadeira 41, de forma que você use o mesmo papel também para o cozimento. Pincele a superfície do strudel com um ovo levemente batido. Aqueça o forno a 200°, em modo estático; depois insira o strudel e diminua imediatamente a temperatura para 180°, continue o cozimento por 40 minutos. Faça o segundo strudel da mesma forma. Uma vez assado, retire o primeiro strudel e deixe esfriar um pouco antes de cortá-lo e servi-lo 42.

Conservação

O strudel de maçã com massa podre se conserva em temperatura ambiente por 2-3 dias, sob uma campana de vidro.

Não é recomendado congelar.

A massa pronta, eventualmente, pode ser congelada.

Conselho

Com a casca das maçãs, você pode fazer um chá adicionando cravos. Como alternativa, você pode deixá-las em água e usá-las para um risoto de maçã.

Se você quiser preparar as maçãs com antecedência, recomendamos escorrer os líquidos antes de usá-las para rechear o seu strudel.

Em vez das maçãs golden, você pode usar as maçãs Stark para um ponto de acidez ou as pink lady. Como alternativa, você também pode usar a red moon, um pouco mais doce e com um retrogosto de frutas vermelhas. Nesse caso, não será necessário adicionar açúcar.

Em alternativa ao pó dos biscoitos, você pode usar a mesma quantidade de farinha de rosca. Antes de adicioná-lo às maçãs, você deve tostá-lo com um pouco de manteiga e deixá-lo esfriar.

A manteiga deve estar muito macia, você pode deixá-la algumas horas fora da geladeira ou colocá-la no microondas por 30 segundos.

Com as sobras do strudel, você pode fazer biscoitos deliciosos.


Para tornar o ovo mais fluido, você pode adicionar algumas gotas de água, assim será mais fácil pincelar seu strudel.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.