Rolo de ervilha com presunto cru e tomates secos

/5

APRESENTAÇÃO

Se em sua família ninguém tem mais vontade de comer a habitual omelete, surpreenda a todos trazendo para a mesa este prato em uma nova versão, ainda mais rica e saborosa com o rolo de ervilhas com presunto cru e tomates secos.
Trata-se de um rolo de omelete temperado com um purê de ervilhas e recheado com um creme à base de presunto cru e queijo cremoso.
E para tornar o rolo ainda mais apetitoso, o enriquecemos com azeitonas pretas e tomates secos em óleo, uma verdadeira delícia para o paladar.
Prepare-o com antecedência e corte em fatias, ótimo como prato principal, mas também perfeito como finger food para os seus buffets de verão!

INGREDIENTES

Ingredientes para a omelete
Ovos 4 - médias
Ervilhas 300 g
Leite inteiro 100 ml
Manteiga 30 g
Caldo de legumes 200 ml
Parmigiano Reggiano DOP 100 g - para ralar
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para o recheio
Presunto cru 80 g - (em fatias)
Queijo cremoso 200 g
Tomates Secos em Óleo 50 g
Azeitonas pretas 20 g - sem caroço
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar o rolo de ervilhas com presunto cru e tomates secos, comece debulhando as ervilhas frescas 1, depois aqueça uma noz de manteiga em uma frigideira, adicione as ervilhas 2 e cozinhe por 5-6 minutos em fogo médio, adicionando água quente 3 ou caldo de legumes conforme necessário para que não sequem 3.

Deixe as ervilhas esfriarem e transfira-as para um processador, adicione o leite 4 e ligue as lâminas até obter um creme homogêneo 5 peneire o creme para eliminar as cascas das ervilhas e obter uma mistura mais lisa. Corte grosseiramente o presunto cru e coloque-o no processador 6,

adicione o Philadelphia 7, sal e pimenta, e bata tudo para obter um creme 8. Pegue os tomatinhos secos em óleo, escorra-os e seque-os batendo com um papel toalha 9,

depois corte-os em pequenos pedaços 10, corte em rodelas também as azeitonas pretas. Agora ocupe-se da omelete, separe as gemas das claras, bata estas últimas em neve firme com uma batedeira elétrica (11-12).

Bata também as gemas e adicione o parmesão ralado 13. Neste ponto, adicione o creme de ervilhas 14 e, por fim, as claras batidas, incorporando-as delicadamente de baixo para cima para não desmontá-las 15.

Uma vez obtida uma mistura homogênea 16 aqueça uma frigideira larga de 34 cm levemente untada, despeje a massa com uma concha para distribuí-la melhor (17-18),

cozinhe com a tampa em fogo médio por cerca de 5 minutos e depois vire a omelete ajudando-se com a própria tampa (19-20) continue cozinhando por mais 2-3 minutos ou até que a omelete esteja bem dourada. Cubra-a com filme plástico e deixe esfriar (desta forma ficará macia e será mais fácil enrolá-la). Recheie a omelete com o creme de presunto 21

os tomatinhos secos 22 e as azeitonas pretas 23. Enrole a omelete 24,

depois polvilhe o filme plástico com o parmesão ralado 25 e envolva o filme ao redor do rolo, apertando bem as duas extremidades 26 para que fique bem compacto. Coloque o rolo de ervilhas com presunto cru e tomates na geladeira por pelo menos 1 hora para firmar, depois sirva cortado em fatias 27 e saboreie à temperatura ambiente.

Conservação

Você pode conservar o rolo de ervilhas com presunto e tomates na geladeira coberto com filme plástico por 2-3 dias. Você pode congelar o rolo se tiver usado ingredientes frescos não descongelados.

Conselho

Para uma versão com sabor de mar, você pode substituir o presunto cru por salmão defumado. Como alternativa ao Philadelphia, você também pode usar robiola ou ricota.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.