Roscón de Reyes (rosca dos Reis Magos)

/5

APRESENTAÇÃO

O Roscón de Reyes é um bolo fofo, típico da tradição natalina espanhola, como os Polvorones para presentear que propusemos em outra receita! Este bolo, por outro lado, é feito com uma massa semelhante aos vários pães doces que também preparamos durante as festividades natalinas, e decorado na superfície com frutas cristalizadas! Este doce é preparado por ocasião da chegada dos Reis Magos no dia 6 de janeiro, também conhecido como “el día de los Reyes” (o dia dos Reis Magos).
Para as crianças espanholas, o dia 6 de janeiro é uma data especial porque é o dia em que encontram os presentes debaixo da árvore, trazidos pelos Reis Magos.
Na noite anterior, celebra-se com os desfiles tradicionais dos Reis Magos em cada cidade do país, depois as crianças são mandadas para a cama cedo, mas não antes de deixarem seus chinelos debaixo da árvore junto com alguns docinhos ou um copinho de anis, para oferecer de presente aos Magos.
O Roscón de Reyes é um doce simples, mas de grande efeito, que agradará a todos!

INGREDIENTES

Ingredientes para 12 pessoas
Manteiga 100 g - macio
Açúcar 130 g
Ovos 2 - médias
Casca de laranja 1
Fermento biológico fresco 15 g - (ou desidratado 5 gr)
Leite inteiro 220 g - morno
Farinha tipo 00 600 g - + aquela para a bancada
Sal fino 1 pitada
Ingredientes para decorar
Açúcar de confeiteiro quanto baste
Gemas 1
Creme de leite fresco líquido 2 colheres
Frutas cristalizadas 15 g - a gosto

Preparação

Para preparar o Roscón de Reyes, comece dissolvendo o fermento biológico esfarelado em um pouco de leite 1 (retirado da quantidade total prevista na receita), depois reserve. Em uma tigela, bata os ovos com o açúcar refinado 2, usando uma batedeira elétrica, até obter uma mistura espumosa. Na tigela de uma batedeira planetária com a pá, coloque a farinha peneirada, ligue o aparelho em velocidade moderada e adicione o fermento 3,

o leite restante 4 e os ovos batidos com o açúcar 5. Adicione a casca ralada de uma laranja e o sal 6. Quando os ingredientes estiverem bem misturados, substitua a pá pelo gancho.

Por último, adicione a manteiga macia, um pedaço de cada vez, não adicionando outro até o anterior ter sido absorvido 7. Esta operação levará cerca de 15-20 minutos. Após esse tempo, transfira a mistura para uma superfície levemente enfarinhada e trabalhe-a o suficiente para obter uma massa lisa, elástica e não pegajosa 8. Forme uma bola e coloque-a em uma tigela coberta com filme plástico 9, depois deixe crescer em um local morno e sem correntes de ar (por exemplo, o forno desligado e fechado, mas com a luz acesa) por cerca de 4 horas,

ou até que a massa tenha dobrado de volume 10. Neste ponto, trabalhe a massa para formar uma bola,

depois faça um furo no centro com dois dedos e alargue o buraco para criar uma rosca (13-14). Transfira o roscón para uma assadeira forrada com papel manteiga e pincele com uma gema batida com 2 colheres de sopa de creme de leite 15.

Decore a superfície do Roscón de Reyes com frutas cristalizadas a gosto 16 e coloque novamente no forno desligado, para crescer por mais 2 horas. Quando o doce tiver dobrado de volume 17, asse em forno estático a 180°C, por pelo menos 30 minutos 18. Uma vez assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar sobre uma grade, depois polvilhe com açúcar de confeiteiro: o Roscón de Reyes está pronto!

Conservação

Conserve o Roscón de Reyes sob uma cúpula de vidro, por no máximo 3-4 dias.

É possível congelar a massa do Roscón após o crescimento. Quando for usá-lo, descongele em temperatura ambiente e deixe crescer novamente até aumentar de volume.

Conselho

Este bolo é perfeito para o café da manhã ou lanche.
Experimente cortá-lo ao meio e recheá-lo com chantilly ou com uma mousse de chocolate.

Curiosidade

A tradição diz que, ao fazer o Roscón de Reyes, escondem-se dentro dele pequenas surpresas para as crianças (uma moeda, uma figurinha, brincos... ), ou uma fava branca ou preta. O azarado que encontrar a fava terá que pagar o doce!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.