Rosquinhas de abóbora e canela

/5

APRESENTAÇÃO

Imagine a expressão de Homer Simpson ao ver rosquinhas... fizemos a mesma cara sonhadora quando saíram da nossa cozinha essas deliciosas rosquinhas de abóbora e canela! Você leu certo: são pequenos anéis fritos doces, na massa não se adiciona batata como de costume para deixá-los macios, mas leite condensado e polpa de abóbora. A canela combina perfeitamente com este versátil vegetal de outono, para dar vida a um lanche que vai encantar adultos e crianças! Macias e com um sabor delicadamente doce, essas rosquinhas de abóbora e canela realmente saíram com o buraco! Experimente para acreditar!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa de 25 rosquinhas
Abóbora 160 g - peso após cozinhar
Farinha tipo 00 325 g
Manteiga 50 g
Casca de limão 1
Leite condensado 170 g
Canela em pó 2 g
Fermento biológico seco 4 g
Açúcar 50 g
para fritar
Óleo de amendoim 600 g

Preparo

Para preparar as rosquinhas de abóbora e canela, comece pela preparação da abóbora: corte-a ao meio e retire as sementes e os filamentos internos 1. Em seguida, divida-a em fatias menores que você colocará em uma assadeira forrada com papel manteiga 2. Asse em forno estático pré-aquecido a 200°C por 60 minutos (se usar forno ventilado, 180°C por cerca de 50 minutos será suficiente) 3.

Após o tempo de cozimento, retire a assadeira 4, deixe esfriar um pouco e retire a casca externa 5. Depois, com a ajuda de um espremedor de batatas, transforme em purê 6, você deve obter cerca de 200 g. Deixe de lado por enquanto.

Prossiga derretendo a manteiga em uma panela pequena; uma vez derretida, deixe esfriar um pouco. Em seguida, peneire a farinha em uma tigela grande 7. Agora adicione o fermento seco 8 e, com a ajuda de uma peneira fina e uma colher, peneire também a abóbora na tigela 9.

Aromatize ralando a casca de um limão não tratado. Em seguida, adicione a canela 10, a manteiga derretida e já morna 11 e o leite condensado 12.

Trabalhe energicamente a massa com as mãos até obter uma mistura homogênea 13: deve ficar compacta. Dê-lhe uma forma esférica e deixe descansar em uma tigela coberta com filme plástico transparente 14; deixe crescer à temperatura ambiente por cerca de 2 horas. Após este tempo, a massa deve dobrar de volume 15.

Coloque-a em uma superfície levemente enfarinhada e abra com um rolo 16 até obter um disco com espessura de cerca de 0,5 cm. Corte com um cortador de biscoitos com diâmetro de 7 cm 17. Repita a operação para toda a massa e depois corte cada disco internamente com um cortador de biscoitos com diâmetro de 3 cm 18 para obter a clássica forma de rosquinha com furo central. Você pode continuar com o restante da massa e amassar as sobras novamente para depois deixá-las descansar por pelo menos 30 minutos à temperatura ambiente antes de abrir e cortar novamente.

Enquanto cria as rosquinhas, coloque-as gradualmente em uma bandeja forrada com papel manteiga 19: certifique-se de colocá-las bem espaçadas umas das outras. Esta operação é necessária porque você precisará deixá-las crescer à temperatura ambiente por mais 1 hora: assim espaçadas, você evitará que grudem umas nas outras. Após o tempo de crescimento, aqueça o óleo e leve-o a uma temperatura de 170°C (sugerimos medir a temperatura correta com um termômetro de cozinha). Mergulhe as rosquinhas 20, no máximo 2 de cada vez para não baixar a temperatura do óleo. Deixe fritar por cerca de 2-3 minutos, virando-as na metade do tempo com um garfo ou escumadeira até que fiquem douradas de ambos os lados 21.

Em seguida, com a ajuda de uma escumadeira, escorra o excesso de óleo das rosquinhas levantando-as levemente da panela e transfira-as para uma bandeja forrada com papel toalha para secar 22. Se preferir, você pode passar as rosquinhas ainda quentes no açúcar granulado 23 até que estejam bem cobertas em toda a superfície. Suas rosquinhas de abóbora e canela estão prontas para serem saboreadas 24!

Conservação

É preferível consumir as rosquinhas de abóbora e canela recém-preparadas, ainda quentes, para aproveitar o seu sabor crocante. No entanto, você pode conservá-las por algumas horas sob uma cúpula de vidro ou fechadas em um recipiente de lata.

Não é recomendado congelar.

Conselho

Se você não é fã de limão, pode substituir a casca por casca de laranja. Seu sabor cítrico é perfeito nesta preparação!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.