Salmão grelhado com salada de cuscuz

/5

APRESENTAÇÃO

O salmão grelhado com salada de cuscuz é um prato completo, um verdadeiro festival de cores e sabores graças a uma mistura inteligente de ingredientes! Um pedaço de delicioso salmão norueguês levemente grelhado, servido com um colorido cuscuz de vegetais aromatizado com canela e gengibre! Se você também é fascinado pelo uso de especiarias na cozinha, não pode deixar de preparar esta receita que se tornará um dos seus pratos favoritos, seja para um almoço rico ou para um jantar saboroso entre amigos!

INGREDIENTES

Filé de salmão 800 g
Cuscuz 200 g - pré-cozido
Cenouras 200 g
Pimentões vermelhos 100 g
Vagens 100 g
Óleo de gergelim 10 g
Sal fino 1 pitada
Pimenta preta 1 pitada
Pistácios torrados 30 g
para o caldo
Cenouras 1
Alhos-porós 1
Gengibre fresco 30 g
Canela em pau 1
Cardamomo quanto baste
Pimenta-do-reino em grãos quanto baste
Sal grosso 5 g
Água 1 ½ l

Preparo

Para preparar o salmão grelhado com salada de cuscuz, comece pelo caldo de legumes que será usado para hidratar o cuscuz pré-cozido: lave os legumes, depois descasque a cenoura 1 e retire as pontas. Em seguida, corte-a em pedaços 2; retire a parte verde e as raízes do alho-poró, depois corte-o ao meio longitudinalmente e retire a primeira camada 3

coloque os legumes cortados em uma panela grande 4, adicione o gengibre fresco descascado 5 e as bagas de cardamomo 6

o pau de canela 7, depois o sal grosso e os grãos de pimenta-do-reino 8. Em seguida, adicione a água 9 e deixe o caldo cozinhar por cerca de 40 minutos em fogo médio.

Enquanto isso, prepare os vegetais para o cuscuz: Lave o pimentão, corte-o ao meio e retire as sementes e a parte verde interna 10; depois corte-o em tiras 11 e pique-o 12.

Retire as pontas e descasque a cenoura, corte-a em tiras, depois corte-a em pequenos cubos 13. Lave e retire as pontas das vagens, depois corte-as em pequenos pedaços 10. Em seguida, em uma frigideira grande, despeje o óleo de gergelim 15

e adicione os legumes cortados em cubos 16; sal e pimenta a gosto 17 e salteie por alguns minutos em fogo médio, mexendo de vez em quando. Eles devem amolecer sem desmanchar. Enquanto isso, coloque o cuscuz pré-cozido em uma tigela pequena e quando o caldo de legumes estiver pronto, coe-o diretamente sobre o cuscuz 18.

Cubra com filme plástico e deixe o cuscuz hidratar por cerca de 2 minutos, apenas o tempo necessário para inchar 19. Em seguida, espalhe-o em uma bandeja para soltar os grãos 20, depois adicione-o à panela com os legumes salteados, com o fogo desligado 21.

Adicione também os pistaches tostados, descascados e grosseiramente picados 22 e reserve. Passe para o salmão: retire as espinhas do filé, se houver 23; depois corte o salmão em filés. Pincele levemente cada filé com óleo 24

em seguida, tempere com pimenta a gosto, e grelhe os filés de salmão norueguês em uma grelha quente 25: cinco minutos de cozimento no total serão suficientes, virando na metade do tempo para cozinhar o outro lado 26. Depois de prontos, sirva o salmão grelhado com a salada de cuscuz de legumes 27.

Conservação

Recomenda-se consumir o salmão grelhado com salada de cuscuz assim que estiver pronto.

O cuscuz pode ser armazenado na geladeira por 1-2 dias em um recipiente hermeticamente fechado.

A congelamento não é recomendada.

Conselho

Para um prato ainda mais aromático, marine o salmão norueguês com óleo, suco de limão e mel antes de grelhá-lo. Ervilhas-tortas, azeitonas taggiasche e croutons de pão podem enriquecer seu cuscuz!

A proporção recomendada entre cuscuz e água (ou caldo) é 1:1, mas pode variar dependendo do tipo de cuscuz utilizado, portanto, recomendamos sempre ler as instruções na embalagem.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.