Salmão no vapor
- Fácil
- 1 h 5 min
- Kcal 748
O filé de salmão em crosta de batatas e abobrinhas é um prato principal leve e saudável de peixe assado no forno. Um filé macio de salmão, cozido suavemente por poucos minutos para deixar a carne macia e suculenta, guarnecido com finas fatias de abobrinha e batata que não só criam um motivo decorativo, mas são também um delicado acompanhamento para esse tipo de peixe. Para servir o filé de salmão, escolhemos também como acompanhamento um buquê de vegetais cozidos no vapor: vagens, abobrinhas e cenouras que são cozidos no vapor para realçar o sabor e manter suas propriedades intactas.
Para preparar o filé de salmão em crosta de batatas, comece verificando se não há espinhas nos filés: passe a palma da mão sobre a superfície de cada filé e, se encontrar espinhas, retire-as com uma pinça de cozinha. Em seguida, retire a pele do filé 1. Lave e pique as folhas de tomilho com as mãos 2, depois regue uma assadeira com azeite de oliva, adicione parte do tomilho 3
e coloque os filés de salmão, polvilhando com o tomilho restante 4; sal e pimenta a gosto, depois cubra com filme plástico e deixe marinar por pelo menos 2 horas na geladeira, virando os filés para o outro lado após uma hora para marinar também a outra parte (se a marinada não parecer suficiente, adicione mais diretamente no salmão). Enquanto isso, prepare a água para cozinhar os vegetais: em uma tigela, adicione a canela, os ramos de tomilho, as bagas de zimbro 6,
a água 7 e a casca de limão 8: deixe em infusão à temperatura ambiente por pelo menos 30 minutos, para aromatizar. Em seguida, lave, apare e corte as abobrinhas, primeiro no sentido da largura para dividi-las ao meio, depois cada metade no sentido do comprimento criando tiras de 2 cm de comprimento 9
Descasque as cenouras baby e elimine a parte verde 10, depois corte em pedaços de cerca de 2 cm de comprimento 11; retire a pele de uma folha de alho-poró para criar tiras longas e muito finas que servirão como decoração 12 (você pode, como alternativa, usar 1 talo de aipo para descascar com um descascador de legumes).
Lave e apare as vagens 13, depois crie 4 buquês, amarrando-os com um fio de alho-poró 14. Agora que os vegetais estão prontos, você pode cozinhá-los no vapor: encha a base de plástico da vaporeira de micro-ondas com a água aromatizada 15, leve a base da vaporeira ao micro-ondas e aqueça por 5 minutos na potência máxima.
Coloque os vegetais sem sobrepor no cesto perfurado da vaporeira; empilhe o cesto sobre a base 16. Feche com a tampa 17 e cozinhe os vegetais no vapor no micro-ondas por 9 minutos na potência máxima. Ao final do cozimento, deixe a vaporeira fechada por mais 3 minutos. Enquanto isso, lave e apare as abobrinhas e depois fatie-as finamente (cerca de 2 mm) com um mandolim 18.
Descasque as batatas 19, depois fatie-as também finamente (cerca de 2 mm) com o mandolim 20 e, à medida que as fatiar, coloque-as em uma tigelinha cheia de água fria, para evitar que escureçam 21.
Neste ponto, coloque os filés de salmão na bandeja apropriada do micro-ondas e regue com um fio de azeite 22. Cozinhe o salmão no micro-ondas com o programa combinado C2 (micro-ondas + grill) por 15 minutos. Em seguida, retire e coloque na superfície dos filés as fatias de batatas e abobrinhas ligeiramente sobrepostas e alternadas 22. Retire a tampa da vaporeira 24
transfira com uma pinça os vegetais para a bandeja com o filé de salmão 25 disponha-os todos ao redor. Pincele a superfície do salmão com um pouco de manteiga derretida e polvilhe tudo com farinha de rosca 26; leve tudo de volta ao micro-ondas e deixe cozinhar no modo grill (G) por mais 10 minutos. Uma vez pronto, retire o filé de salmão em crosta de batatas e abobrinhas do forno e sirva bem quente 27.