Scaccia

/5

APRESENTAÇÃO

Ao retornar de uma viagem pela Sicília oriental, entre as memórias de praias sugestivas, maravilhosas obras arquitetônicas e um mar de tirar o fôlego, não faltarão aquelas relacionadas às delícias degustadas durante o passeio: entre uma massa alla Norma e um arancino, certamente você teve a oportunidade de provar a scaccia. Esta focaccia "anturciniata", ou seja, enrolada, recheada com ingredientes apetitosos, pode ser considerada uma das iguarias do street food siciliano. Uma massa fina e ligeiramente crocante guarda um recheio rico e saboroso que varia de região para região. Aqui oferecemos uma das inúmeras variações com queijo caciocavallo local, molho de tomate, cebolas e uma pitada de salsa que dará um toque aromático e perfumado, mas também recomendamos que experimente a scacciata alla Norma, por exemplo, à base de berinjela. Deixe-se tentar pelos sabores mediterrâneos preparando a scaccia e outras especialidades como pizzolo siciliano!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa
Sêmola 500 g
Água 220 g
Azeite virgem extra 50 g
Fermento biológico fresco 7 g
Sal fino 6 g
para o recheio
Caciocavallo 200 g
Passata de tomate 250 g
Cebolas brancas 60 g
Salsa 1 ramalhete
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para preparar a scaccia, comece pela massa: em uma tigela, coloque o fermento esfarelado 1, adicione a água e mexa para dissolver o fermento, depois adicione o óleo 2 e, por fim, a farinha, incorporando-a aos poucos, misturando com as mãos 3.

Assim que a farinha absorver o líquido, adicione o sal 4. Sove novamente para misturar 5 e depois transfira para uma superfície de trabalho para formar uma massa homogênea 6.

Coloque-a em uma tigela e cubra com filme plástico 7. Deixe descansar por uma hora em temperatura ambiente (no verão, 40 minutos de descanso serão suficientes). Enquanto isso, prepare o recheio: corte o caciocavallo em cubos 8, limpe e fatie finamente a cebola 9.

e por fim, pique a salsa 10. Em uma tigela, despeje o molho de tomate 11 e tempere com óleo, sal 11 e pimenta. Pegue a sua massa 12.

e divida-a em duas partes iguais com uma espátula 13. Pegue uma metade e estenda-a com um rolo em uma superfície levemente enfarinhada 14: você deve obter uma folha fina de 1 mm de espessura e cerca de 40x37 cm. Recheie a folha com metade do molho de tomate 15, tomando cuidado para deixar uma borda ao redor do perímetro;

continue adicionando metade da cebola fatiada 16 e metade da salsa picada 17 e metade do queijo. Neste ponto, dobre a folha levantando as bordas da parte mais curta 18,

dobre novamente no mesmo sentido 19 e depois feche a borda superior sobre a massa 20. Sele as bordas externas dobrando-as para dentro 21.

e depois pressione levemente com os dedos para fixar bem a massa 22. Agora, proceda da mesma forma com a outra metade da massa para preparar a segunda scaccia. Despeje o óleo em uma assadeira 23, coloque as scacce 24.

e regue com o óleo 25. Asse em forno estático pré-aquecido a 220ºC por 25 minutos. Quando estiverem prontas, retire do forno 26 e deixe esfriar levemente antes de saborear sua scaccia 27!

Conservação

A scaccia pode ser armazenada na geladeira por até 3 dias. Não recomendamos congelar.

Conselho

O recheio da scaccia não tem regras: em Ragusa, é muito comum o recheio à base de molho de tomate, manjericão, caciocavallo e pecorino. Em Siracusa, por outro lado, faz-se um recheio com batatas cortadas em fatias finas, salsa abundante e caciocavallo. Esta saborosa massa pode ser enriquecida também com ricota, linguiça ou com vegetais da estação e pode incluir cebolas, acelga, folhas de nabo ou berinjelas.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.