Scampi alla busara

/5

APRESENTAÇÃO

Quem disse que cozinhar peixe é difícil? Em 30 minutos você poderá preparar um segundo prato de peixe, simples mas cheio de sabor: lagostins à busara, um guisado saboroso de lagostins com tomate, alho, pimenta e salsa.
Os lagostins à busara são um prato disputado entre as regiões Veneto e Friuli Venezia Giulia; na realidade, é um prato típico da cidade de Trieste, que provavelmente o herdou das influências dálmatas-istrianas. O significado do termo busara ou buzara ainda não está muito claro: segundo alguns, a busara era uma panela de ferro usada para preparar as refeições a bordo dos barcos de pesca; segundo outros, deriva de "busiara" que no dialeto significa mentira ou engano e se refere ao fato de que a receita prevê que os lagostins sejam "enganados", ou seja, cobertos, escondidos, com o tomate; por fim, outros ainda apontam que busara significa sopa.
Os lagostins à busara são preparados com poucos ingredientes e devem ser comidos absolutamente com as mãos, pelo menos em Friuli Venezia Giulia! Descubra também a receita dos lagostins à busara e como diz a nossa Cristina: "se me vien a mi... te vien anca a ti!"

INGREDIENTES
Lagostins 1 kg
Tomates pelados 300 g
Vinho branco seco 50 ml
Farinha de rosca 20 g
Alho 1 dente
Salsa 2 colheres - para picar
Pimenta fresca 1
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar os lagostins à busara, primeiro lave bem os lagostins em água corrente fria 1. Com uma faca afiada ou uma tesoura, faça um corte vertical nas costas 2 ou no ventre, para facilitar a extração da carne uma vez cozidos. Se preferir, você também pode deixá-los inteiros. Em uma frigideira grande, doure um dente de alho em azeite de oliva extra-virgem 3;

adicione também a pimenta fresca inteira 4. Você pode espetar tanto o alho quanto a pimenta com um palito de dente, para facilitar a remoção ao final do cozimento. Quando o alho estiver dourado, adicione a farinha de rosca 5, que servirá para engrossar a polpa de tomate, e mexa rapidamente para não queimar. Logo depois, adicione os lagostins 6, melhor não sobrepor para uniformizar o cozimento, e

despeje o vinho branco 7. Deixe evaporar por alguns minutos, depois adicione sal e os tomates pelados cortados em pedaços 8, dê uma mexida 9 e

cubra a frigideira com uma tampa 10. Deixe cozinhar assim por cerca de 15 minutos. Enquanto isso, pique finamente a salsa 11 e, ao final do cozimento, polvilhe sobre os lagostins 12.

Antes de servir os lagostins à busara, retire a pimenta e o dente de alho (13-14): seus lagostins à busara estão prontos 15!

Conservação

Você pode conservar os lagostins à busara na geladeira, cobertos com filme plástico, e consumi-los no dia seguinte, no máximo.
Você pode congelar os lagostins crus, somente se frescos, e descongelá-los um dia antes de utilizá-los, na geladeira.

Conselho

Se você odeia alho, retire-o, mas não o substitua por cebola: um verdadeiro triestino nunca faria isso! E de fato ele não estaria totalmente errado: o prato já é doce graças aos lagostins, por que adoçá-lo com cebola? Você pode, no entanto, substituir sem medo de ser julgado por Trieste e arredores a polpa de tomate: por exemplo, com tomates rama (recomendamos fervê-los antes de descascá-los, você vai gastar pouco tempo).

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.