Cacciucco alla livornese

/5

APRESENTAÇÃO

As origens do cacciucco se perdem na noite dos tempos: parece que a típica Sopa de peixe livornesa remonta até mesmo aos Fenícios. É comum chamá-lo também de caciucco, com considerável desaprovação dos livorneses, que defendem que esta palavra deve ser escrita com cinco "c". Na Toscana o cacciucco era inicialmente a refeição dos pobres e o termo assumiu o significado de "mistura". Justamente por este motivo existem diversas variações: de carne, de caça, de peixe, de grão-de-bico. Os ingredientes do tradicional cacciucco alla livornese previam originalmente peixes "de descarte", mas com o tempo a receita evoluiu e hoje em dia pode-se encontrar dentro também crustáceos e variedades mais nobres como por exemplo o tamboril. Sirva o seu cacciucco com fatias de pão torrado e saboreie um dos pratos mais célebres da nossa cozinha popular!

Descubra também estas deliciosas sopas da tradição:

INGREDIENTES

Peixe vermelho 850 g
Tamboril 750 g
Polvo 650 g
Lulas 450 g
Lagostins 400 g
Sépias 300 g
Mexilhões 1 kg
Alho 1 dente
Cebolas douradas 1
Aipo 1 talo
Pimenta fresca 1
Tomates pelados 200 g
Vinho branco 100 ml
Salsa 5 raminhos
Azeite virgem extra 50 ml
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o caldo de peixe
Aipo 1 talo
Cebolas douradas 1
Alho 1 dente
Pimenta-do-reino em grãos 5
Salsa 1 ramalhete
Vinho branco 80 ml
Água 2 l
Peixe vermelho quanto baste - desperdícios
Lagostins quanto baste - desperdícios
Tamboril quanto baste - desperdícios
Para acompanhar
Pão 200 g
Alho 1 dente

Preparação

Para preparar o cacciucco alla livornese comece limpando os peixes e os moluscos que você precisa: mexilhões, polvo, lulas, sépia, tamboril, escorpaena, lagostins 1. Limpe e cozinhe os mexilhões. Após lavá-los em água corrente, remova todos os cracas e com um movimento enérgico retire o bisso que sai das valvas. Depois, ainda sob água corrente fresca, esfregue energicamente os mexilhões utilizando uma esponja de aço ou uma escova rígida 2. Coloque os mexilhões limpos em uma panela, fechando com a tampa 3

e cozinhe em fogo alto por 5 minutos, tempo necessário para que se abram 4. Neste ponto, você pode descascar os moluscos 5, reservando alguns mexilhões inteiros. Passe para o polvo. Limpe-o seguindo o tutorial, depois corte grosseiramente os tentáculos 6.

Para limpar as sépias, você deve separar delicadamente a cabeça e os tentáculos do manto, lavá-los bem e remover a pena de cartilagem e o saco de tinta. Pique os tentáculos 7 e as cabeças 8. Continue com as lulas. Uma vez retirada a cabeça, procure a pena de cartilagem transparente que se encontra no manto e extraia-a delicadamente 9,

depois abra os mantos em forma de livro: remova a camada externa 10, corte-os em tiras 11 e reduza-os a tirinhas 12.

Continue com o tamboril: remova a pele externa 13, divida a carne seguindo a espinha 14, depois filete-a 15, reservando também os restos.

É necessário agora escamar a escorpaena, remover a cauda e cortá-la ao longo do dorso 16, depois elimine as barbatanas 17 e filete-a 18 reservando os restos.

Retire das postas as espinhas, ajudando-se com uma pinça 19. Por fim, limpe os lagostins. Com uma tesoura, remova a cauda 20, as patas 21

e o carapaça 22, deixando a cabeça intacta e reservando todos os restos. Após descascar a cebola, pique-a junto com o salsão, depois esmague o dente de alho 23. Em uma panela em fogo moderado coloque todos os restos: a espinha do tamboril, cauda e barbatanas da escorpaena, cauda, patas e carapaça dos lagostins 24.

Adicione a cebola, o salsão e o alho picados 25, em seguida a pimenta-do-reino em grãos inteiros 26 e por fim deixe evaporar com o vinho branco 27.

Adicione a água e deixe ferver, depois abaixe o fogo e prossiga com o cozimento por 40-50 minutos: se necessário, remova com uma escumadeira a espuma superficial 28. Uma vez pronto, coe e filtre o caldo obtido 29, reservando-o. Prossiga com o cacciucco. Pique finamente a cebola, o alho e a pimenta, depois refogue-os em uma panela grande regada com azeite de oliva 30.

Adicione o polvo picado e cozinhe por 10 minutos 31, em seguida adicione também as lulas e as sépias 32, prosseguindo com o cozimento por mais 5 minutos. Deixe evaporar com o vinho branco 33.

Ajuste o sal e a pimenta 34, depois adicione os tomates pelados previamente amassados 35 e 250 ml do caldo obtido com os restos de peixe 36.

Cubra a panela com uma tampa 37 e deixe cozinhar em fogo baixo por 1 hora e 10 minutos. Quando o peixe estiver quase cozido, adicione delicadamente os filés de tamboril e escorpaena, depois adicione os lagostins 38. Prossiga com o cozimento por 10 minutos adicionando mais 500 ml e mantendo a tampa na panela. Após esse tempo, adicione os mexilhões descascados e os inteiros 39 e cozinhe por mais 10 minutos).

Enquanto isso, fatie o pão 40 e toste-o por alguns minutos no forno em modo grill, por 5 minutos. Quando estiver pronto, esfregue em cada fatia um dente de alho 42, por fim adicione a salsa picada ao cacciucco. O cacciucco alla livornese está pronto 43, para servir quente junto com o pão torrado.

Conservação

O cacciucco alla livornese deve ser consumido imediatamente, não é aconselhável congelar.

Conselho

Para os entusiastas da tradição: você tem uma panela de barro? Se sim, é hora de tirá-la e cozinhar o cacciucco. Se por acaso tiver também uma garrafa de Chianti, não hesite em abri-la!

Curiosidade

O cacciucco de peixe alla livornese está ligado a uma lenda livornesa: um pescador da região, que tinha saído para pescar com seu barco, foi repentinamente pego por uma tempestade e se afogou. Tendo deixado a esposa e os filhos na miséria, pela fome, as crianças foram ao porto e pediram aos pescadores por peixe para se alimentarem. Cada pescador ofereceu um tipo de peixe para as crianças: um deu um polvo, outro uma cigala, outro uma sépia. Voltando para casa, a mãe preparou uma sopa com esses peixes e depois a despejou em uma sopeira onde tinha previamente colocado fatias de pão. O suave aroma da sopa improvisada despertou a curiosidade dos vizinhos que rapidamente perguntaram à mulher de onde vinha. Assim nasceu o cacciucco.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.