Schiacciatina com tomates e ricota

/5

APRESENTAÇÃO

Crocante e saborosa, a nossa schiacciatina com tomates e ricota é perfeita para um lanche salgado ou para um petisco quebra-fome. Os sabores são aqueles que mais amamos, uma combinação de ingredientes mediterrâneos típicos da nossa terra. A cada mordida você saboreará o gosto dos vegetais e o aroma da casca de limão que dá aquele toque irresistível de frescor a mais, perfeito com o aroma de alecrim da massa. Prepare também você essa schiacciatina com tomates e ricota em sua casa, assando-a em contato direto com a base do forno ficará muito crocante; tão boa que pode fazer concorrência com a sua padaria de confiança! Corte-a em tirinhas, triângulos ou quadrados e sirva-a para um aperitivo ou um happy hour na companhia dos seus amigos, bater um papo enquanto saboreia a nossa schiacciatina com tomates e ricota será ainda mais agradável!

INGREDIENTES

Farinha Manitoba 500 g
Água 320 g
Fermento biológico seco 2 g
Sal fino 10 g
Alecrim 1 raminho
para temperar
Ricota de vaca 300 g
Casca de limão 1
Pimenta preta quanto baste
Sal fino quanto baste
Tomates Piccadilly 120 g
Tomates datterini 120 g
Alecrim quanto baste
Abobrinhas 100 g
Azeite virgem extra 10 g

Preparação

Para preparar a schiacciatina com tomates e ricota, comece a preparar a massa. Na tigela de uma batedeira com gancho, coloque a farinha e o fermento seco 1, depois ligue a máquina adicionando a água em temperatura ambiente aos poucos, reservando cerca de 100 g 2. Uma vez que a massa estiver bastante uniforme, adicione o sal 3

e a água que você reservou 4, que ajudará a dissolvê-lo perfeitamente. Continue trabalhando tudo até obter uma massa lisa e elástica 5. Em seguida, adicione as folhas de alecrim 6

e trabalhe por mais 1-2 minutos até que a massa esteja bem ligada 7. Transfira-a para uma superfície de trabalho 8, trabalhe-a com as mãos por mais alguns minutos 9

e dê à massa uma forma esférica 10. Em seguida, coloque-a em uma tigela bem grande e cubra com plástico filme 11 e deixe crescer por cerca de 2 horas e 30 minutos no forno desligado, apenas com a luz acesa. Após cerca de 2 horas, comece a preparar os ingredientes para o recheio. Primeiro, transfira a ricota para uma tigela e trabalhe-a com uma espátula para amolecê-la 12.

Adicione a casca de limão ralada 13, salgue 14, apimente 15 e misture tudo.

Reserve a ricota e comece a fatiar as abobrinhas, dando-lhes uma espessura de 3-4 mm 16. Em seguida, transfira-as para uma tigela, salgue, apimente, adicione um fio de azeite 17 e misture tudo.

Corte também ambos os tipos de tomates em fatias 19 e reserve. Quando a massa tiver dobrado de volume 20, transfira-a para uma superfície levemente enfarinhada, ajudando-se com uma espátula 21.

Divida a massa em 6 porções de cerca de 140 g 22; pegue duas e coloque as outras na geladeira, cobertas com um pano úmido, depois, sempre em uma superfície levemente enfarinhada, comece a achatar uma com as mãos 23, então, estenda-a usando um rolo até obter uma folha de cerca de 26x11 cm e 4 mm de espessura 24.

Usando as mãos ou um pincel, unte a assadeira onde você vai assar suas schiacciatinas 25; estenda também a outra e coloque ambas na assadeira 26, depois, usando um pincel, unte a superfície das schiacciatinas 27 e salgue levemente.

Com a ajuda de uma colher, transfira para cada schiacciatina um pouco de ricota 28 e nivele-a cobrindo quase toda a superfície, mas deixando cerca de 1 cm livre de cada borda 29. Coloque sobre a ricota ambos os tipos de tomates 30

e as abobrinhas em rodelas. Salgue, apimente e unte os vegetais sempre com o pincel embebido em azeite 31. Adicione mais um pouco de alecrim sobre a superfície 32 e asse em forno estático pré-aquecido a 220°, tendo o cuidado de assar as schiacciatinas em contato com o fundo do forno por 25 minutos mais 5 minutos na parte central. Uma vez que estiverem bem douradas, retire-as do forno 33 e proceda da mesma forma primeiro para os outros dois pedaços de massa, depois para os últimos dois que você terá mantido na geladeira. Saboreie-as quentes ou mornas, estarão sempre deliciosas!

Conservação

As schiacciatinas com ricota e tomate podem ser conservadas por 1-2 dias no máximo na geladeira e bem cobertas; basta aquecê-las na hora de servir.

Uma vez assadas, podem ser congeladas; na hora de servir, não será necessário descongelá-las, bastando aquecê-las diretamente no forno. 

Conselho

No lugar da ricota, você pode usar queijo derretido, como a scamorza defumada ou doce. Você pode perfumar com orégano no lugar do alecrim.

Se quiser, você pode preparar a massa na noite anterior e deixar crescer na geladeira por 8-10 horas. Depois, deixe a massa por 2 horas à temperatura ambiente para ativá-la antes de prosseguir com o restante da preparação.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.