Sorvete de uva Isabel na casquinha

/5

APRESENTAÇÃO

O sorvete de uva Isabel na casquinha é uma sobremesa refrescante para preparar entre o final de setembro e o início de outubro, quando a uva Isabel está no mercado. O sabor doce da uva Isabel a torna uma fruta ideal para a preparação do sorvete. Para tornar esta sobremesa ainda mais convidativa, fizemos crocantes casquinhas, um invólucro delicioso perfeito para servir as bolas de sorvete de uva Isabel.

INGREDIENTES

Ingredientes para o sorvete
Suco de limão ½
Creme de leite fresco líquido 200 ml
Uvas morango 500 g
Açúcar 165 g
para 8 casquinhas
Manteiga 40 g
Claras 1
Sal fino quanto baste
Farinha tipo 00 40 g
Açúcar 40 g

Preparação

Para preparar o sorvete de uva Isabel na casquinha, comece pela preparação do sorvete: pegue a uva Isabel, lave-a, escorra e remova todos os bagos, que você colocará inteiros (incluindo cascas e sementes) dentro de um liquidificador; ligue o aparelho até obter um purê homogêneo 1. Agora separe a polpa das sementes e das cascas, passando-a por uma peneira colocada dentro de uma tigela 2. Esprema meio limão 3

e adicione o suco obtido à polpa de uva 4, em seguida misture bem com uma colher, cubra com filme plástico 5 e coloque tudo no freezer para esfriar (deve ficar bem frio, mas não duro). Enquanto isso, coloque o creme de leite e o açúcar para cozinhar em uma panela em fogo baixo, até que o açúcar esteja completamente dissolvido 6 e tenha atingido 83° de temperatura (você pode verificar com um termômetro para alimentos).

Quando a mistura atingir a temperatura indicada, resfrie rapidamente em um resfriador ou transfira para uma jarra 7 e coloque-a em uma tigela cheia de gelo para esfriá-la rapidamente, depois cubra com filme plástico e coloque a jarra no freezer: a mistura deve ficar bem fria. Quando tanto a uva quanto a mistura com o creme de leite estiverem suficientemente frias, misture-as usando um batedor 8, em seguida transfira tudo para uma sorveteira 9 (a tigela da sorveteira deve estar bem fria, recomendamos colocá-la no freezer pelo menos na noite anterior).

Deixe bater por cerca de 30-35 minutos, ou até que a mistura tenha atingido a cremosidade adequada 10. Neste ponto, ocupe-se da preparação das casquinhas: bata uma clara em neve com uma pitada de sal e reserve 11. Derreta 40 g de manteiga em fogo baixo, que depois você despejará em uma tigela 12.

Adicione o açúcar à manteiga 13 e misture com um batedor para integrar os ingredientes, você deve obter uma mistura homogênea e sem grumos. Continuando a misturar, incorpore a clara em neve 14 e a farinha peneirada 15: você deve obter uma mistura homogênea e sem grumos.

Disponha sobre uma assadeira quatro quadrados de papel manteiga de cerca de 17 cm, em cada um dos quais você despejará uma colher de massa que será espalhada, com as costas da colher, até formar um disco com diâmetro de cerca de 12 cm, bem fino 16. Asse as casquinhas em forno estático, pré-aquecido a 180°, por 5-10 minutos 17 (você deve retirá-las quando perceber que as bordas começam a ficar coloridas). Para dar às casquinhas a forma típica de "tigelinha", é necessário trabalhar com cuidado: é uma etapa bastante delicada, pois as casquinhas são finas e se quebram facilmente; é fundamental que sejam trabalhadas enquanto ainda estão quentes e maleáveis. Pegue um disco com seu papel manteiga e coloque dentro de uma tigelinha (do tipo usado para servir salada de frutas), então modele rapidamente com as mãos 18 até obter a forma desejada e deixe esfriar. Neste ponto, você pode retirar delicadamente a casquinha de seu papel manteiga e reservar. Siga o mesmo procedimento para os outros discos. Se desejar, você pode dar formas diferentes às suas casquinhas usando, por exemplo, uma tigelinha invertida para obter uma casquinha mais baixa e larga, ou ainda um copo invertido para obter uma forma mais estreita e alongada. Depois de retirar o sorvete da sorveteira, recomendamos mantê-lo no freezer por pelo menos 4 horas, melhor se a noite toda, então, ao servir, coloque uma bola de sorvete de uva Isabel em cada casquinha e, se desejar, decore com uma pitada de chantilly.

Conservação

O sorvete de uva Isabel pode ser conservado no freezer, fechado em um recipiente hermético, por 4-5 dias.
As casquinhas podem ser conservadas por no máximo 2 dias, fechadas em um recipiente de alumínio.

Conselho

Se você não tem uma sorveteira, coloque a mistura em uma tigela coberta com filme plástico e coloque no freezer, lembrando-se de quebrá-la com os dentes de um garfo a cada meia hora, até obter a cremosidade e a consistência adequadas para seu sorvete. Serão necessárias cerca de 3 horas. Usando a sorveteira, durante o processo de batimento a mistura de uva Isabel incorpora muito ar: isso permite obter a consistência ideal do sorvete. Se, no entanto, você não usar a sorveteira, o sorvete obtido será menos denso e cremoso.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.