Spaghetti ao pesto com anchovas e pimentões

/5

APRESENTAÇÃO

A cada estação as hortas mudam de cenário, oferecendo cores, aromas e sabores sempre diferentes. Setembro traz consigo alguns ingredientes de outono, mas ainda nos convida a saborear alguns produtos tipicamente de verão, como o manjericão e os pimentões! Para usá-los da melhor maneira, convidamos você a mergulhá-los em um delicioso prato principal: os spaghetti ao pesto com anchovas e pimentões! Um prato principal que revisita o pesto alla genovese e a massa com pimentões, combinando-os juntos... ou melhor, reinventando-os! Com a adição dos filés de anchovas em conserva, esses spaghetti se tornam um prato que fala por si: o sabor intenso é o protagonista! Então, se você é um irreparável defensor de um jantar casual com amigos, não tenha dúvidas: esses spaghetti ao pesto com anchovas e pimentões serão tão apreciados que voltarão a fazer-lhe companhia muito em breve e, nesse momento, você poderá sugerir outros pratos tentadores como a massa com pesto e atum fresco, uma versão refrescante!

INGREDIENTES

Espaguete alla Chitarra com ovo 320 g
anchovas em óleo 40 g - escorridas
Azeite virgem extra 25 g
Pimentões vermelhos 125 g - (já limpos)
Pimentão amarelo 125 g - (já limpos)
Amêndoas em lâminas 15 g
Alho ½ dente
para o pesto
Alho - meio dente
Manjericão 25 g
Parmigiano Reggiano DOP 35 g - ralado
Queijo pecorino 15 g - ralado
Sal grosso 1 pitada
Azeite virgem extra 50 g
Pinhões 4 g
Amêndoas 4 g

Preparação

Para preparar os spaghetti ao pesto com anchovas e pimentões, comece pelo preparo do pesto. Destaque todas as folhas de manjericão e lave-as delicadamente, colocando-as em um recipiente cheio de água fria 1, depois escorra em uma peneira e coloque-as em um pano de prato limpo, secando-as também delicadamente 2 dessa forma você as secará sem danificá-las. Em um processador, adicione as folhas de manjericão, os pinhões, as amêndoas em lâminas, o dente de alho já descascado e o azeite de oliva extravirgem 3.

Em seguida, adicione também o parmesão e o pecorino romano ralados 4, e comece a bater. Para obter um verde brilhante, bata em alta velocidade, mas de forma intermitente, até atingir a consistência desejada: homogênea e não muito densa 5. Por fim, coloque o pesto em um recipiente, cubra com filme plástico e deixe na geladeira 6.

Depois de lavar os pimentões, retire as duas extremidades 7, depois corte-os ao meio e elimine as sementes internas, o caule central e os filamentos brancos 8, em seguida, corte em tiras muito finas, dessa forma os pimentões cozinharão rapidamente 9.

Em uma panela, deixe dourar um dente de alho junto com o azeite e adicione os filés de anchovas 10, use uma espátula para mexer, dessa forma os filés vão derreter devido à alta temperatura 11. Assim que os filés estiverem completamente dissolvidos, retire o dente de alho 12

e adicione os pimentões cortados em tiras 13, deixe-os dourar por um instante e depois cubra com uma tampa, cozinhando em fogo baixo por 15-20 minutos; adicione algumas colheres de água se necessário 14. Em uma pequena frigideira antiaderente, e sem qualquer tempero, adicione as amêndoas em lâminas 15

e deixe-as tostar em fogo alto, mexendo continuamente, dessa forma você evitará que queimem e fiquem amargas 16. Cozinhe a massa em água fervente e salgada 17 e quando faltarem 2-3 minutos para o término do cozimento, escorra diretamente na panela com o molho 18.

Adicione um pouco da água da massa para continuar cozinhando os spaghetti 19 e assim que estiverem no ponto certo de cozimento, desligue o fogo e adicione o pesto 20, por fim, misture bem tudo 21.

Emprate seus spaghetti e decore com filés de anchovas enrolados como pequenas rosas e as lâminas de amêndoas tostadas 22, finalize com manjericão 23 e seus spaghetti ao pesto com anchovas e pimentões estão prontos: saboreie imediatamente 24!

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente os spaghetti ao pesto com anchovas e pimentões, mas se desejar, guarde-os na geladeira, cobertos com filme plástico, por no máximo um dia. Você pode preparar o molho com pimentões no dia anterior, cobri-lo com filme plástico e armazená-lo na geladeira. O pesto também pode ser preparado com antecedência, até 2-3 dias antes, adicione bastante azeite na superfície para conservá-lo.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.