Spaghetti berinjela, pecorino e mexilhões

/5

APRESENTAÇÃO

Dizem que queijo nunca deve ser combinado com peixe, mas isso não é sempre verdade... na verdade, em alguns casos ele se casa perfeitamente, como nos espaguetes com berinjela, pecorino e mexilhões! Mexilhões e pecorino, de fato, é uma combinação frequentemente encontrada especialmente na culinária da Puglia: nesta receita, porém, adiciona-se também um delicioso creme de berinjela temperado com o líquido de cozimento dos moluscos, que envolve os espaguetes com sua consistência lisa e aveludada. Um saboroso prato principal de terra e mar criado pelo chef Alberto Marcolongo do renomado restaurante Benoit em Nova York, do grupo Alain Ducasse, que combina ingredientes simples e genuínos de maneira saborosa e inovadora, com um toque a mais de originalidade! Experimente você também os espaguetes com berinjela, pecorino e mexilhões e deixe-se surpreender garfada após garfada.

Descubra também estas variações:

 

INGREDIENTES

Espaguete 320 g
Mexilhões 500 g
Berinjelas ovais negras 1
Berinjelas 1 - zebrina
Berinjelas 1 - japonês
Chalota 100 g
Alho 2 dentes
Queijo pecorino 80 g - (para ralar)
Vinho branco seco 60 g
Salsa quanto baste - os talos
Manjerona quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para fritar
Óleo de amendoim quanto baste

Preparo

Para preparar os espaguetes com berinjela, pecorino e mexilhões, comece com a berinjela japonesa: corte as pontas 1 e fatie em rodelas finas 2. Transfira as fatias de berinjela para um escorredor, adicione sal 3 e deixe escorrer por pelo menos uma hora.

Agora pegue a berinjela roxa e a berinjela zebrina, corte-as ao meio 4 e faça cortes na polpa em forma de xadrez 5. Coloque-as em uma assadeira com a parte cortada voltada para cima e tempere com sal e pimenta 6.

Adicione um dente de alho fatiado 7, regue com óleo 8 e asse em forno estático pré-aquecido a 190° por cerca de 25 minutos 9.

Enquanto isso, limpe os mexilhões removendo o bisso e as impurezas 10. Descasque e fatie a chalota 11 e o outro dente de alho 12.

Coloque a chalota e o alho em uma frigideira com um fio de óleo 13, adicione os talos de salsa 14 e deixe apurar, depois adicione os mexilhões 15.

Cubra com a tampa por 30 segundos 16, depois adicione vinho branco 17 e espere que se abram 18.

Retire os mexilhões e retire as conchas 19. Elimine os talos de salsa 20 e reserve o líquido de cozimento. Neste ponto, as berinjelas estarão cozidas, então retire do forno e elimine o alho 21.

Transfira as berinjelas para um copo medidor 22, depois adicione o líquido de cozimento dos mexilhões 23 junto com o alho e a chalota 24.

Bata com um mixer de imersão enquanto adiciona o óleo em fio 25 até obter um creme liso e homogêneo. Coloque o creme de volta na frigideira 26 e, enquanto isso, leve uma panela com água salgada para ferver. Após o tempo de escorregamento da berinjela japonesa, enxague rapidamente e frite em óleo de semente a 140° 27.

Quando estiverem douradas, escorra 28 e transfira para papel absorvente, depois adicione sal 29. Cozinhe os espaguetes por alguns minutos a menos do que o tempo indicado na embalagem 30.

Escorra a massa e termine de cozinhá-la na frigideira com o creme de berinjela 31. Com o fogo desligado, adicione os mexilhões 32 e o pecorino ralado 33. Misture bem para incorporar tudo e sirva.

Complete o prato com as berinjelas fritas 34 e algumas folhas de manjerona 35. Seus espaguetes com berinjela, pecorino e mexilhões estão prontos para serem servidos 36!

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente os espaguetes com berinjela, pecorino e mexilhões.

Conselho

Se você não encontrar a berinjela japonesa, pode usar uma berinjela perlina.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.