Tagliatelle ao negro de sépia com pecorino, mexilhões e bacon

/5

APRESENTAÇÃO

As tagliatelle ao negro de sépia com pecorino, mexilhões e bacon são um prato principal saboroso e refinado, onde os sabores do mar encontram os da terra. A Massa fresca de ovo (massa e formatos) ao negro de sépia feita em casa irá conquistá-lo não só pela sua cor intensa, mas também pela sua característica nota marinha, que se casa perfeitamente com os mexilhões. A verdadeira surpresa desta receita, no entanto, é a pasta de bacon perfumada com laranja com que as tagliatelle são misturadas: uma ideia original e saborosa que torna o prato deliciosamente cremoso, graças também à adição de um aveludado molho de pecorino. Se você está esperando convidados especiais, este é o prato certo para impressionar: as tagliatelle ao negro de sépia com pecorino, mexilhões e bacon vão conquistá-los na primeira mordida!

Se você está procurando outras receitas de pratos principais com o negro de sépia, experimente também:

INGREDIENTES

Para a massa fresca ao negro de sépia
Farinha tipo 00 250 g
Sêmola de trigo duro remacinada 250 g
Ovos 5
Tinta de lula 20 g
Para os mexilhões
Mexilhões 1 kg
Vinho branco seco 100 g
Azeite virgem extra quanto baste
Para o molho de pecorino
Creme de leite fresco líquido 200 g
Queijo pecorino romano 125 g - (para ralar)
Para a pasta de bacon
Lardo di Colonnata 150 g - em fatias
Casca de laranja 1 - orgânica

Preparação

Para preparar as tagliatelle ao negro de sépia com pecorino, mexilhões e bacon, comece pela massa fresca: quebre os ovos em uma tigela e adicione o negro de sépia 1, depois bata com um garfo para misturar 2. Despeje essa mistura em uma tigela onde você já misturou a farinha de trigo tipo 00 e a sêmola de trigo duro 3.

Incorpore a mistura ao negro de sépia, trabalhando primeiro com um garfo e depois com as mãos 4 até obter uma massa lisa e homogênea 5. Envolva em filme plástico 6 e deixe descansar por 30 minutos à temperatura ambiente.

Depois do tempo de descanso, divida a massa em duas partes para poder trabalhá-la mais facilmente 7. Com a ajuda de um rolo ou de uma máquina de macarrão, estenda a massa até uma espessura de cerca de 1 mm, depois corte folhas de cerca de 20 cm de comprimento 8 e polvilhe com sêmola 9.

Enrole as folhas pelo lado curto 10 e corte os rolinhos em tiras com cerca de 7 mm de largura 11. Desenrole as tagliatelle ao negro de sépia 12.

Coloque-as em uma assadeira polvilhada com sêmola 13 e leve à geladeira até o momento de usar. Passe para a pasta de bacon: coloque as fatias de bacon em um processador 14 e bata na velocidade máxima por 30 segundos. Em seguida, adicione a casca de laranja ralada 15.

Bata novamente por um minuto até obter uma mistura homogênea 16. Transfira tudo para uma tigela, cubra com filme plástico em contato e reserve à temperatura ambiente. Agora, dedique-se à Como limpar e abrir mexilhões: raspe a casca com o dorso de uma faca ou com uma esponja de aço para remover todas as impurezas externas. Puxe o filamento de cada mexilhão 17 e depois enxágue bem em água corrente. Aqueça uma quantidade generosa de azeite em uma panela, depois adicione os mexilhões 18.

Refogue com vinho branco 19 e deixe evaporar toda a parte alcoólica. Cubra a panela com uma tampa 20 e cozinhe por cerca de 3 minutos, agitando a panela de vez em quando. Quando os mexilhões abrirem, escorra-os 21.

Descarte as conchas 22 e coloque os mexilhões em uma tigela. Coe o líquido de cozimento dos mexilhões 23 e reserve 24.

Por último, prepare o creme de pecorino: despeje o creme de leite em uma panela pequena 25 e leve quase à fervura, em seguida, retire a panela do fogo e adicione o pecorino romano ralado 26. Misture vigorosamente com um batedor até que esteja completamente derretido. Passe o creme por uma peneira para torná-lo mais liso e homogêneo 27.

Agora, despeje em uma frigideira grande uma concha do líquido de cozimento dos mexilhões 28, em seguida, adicione uma colher de pasta de bacon 29. Deixe o bacon derreter em fogo baixo, depois adicione os mexilhões 30 e cozinhe por alguns minutos.

Enquanto isso, cozinhe as tagliatelle em bastante água fervente ligeiramente salgada por cerca de 2 minutos 31. Escorra e transfira as tagliatelle para a frigideira com o molho 32. Misture tudo para combinar, em seguida, desligue o fogo e acrescente mais uma colher de pasta de bacon 33.

Se necessário, você pode ajustar a cremosidade adicionando um pouco mais da água de cozimento dos mexilhões 34, depois misture bem 35. Emprate as tagliatelle ao negro de sépia 36.

Adicione os mexilhões sem concha 37 e finalize com o creme de pecorino 38. As tagliatelle ao negro de sépia com pecorino, mexilhões e bacon estão prontas para serem servidas 39!

Conservação

É aconselhável consumir as tagliatelle ao negro de sépia com pecorino, mexilhões e bacon imediatamente após o preparo, mas é possível conservar os ingredientes separadamente.

A pasta de bacon pode ser conservada na geladeira por uma semana, em um recipiente hermético.

O molho de pecorino pode ser conservado na geladeira por 3 dias, em um recipiente hermético.

As tagliatelle ao negro de sépia podem ser conservadas em uma assadeira enfarinhada na geladeira, cobertas com filme plástico, por um dia.

Conselho

Se preferir, pode substituir os mexilhões por outros frutos do mar, como vôngoles ou camarões.

Para um sabor mais suave, substitua o pecorino por Parmigiano Reggiano DOP.

Se você gosta de pratos picantes, pode adicionar pimenta vermelha fresca durante o cozimento dos mexilhões.

Salgue moderadamente a água da massa, pois os elementos da receita já são bastante salgados.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.