Strangolapreti alla trentina

- Energía Kcal 738
- Carboidratos g 63.4
- dos quais açúcares g 8.1
- Proteína g 27.8
- Gorduras g 41.5
- das quais gorduras saturadas g 18.83
- Fibra g 5.2
- Colesterol mg 190
- Sódio mg 922
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 30 min
- Tempo de cozimento: 15 min
- Porção: 4 Pessoas
- Custo: Baixo
APRESENTAÇÃO
Os strangolapreti à moda trentina são uma receita realmente antiga, trata-se de gnocchi realmente especiais à base de pão amanhecido e espinafre. O chef Alessandro Gilmozzi nos mostrará como dar forma a esses cones macios, perfeitos para servir como prato principal. A receita histórica previa muito mais pão e menos espinafre. Depois evoluiu tanto que surgiram variantes e pequenos segredos que cada família e cada restaurador guarda para a realização dos strangolapreti, como descobrirão na receita do chef. Graças à riqueza das plantas e ervas do Trentino, uma vez (mas muitas vezes ainda hoje) o espinafre era substituído por urtigas, beldroegas ou apenas por ervas e acelga. Uma base menor de espinafre poderia ser aromatizada com ervas como estragão, manjerona e orégano. Os strangolapreti são temperados com manteiga e sálvia, exatamente como propõe Alessandro Gilmozzi, mas você também pode adicionar speck ou pancetta.
Para se imergir totalmente na mágica atmosfera trentina, descubra também canederli e spatzle, outros dois típicos pratos principais! Mas não perca também outros gnocchi saborosos como os gnudi toscanos, ou a variante dos gnudi de cavolo nero!
INGREDIENTES
- Ingredientes para cerca de 20 strangolapreti
- Espinafre 650 g
- Pão 80 g - (envelhecido ou seco)
- Leite inteiro 400 g
- Azeite virgem extra 40 g
- Ovos 2 - (médios)
- Farinha tipo 00 160 g
- Farinha de rosca 40 g
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
- Noz-moscada quanto baste
- para temperar
- Manteiga 80 g
- Sálvia quanto baste
- Trentingrana 100 g
Preparo

Para preparar os strangolapreti à moda trentina, a primeira coisa a fazer é cozinhar o espinafre. Você precisará de 650 g de espinafre fresco para obter 300 g cozidos e bem escorridos. Se usar espinafre fresco, pode escaldá-los em água levemente salgada por alguns minutos. Se usar os de pacote, pode cozinhá-los no vapor. Limpe os pães da crosta externa (você pode usá-la como indicado na dica no final da receita!) e corte o miolo que será usado para os strangolapreti: você deverá obter cubos de 1 cm. Transfira-os para dentro de uma tigela 1, adicione cerca de metade da quantidade de leite 2 e o azeite 3.

Misture levemente 4 e reserve. Despeje os espinafres escorridos dentro de um recipiente estreito e alto 5, adicione o leite restante 6.

Adicione também os ovos 7 e ajuste o sal 8 e a pimenta. Adicione também a noz-moscada 9

e triture tudo com um mixer de mão 10 até obter um creme liso 11. Em seguida, despeje o creme de espinafre dentro da tigela com o pão 12

e misture com uma colher de pau 13. Adicione a farinha 14 e a farinha de rosca 15.

Misture novamente com a colher 16, depois termine a massa trabalhando-a brevemente com as mãos para sentir a consistência 17. Deixe descansar por alguns minutos. Umedeça duas colheres 18

e pegue uma porção da massa, cerca de meia colher 19. Transfira o primeiro montinho para um pano de prato bem enfarinhado 20 e continue assim para todos os outros 21. Serão formadas quenelles.

Polvilhe levemente com farinha os montinhos e trabalhe um a um com as mãos 22, para arredondá-los levemente como se fossem canederli, mas pressionando levemente para criar uma forma cônica 23. De vez em quando, enfarinhe bem as mãos, assim será mais fácil trabalhar a mistura e ela se manterá melhor na cocção. Se preferir, pode fazer a forma clássica de quenelle, trabalhando a mistura apenas com as duas colheres umedecidas 24. Depois você deverá polvilhar levemente com a farinha.

Coloque no fogo duas panelas com água, que serão usadas para cozinhar os gnocchi. Salgue a água e assim que começar a ferver, mergulhe alguns gnocchi de cada vez 25. Como a cocção é delicada, para cozinhá-los todos juntos serão necessárias pelo menos duas panelas. Se reduzir as quantidades ou puder cozinhá-los um pouco de cada vez, pode usar apenas uma. Enquanto isso, prepare também o molho. Em uma panela, adicione manteiga e sálvia 26, deixe a manteiga derreter e aromatizar as folhas 27.

Assim que os gnocchi subirem à superfície, espere 2-3 minutos e escorra-os 28. No total, levará cerca de 8 minutos. Escorra-os e reserve-os em uma tigela. Enquanto isso, cozinhe os outros. Em seguida, transfira os gnocchi para um prato 29, decore com bastante Trentingrana ralado 30

adicione bastante manteiga derretida 31 e decore com as folhas de sálvia 32. Sirva os gnocchi à moda trentina ainda quentes 33!