Suflê de baunilha

/5

APRESENTAÇÃO

Espumoso, macio e delicado… o suflê é uma preparação à primeira vista muito simples, mas que esconde algumas armadilhas, e que satisfação trazê-lo à mesa e surpreender os convidados com uma sobremesa tão refinada! Depois de propormos o souflê de chocolate, de amarena e de banana, certamente não poderia faltar o mais clássico de todos: o suflê de baunilha. Uma nuvem de doçura com um aroma inconfundível que envolverá todos os seus sentidos assim que você afundar a colher. Para saborear rigorosamente quente, o suflê de baunilha será perfeito também para concluir um jantar romântico... não por acaso a baunilha é considerada um excelente afrodisíaco natural!

INGREDIENTES

Ingredientes (para 6 forminhas com diâmetro de 7,5 cm na base, 9 cm na parte superior e 6,5 cm de altura)
Leite inteiro 300 g
Ovos 220 g - (cerca de 4 médias)
Açúcar de confeiteiro 80 g
Amido de milho (maizena) 60 g
Fava de baunilha 1
Sal fino 1 pitada
Para as forminhas
Manteiga quanto baste
Açúcar quanto baste

Preparo

Para preparar o suflê de baunilha, primeiro corte a fava de baunilha no sentido do comprimento, raspe as sementes com a lâmina de uma faca pequena 1 e reserve. Despeje o leite em uma jarra, adicione a fava de baunilha 2, cubra com filme plástico e deixe em infusão na geladeira por pelo menos 4 horas, de preferência durante a noite 3.

Após esse tempo, despeje o leite com a fava de baunilha em uma panela e leve para ferver 4. Enquanto isso, coloque o açúcar de confeiteiro e o amido de milho em uma tigela 5, adicione uma pitada de sal e as sementes da fava de baunilha 6 e misture bem.

Quando o leite começar a ferver, retire a panela do fogo e elimine a fava de baunilha 7, depois despeje os ingredientes secos na panela 8, mexendo com um batedor de arame para evitar a formação de grumos 9.

Agora, separe as gemas das claras dos ovos. Ainda com o fogo desligado, adicione as gemas na panela 10 e misture novamente com o batedor 11, depois despeje o composto obtido em uma tigela. Bata as claras em neve em uma tigela separada, mas sem bater até ficarem muito firmes 12.

A consistência deve ser assim 13, caso contrário o suflê terá dificuldade de crescer. Incorpore as claras ao composto de gemas aos poucos 14, mexendo com uma espátula de baixo para cima para não desmontá-las 15.

Agora, unte com manteiga 6 forminhas com diâmetro de 7,5 cm na base, 9 cm na parte superior e 6,5 cm de altura, depois polvilhe com açúcar granulado a base, os lados e a borda 16. Despeje o composto nas forminhas até chegar à borda 17 e asse por 30 minutos em forno estático pré-aquecido a 180°C. Uma vez assados 18, sirva imediatamente os seus suflês de baunilha!

Conservação

O composto não pode ser preparado com antecedência.

Recomenda-se consumir imediatamente os suflês de baunilha, pois eles tendem a murchar após o cozimento.

Não se recomenda a congelação.

Conselho

Deixando a fava de baunilha em infusão no leite durante a noite, você obterá um aroma mais intenso que ajudará a cobrir o cheiro dos ovos. Lembre-se de nunca abrir o forno durante o cozimento, pois a variação de temperatura fará o suflê murchar!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.