Tagliatelle com alcachofras e fasolari

/5

APRESENTAÇÃO

Os fasolari são moluscos valiosos com um sabor delicado. Podem ser preparados com um molho simples para enriquecer os linguine, mas hoje propomos uma versão intrigante e original para utilizá-los: tagliatelle com alcachofras e fasolari. Este prato principal com sabor de mar é muito delicado: à carne dos fasolari é combinado o sabor amargo e decidido da alcachofra. Uma combinação incomum de alcachofras com fasolari, mas com um resultado excelente! O molho de alcachofras e fasolari é ainda enriquecido com um toque de pimenta e aromatizado com tomilho. Se você convidar amigos para jantar, o sucesso com este prato principal é garantido!

INGREDIENTES
Tagliatelle de ovo 250 g
Alcachofras 500 g
Cebolas brancas 80 g - de Chioggia
Berbigões 1 kg - (não descascados)
Limões ½
Azeite virgem extra 50 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Tomilho 3 g
Pimenta fresca 1

Preparo

Para preparar as tagliatelle com alcachofras e fasolari, comece pegando os moluscos crus. Segure a concha na mão, segurando a parte curta na palma da mão e corte os músculos laterais internos. Insira a lâmina entre as duas válvulas, empurre a ponta da faca até o fundo da concha e deslize-a lateralmente com uma leve pressão para cima para abrir o fasolaro 1. Execute esta operação com cuidado para coletar o líquido interno em uma tigelinha 2. Coloque o fasolaro em uma tábua de corte e bata-o delicadamente com um martelo de carne 3.

 

Pique os moluscos grosseiramente 4 e coe com uma peneira de malha fina os líquidos coletados da abertura dos fasolari 5. Mantenha os moluscos e o líquido separados em duas tigelinhas cobertas com filme plástico na geladeira 6.

Proceda com a limpeza das alcachofras. Para esta operação, use luvas de látex ou esfregue suas mãos com limão para evitar que fiquem escuras devido às substâncias contidas no interior do vegetal. Corte o caule logo abaixo da base da alcachofra. Em seguida, pegue as alcachofras e elimine as folhas externas mais duras 7, depois também a parte superior, obtendo apenas o coração 8. Esfregue meio limão na superfície das alcachofras cortadas e coloque-as em uma bacia com água acidulada 9 para evitar que escureçam.

Corte-as ao meio e retire a parte interna peluda. Em seguida, fatie-as em tiras finas 10 e coloque-as na bacia com água acidulada até o uso 11. Depois, coloque para ferver em uma panela alta bastante água para cozinhar a massa e em uma frigideira alta regada com um fio de óleo, coloque a cebola picada finamente 12.

Refogue a cebola com uma concha de água de cozimento da massa por cerca de 10 minutos 13. Pegue a pimenta, elimine as sementes internas e corte-a em tiras finas 14. Adicione-a na panela 15.

Enquanto isso, escorra o excesso de água das alcachofras 16 e adicione-as na frigideira 17. Ajuste o sal e a pimenta. Cozinhe-as por 10 minutos em fogo moderado, adicionando aos poucos o líquido dos fasolari que você reservou 18. Misture bem com uma concha para permitir um cozimento uniforme.

Adicione também as folhinhas de tomilho lavadas 19. Cozinhe a massa na panela onde você colocou para ferver a água 20. Quando faltar 1 minuto para o término do cozimento, escorra-a diretamente na frigideira com o molho de alcachofras 21.

Adicione também os fasolari 22, que devem ser misturados à massa por apenas 1 minuto, para preservar a maciez das carnes. Misture bem os ingredientes para amalgamá-los 23 e sirva suas tagliatelle com alcachofras e fasolari decorando, se preferir, com algumas folhinhas de tomilho 24!

Conservação

Você pode conservar as tagliatelle com alcachofras e fasolari por no máximo 1 dia na geladeira em recipiente fechado hermeticamente.

Não é recomendado congelar.

Conselho

Se você quiser enriquecer este prato, pode adicionar aos fasolari também mexilhões e amêijoas, cozidos separadamente e adicionados na frigideira junto com os fasolari: irresistível!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.