Tagliolini com camarões e capim-limão

/5

APRESENTAÇÃO

Os tagliolini com camarões e capim-limão são um primeiro prato com sabores frescos e exóticos que se encontram com a cozinha ocidental. O capim-limão, conhecido também como citronela, é uma planta originária da Índia, muito usada na culinária tailandesa justamente por seu aroma característico, semelhante ao do limão. Adicionando-o a ingredientes simples como tomatinhos e camarões, você enriquecerá este prato que será perfeito também para os dias de festa, ideal para o menu de Ano Novo! Um toque de gengibre dará a nota picante certa, uma agradável frescura e lembrará as receitas mais clássicas do período de Natal, como os gingerbread ou o pão de especiarias!

INGREDIENTES
Tagliolini de ovo 200 g
Camarões 450 g - (260 g limpos)
Azeite virgem extra 10 g
Tomates cereja 200 g - vermelhos e amarelos
Sal fino quanto baste
Alho 1 dente
Açúcar mascavo 1 colherinha
Pimenta fresca 1
Capim-limão 4 - talos
Gengibre fresco quanto baste
Orégano quanto baste
Desenho de marisco 1 l - (com os resíduos dos camarões, capim-limão, cenoura, cebola)

Preparo

Para preparar os tagliolini com camarões e capim-limão, como primeira coisa limpe os camarões: retire a cabeça e a carapaça, arrancando-os delicadamente com as mãos 1. Utilizando um palito, retire também o filamento preto presente nas costas 2. Prepare cerca de 1 litro de caldo com os restos dos camarões, uma cenoura, uma cebola e 2 talos de capim-limão e mantenha-o quente (será necessário fervente para cozinhar os tagliolini). Corte os tomatinhos ao meio, tanto os amarelos quanto os vermelhos 3.

Em uma panela, despeje o óleo, o dente de alho descascado, a pimenta em pedaços 4 e os talos de capim-limão cortados ao meio 5. Deixe fritar por alguns minutos e quando tiverem liberado seu aroma, retire-os utilizando uma pinça de cozinha 6.

Adicione na panela os tomatinhos e tempere com o sal 7 e uma colher de chá de açúcar mascavo 8. Mantenha o fogo alto e quando eles murcharem, adicione os camarões limpos 9,

eles devem cozinhar por no máximo um minuto 10. Adicione as folhinhas de orégano 11, rale um pedacinho de gengibre 12, salteie tudo e desligue o fogo.

Cozinhe os tagliolini no caldo fervente 13 e após 4 minutos, escorra-os diretamente na frigideira. Salteie por um minuto 14 e sirva. Decore com orégano fresco e sirva os tagliolini com camarões e capim-limão ainda quentes 15.

Conservação

É aconselhável consumir os tagliolini na hora.

Não é recomendada a congelação.

Conselho

Para uma nota crocante, adicione amêndoas torradas!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.