Tainhas recheadas e fritas

/5

APRESENTAÇÃO

As tainhas recheadas e fritas são um aperitivo que celebra a tradição culinária mediterrânea. Nesta receita, as tainhas são valorizadas com um recheio rico e saboroso que destaca suas características, transformando-as em pequenos tesouros de sabor. Este prato é um encontro perfeito entre a delicadeza da tainha e a complexidade saborosa do recheio, tornando-se ainda mais irresistível com uma crocante cobertura de farinha de rosca aromatizada com páprica. Sirva-as quentes e veja-as desaparecer num instante! Assim como quando você prepara as tainhas à livornesa, outro segundo prato que expressa ao máximo todo o sabor deste peixe. Este aperitivo é ideal para começar um almoço ou jantar de maneira surpreendente, mas também é adequado para um jantar em pé como um gostoso 'street food' marítimo.

Se você está procurando outras receitas com peixe frito, não perca:

  • Fritada mista de peixe
  • Fritada mista de pescado fresco
  • Fritada mista de lulas e camarões com molho de maionese e iogurte
  • Bacalhau frito
  • Fritura de lulas

INGREDIENTES

Ingredientes para as tainhas recheadas
Salmonete 500 g - (cerca de 14)
Queijo pecorino romano 30 g
Pão 20 g
Leite inteiro 50 g
Alho 1 dente
Manjericão quanto baste
Alecrim quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para empanar
Ovos 2 - médias
Farinha de rosca quanto baste
Páprica doce 10 g
para fritar
Óleo de sementes quanto baste

Preparo

Para preparar as tainhas recheadas e fritas, comece pela limpeza: remova a cabeça, faça um corte no ventre e, em seguida, retire as vísceras em água corrente. Coloque as tainhas sobre uma tábua de corte e faça um corte ao longo de todo o comprimento 1, sem dividir completamente os filés. Remova a espinha central e abra-os como um livro 2. Realize esta operação em todas as tainhas e reserve 3.

Prepare o recheio: pique as ervas aromáticas 4, depois corte o pão em cubos, coloque-o em uma tigela 5 e embeba-o no leite 6. Trabalhe-o com uma colher de pau até que fique completamente macio.

Ao pão embebido, adicione posteriormente as ervas aromáticas picadas 7, o queijo pecorino ralado 8 e um dente de alho ralado 9.

Salgue e apimente a gosto 10 e misture tudo 11: você deve obter uma mistura consistente 12.

Recheie cada tainha com uma colher de chá da mistura 13 e feche-a sobre si mesma sem pressionar excessivamente 14. Em uma tigela grande, coloque a farinha de rosca, aromatize com páprica doce e misture para obter uma cobertura homogênea 15.

Em outra tigela baixa e larga, quebre os ovos e bata-os, ajuste o sal 16. Coloque no fogo uma panela com bastante óleo vegetal e aqueça até 170°C (é preferível usar um termômetro de cozinha). Passe as tainhas, uma a uma, primeiro no ovo batido 17 e depois na farinha de rosca 18 para empanar bem de todos os lados.

Uma vez prontas, frite poucas de cada vez no óleo que já está na temperatura 19. Quando estiverem bem douradas, escorra com uma escumadeira e coloque sobre papel absorvente 20. Salgue a gosto. Suas tainhas recheadas e fritas estão prontas para serem servidas 21.

Conservação

Recomenda-se consumir as tainhas recheadas e fritas imediatamente.

Conselho

Quer tentar uma versão assada? Asse em forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 25 minutos. Para um recheio mais saboroso, você pode enriquecer a gosto, adicionando: azeitonas, alcaparras, tomates secos, erva-doce selvagem.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.