Fritura de lulas

/5

APRESENTAÇÃO

Seja Lulas Recheadas ou Lula ao molho com Lula com azeitonas ou ervilhas, as lulas na cozinha podem realmente criar pratos saborosos e originais perfeitos para todas as ocasiões. Entre os pratos mais conhecidos e apreciados que têm como protagonista este molusco em nossas mesas, certamente há a fritura de lulas, clássico intemporal que nos delicia com sua inconfundível delícia. Macios e convidativos, os anéis são passados em uma simples farinha de trigo, que confere a douração e crocância perfeitas ao cozinhar. Além da receita tradicional, a receita dos Anéis de lula assados, preparada com uma deliciosa farinha de trigo temperada, ou grelhadas, com um recheio suave de limão, é igualmente saborosa. Sirva a fritura de lulas como entrada ou como prato principal de peixe e fará a alegria dos seus convidados!

Descubra também a fritura de lulas em massa e a versão com limão e molho agridoce!

INGREDIENTES

Lulas 800 g
Farinha tipo 00 200 g
Sal fino quanto baste
para fritar
Óleo de amendoim 1 l

Preparo

Para preparar a fritura de lulas, comece pela limpeza das lulas: lave-as em água corrente fria abundante 1, depois, com as mãos, separe delicadamente a cabeça do manto 2. Uma vez removida a cabeça, ainda com as mãos, procure a pena de cartilagem transparente que está no manto e retire-a delicadamente 3

Passe novamente a lula sob água corrente 4, lave-a cuidadosamente e use as mãos para remover as vísceras do manto. Depois, passe a remover a pele externa: faça um corte com uma faca na parte final do manto, apenas o suficiente para segurar uma ponta da pele e remova completamente o revestimento com as mãos ou utilizando uma faca 5. Para terminar a limpeza do manto, ainda com uma faca, remova as nadadeiras 6.

Corte o manto em anéis com espessura de 0,5 cm 7 ou, alternativamente, você pode fazer tiras finas: abra o manto ao meio, corte a parte final com uma faca, divida ao meio e corte tiras 8. Pegue os tentáculos e remova o dente central abrindo-os para fora com as mãos e empurrando a parte central (ou seja, a boca) para cima 9,

depois coloque tudo em uma peneira para remover o excesso de água 10. Agora cuide da farinha: em uma bandeja, distribua a farinha 11, depois coloque os anéis de lula 12,

misturando-os para que a farinha adira bem em todos os lados 13. Passe-os em uma peneira para remover o excesso de farinha 14. Coloque no fogo uma panela grande com óleo para fritar, verificando que a temperatura alcance 170° com a ajuda de um termômetro de cozinha. Neste ponto, frite os anéis empanados em pequenas quantidades por 3-4 minutos 15, até que fiquem bem dourados e crocantes.

Escorra-os com uma escumadeira 16 e coloque-os em uma bandeja forrada com papel absorvente para remover o excesso de óleo 17. Tempere com sal a gosto e sirva sua fritura de lulas bem quente 18!

Conservação

Recomenda-se consumir a fritura de lulas bem quente. Não se recomenda a congelação.

Sugestão

Está procurando o acompanhamento perfeito para sua fritura de lulas? Experimente com uma salada mista, um refogado de legumes na frigideira ou as clássicas batatas assadas!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.