Tajarin com molho de carne e fígados

/5

APRESENTAÇÃO

Os tajarin são um prato típico piemontês. Depois de preparar uma massa com farinha 00 e ovos, após um devido descanso, estende-se a massa, enrola-se sobre si mesma e corta-se à mão, como é tradição, obtendo os tajarin.

O molho que os acompanha, geralmente, é feito apenas com fígados de frango; esta é uma variante um pouco mais delicada, para quem não gosta do sabor forte do fígado sozinho, mas não quer abrir mão de um prato tradicional.

INGREDIENTES

para a massa de ovo
Ovos 3
Farinha tipo 00 300 g
Azeite virgem extra 1 colherinha
para o ragout
Carne bovina 400 g - tritura
Fígados de galinha 250 g
Tomates perini 600 g
Alecrim 1 raminho
Cebolas 1
Manteiga 1 colherinha
Caldo de carne 200 ml
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Forme um monte com a farinha; quebre os ovos no centro e adicione o óleo 1. Amasse até obter uma massa lisa e elástica 2, que você envolverá em filme plástico e deixará descansar na geladeira por meia hora. Corte a cebola finamente 3.

Limpe e corte os fígados em pequenos pedaços 4. Descasque, retire as sementes e corte os tomates em pedacinhos 5. Para facilitar a limpeza dos tomates, é bom escaldá-los em água por alguns minutos; a pele se soltará mais facilmente. Em uma frigideira grande, derreta a manteiga, adicione a cebola e o alecrim 6 e refogue até que a cebola fique transparente.

Incorpore os fígados e doure-os 7, depois adicione a carne 8 e cozinhe tudo por alguns minutos, depois adicione o caldo. Incorpore os tomates pelados e cortados 9; misture bem, salgue, tempere com pimenta, cubra com uma tampa e deixe cozinhar em fogo baixo por 40 minutos.

Estenda a massa, fazendo longas tiras que você enrolará sobre si mesmas 10 e, com a ajuda de uma faca 11, corte-as na espessura de 2 mm, obtendo os tajarin 12. Cozinhe os tajarin em bastante água salgada por no máximo 4 minutos. Sirva-os quentes acompanhados do ragú de carne e fígados.

Conselho

Polvilhe a massa com farinha dos dois lados antes de dobrá-la para evitar que grude. Se preferir, é possível fazer os tajarin com a máquina de macarrão apropriada, equipada com o acessório especial para cortá-los. Uma vez cortados, deixe os tajarin descansarem em uma bandeja com farinha e, se possível, deixe-os secar ao sol.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.