Risoto de fígados

/5

APRESENTAÇÃO

Com uma consistência cremosa e um sabor delicado, o risoto de fígados de frango é um prato principal simples da tradição camponesa disseminado por toda a Itália. O risoto de fígados é considerado um prato pobre, pois estes, de fato, são restos do frango, utilizados pelas famílias menos abastadas para dar sabor ao arroz.
É bom saber que os fígados de frango têm um sabor mais delicado em comparação com o fígado de boi, vitela ou porco. Além disso, na cozinha, os fígados são muito versáteis: podem ser usados para dar sabor a crostinis, combinam muito bem com vegetais (por exemplo, alcachofras) e são ótimos cozidos na caçarola aromatizados com vinho tinto ou marsala.
No momento da compra, é importante verificar que os fígados tenham uma cor rosa-creme amarelada, isso indica que possuem uma boa quantidade de gordura, característica que os torna mais delicados em comparação com aqueles de cor vermelho-sangue. Além disso, a gordura presente irá se dissolver durante o cozimento, conferindo uma cremosidade especial ao prato.

INGREDIENTES
Arroz Carnaroli 300 g
Fígado de galinha 250 g
Grana Padano DOP 4 colheres
Cenouras 1
Cebolas 1
Aipo 1 talo
Caldo de galinha 1 l
Vinho tinto 100 ml
Azeite virgem extra 2 colheres
Manteiga 50 g - mais uma noz para finalizar o risoto
Sálvia 5 folhas
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Primeiro, lave e descasque a cebola, o talo de aipo e a cenoura 1, prepare um picadinho e reserve. Remova os excessos de gordura e eventuais bolsas de fel dos fígados e pique grosseiramente 2. Em uma caçarola, derreta a manteiga junto com as folhas de sálvia 3.

Adicione os fígados à manteiga e deixe dourar por 5-6 minutos; depois que os fígados estiverem bem dourados, adicione meio copo de vinho e deixe evaporar (4-5). Enquanto isso, em outra caçarola, coloque para fritar o picadinho de cebola, cenoura e aipo preparado anteriormente, junto com o óleo 6.

Deixe dourar também neste caso e, em seguida, adicione o arroz 7. Deixe tostar o arroz e cozinhe, regando de vez em quando com uma concha de caldo de galinha 8. Enquanto isso, os fígados já estarão cozidos, então desligue o fogo e remova as folhas de sálvia 9.

Quando o arroz estiver na metade do cozimento, adicione os fígados 10 e deixe cozinhar tudo junto, regando sempre com o caldo e mexendo para misturar bem 11. Uma vez cozido, misture o risoto de fígados com o Grana Padano, uma noz de manteiga, deixe descansar por alguns minutos e sirva à mesa.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.