Tártaro de carne com couve-flor

/5

APRESENTAÇÃO

Simples e de grande efeito, o tártaro de carne com couve-flor é um ótimo prato principal para impressionar até mesmo nas ocasiões mais importantes.

Diferentemente do tradicional Tartar de carne bovina, os condimentos não são servidos à parte, mas são adicionados diretamente sobre a carne crua como decoração. A base de creme de vegetais sobre a qual é colocada, além disso, cria uma base aveludada que enriquece e ressalta esse mix de sabores intensos e genuínos.

A couve-flor em duas texturas torna-se assim co-protagonista de uma preparação clássica que se baseia no uso de ingredientes de primeira qualidade. Prontos para deliciar seus convidados com o tártaro de carne com couve-flor?

Descubra também estas receitas saborosas de tártaro de carne:

INGREDIENTES

Filé de boi 800 g
Alcaparrões 10 g - (alcaparras de botão)
anchovas em óleo 6 g
molho Worcestershire quanto baste
Tabasco® quanto baste
Tomilho quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
para o creme de couve-flor
Couve-flor 400 g - (para limpar)
Alho 1 dente
Água 300 g
Creme de leite fresco líquido 40 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar o tártaro de carne com couve-flor, primeiro limpe a couve-flor e retire os floretes 1. Em uma panela aqueça o óleo com o dente de alho esmagado, depois adicione os floretes 2 e refogue por cerca de 5 minutos em fogo médio. Quando estiverem dourados, adicione sal e cubra as couves-flores com água 3. Continue cozinhando por cerca de 10 minutos, sempre em fogo médio, até que fiquem macios.

No fim do cozimento, retire o dente de alho e reserve alguns floretes para a apresentação. Nesse ponto, adicione o creme de leite 4 e misture com um mixer de imersão 5 para obter um creme liso e homogêneo 6. Reserve o creme e, na mesma panela, salteie brevemente os floretes inteiros para secá-los do excesso de líquido.

Agora cuide da carne: limpe o filé de eventuais nervuras e partes gordurosas e corte-o primeiro em tiras 7 e depois em cubos de cerca de meio cm 8. Se desejar, pode bater a carne com a faca para deixá-la ainda mais macia 9.

Transfira a carne picada para uma tigela e tempere com tabasco, molho inglês 10, sal 11 e óleo 12.

Misture bem para integrar o tempero 13. Agora corte os cucunci em rodelas 14 e as anchovas em losangos 15.

Pronto para montar: distribua o creme de couve-flor morno na base do prato 16, depois adicione o tártaro ajudando-se com um aro de metal para modelá-lo 17. Decore a superfície do tártaro com os floretes inteiros reservados 18.

Complete com os cucunci 19, as anchovas 20 e algumas folhinhas de tomilho. O seu tártaro de carne com couve-flor está pronto para ser servido 21!

Conservação

O tártaro de carne com couve-flor deve ser consumido imediatamente. Se necessário, pode ser conservado na geladeira por no máximo 24 horas.

Conselho

No lugar do filé, você pode utilizar outros cortes magros de carne bovina como a alcatra.

Se desejar, pode substituir os cucunci por alcaparras em conserva.

Adicione também uma raspada de casca de limão para um toque de frescor!

Para um consumo seguro da carne crua

Para o consumo seguro de carne crua, recomenda-se comprar carne fresquíssima e não consumi-la caso se percebam alterações na cor ou no odor. Para mais informações, consulte as diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.