Tartiflette

/5

APRESENTAÇÃO

O inverno parece não ter fim: aqueça-se com um prato rústico e substancioso, a tartiflette! A tartiflette é um prato típico da Alta Saboia feito com batatas cozidas, temperadas com cebola, refogada com vinho branco, bacon ou pancetta e fondue de Reblochon.
Diz-se que a tartiflette foi inventada nos anos oitenta, por uma associação local da Saboia, para promover o Reblochon, um queijo de leite cru com um sabor e aroma inconfundíveis, típico daquela região francesa.
A tartiflette é um prato de inverno, muito calórico, e recomendamos servi-lo como prato único acompanhado por uma leve salada!

INGREDIENTES
Batatas 1 ¼ kg
Pancetta defumada 140 g - em fatias
Reblochon 300 g - sem casca
Manteiga 50 g
Cebolas 1
Creme de leite fresco líquido 70 ml - (opcional)
Vinho branco seco 30 ml
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar a tartiflette, comece cozinhando as batatas: nós as cozinhamos em água salgada em panela de pressão por 10 minutos 1. As batatas não devem ser muito cozidas, pois as fatias devem permanecer inteiras; se cozinharem demais, vão se quebrar ao cortá-las. Enquanto as batatas estão no fogo, dedique-se à preparação da cebola: descasque e corte em rodelas finas 2 e cozinhe numa frigideira antiaderente, em fogo bem baixo, na manteiga derretida: deve murchar lentamente 3.

Regue a cebola com o vinho 4 e continue cozinhando até que a cebola esteja bem macia 5. Enquanto isso, reserve 16 fatias inteiras de pancetta, precisarão de 4 para cada terrina individual ou todas juntas para uma única terrina e corte em tiras de meio cm as que restarem 6.

Quando as batatas estiverem cozidas, deixe-as esfriar completamente 7 e, quando estiverem frias, descasque-as e corte em fatias de meio cm, tomando cuidado para não quebrá-las 8. Misture em uma tigela, delicadamente, as batatas, o bacon e a cebola refogada, e deixe tomar gosto 9.

Prepare agora a fondue de reblochon: retire a crosta exterior do queijo 10 e derreta-o, em banho-maria ou no micro-ondas, em uma tigela 10. Se desejar, uma vez derretido, adicione o creme de leite ao queijo 12, para deixar o creme mais fluido.

Monte a tartiflette: unte levemente 4 formas de cerâmica (diâmetro de 18-20 cm aproximadamente) e disponha em cada uma 4 fatias de bacon formando uma cruz, deixando metade da fatia para fora da terrina 13. Você também pode montar a tartiflette em um único refratário. Adicione as batatas, temperadas com bacon e cebola, até encher as formas (14-15).

Despeje sobre as batatas a fondue de reblochon 16, dobre o bacon sobre a superfície da terrina 17 e asse em forno estático já aquecido a 250° por 13-15 minutos (ventilado 230° por 10 minutos), até que a superfície esteja bem dourada e crocante 18. Retire a tartiflette do forno, deixe amornar por alguns minutos e bom apetite!

Conservação

Você pode guardar a tartiflette na geladeira, coberta com filme plástico, e consumi-la em até 3 dias, aquecendo novamente no forno.
Você pode congelar a tartiflette, mas sem o queijo. O queijo derretido deve ser adicionado quando a tartiflette estiver descongelada: nesse momento, prossiga com o cozimento conforme indicado na receita.

Conselho

Quente, cremosa, derretendo: a tartiflette é um prato maravilhoso, que você precisa experimentar. Antes de se apressar para comprar o Reblochon, no entanto, algumas dicas para que tudo corra bem. As batatas: corte-as apenas quando estiverem completamente frias, caso contrário, vão quebrar. O cozimento: eu usei formas de cerâmica, mas se forem de cobre, melhor ainda. O Reblochon: experimente para crer. Se não encontrá-lo, porém, ou se não gostar, a tartiflette é igualmente deliciosa com o taleggio, mais intenso, ou o brie, mais delicado.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.