Telhas doces

/5

APRESENTAÇÃO

As telhas doces são biscoitos deliciosos que fazem parte da tradição gastronômica do Vale de Aosta. Seu nome se deve justamente à forma, que lembra a curvatura típica das telhas. Criar esse efeito é simples: basta ter um rolo de massa sobre o qual colocar as bolachas quentes, que assim assumirão a forma característica. Poucos e simples são os ingredientes necessários para preparar esses biscoitos saborosos, sendo que os principais, avelãs e amêndoas, conferem seu aroma inconfundível. As telhas doces são ideais para saborear com uma xícara de café no café da manhã e com um excelente chá no lanche da tarde. Se você quiser servi-los como sobremesa no final de um almoço ou jantar, no entanto, sirva-os com um vinho branco seco, talvez um Nus Malvoisie Flètri, que retoma as notas das frutas secas com seu retrogosto característico.
Agora é só preparar essas pequenas bolachas leves e crocantes que se saboreiam em uma mordida. As telhas doces representam uma tentação à qual é difícil resistir, uma leva à outra!

INGREDIENTES
Ingredientes para 40 telhas
Açúcar 200 g
Amêndoas 80 g
Avelãs 80 g
Farinha tipo 00 60 g
Manteiga 60 g
Claras 4
Fava de baunilha 1

Preparo

Para preparar as telhas doces, comece torrando as amêndoas e as avelãs: forre uma assadeira com papel manteiga e disponha as amêndoas e as avelãs sobre ela 1. Asse em forno estático pré-aquecido a 150°C por 30 minutos ou a 130°C por 25 minutos se usar forno ventilado. Após esse tempo, deixe esfriar um pouco e depois descasque as amêndoas e as avelãs com as mãos, em seguida transfira para um processador junto com metade da quantidade total de açúcar 2. Bata por alguns segundos, até reduzir tudo a migalhas 3.

Transfira a farinha de nozes e amêndoas para uma tigela grande e adicione a manteiga que você derreteu anteriormente 4, misture até compactar, ajudando-se com uma espátula 5. Adicione as sementes de baunilha, despeje a farinha em uma peneira e peneire diretamente na tigela contendo a mistura 6, mexa bem e reserve.

Agora coloque as claras em uma tigela e bata com uma batedeira elétrica 7. Assim que começarem a espumar, adicione a outra metade da quantidade de açúcar 8 e continue, até obter uma mistura volumosa e espumosa. Em seguida, incorpore as claras batidas à mistura 9.

Misture com uma espátula para integrar e obter uma mistura homogênea 10. Forre novamente uma assadeira com papel manteiga e, com uma colher, coloque pequenas quantidades de massa de cerca de 10 g a 3-4 cm de distância umas das outras. Achate cada gota de massa com as costas de uma colher 11, formando círculos com diâmetro de cerca de 7 cm e espessura de 1/2 milímetro. Para facilitar a operação, molhe as costas da colher, para que a massa não grude muito na superfície. Depois de completar esta operação, asse em forno estático pré-aquecido a 180°C por 8 minutos ou a 160°C por 3-4 minutos se usar forno ventilado. Quando estiverem ligeiramente crocantes e douradas, retire do forno e coloque sobre um rolo de massa, assim elas secarão e adquirirão sua típica forma curva 12. Agora é só servir suas telhas doces acompanhadas de um excelente vinho branco seco!

Conservação

Você pode conservar as telhas doces em uma lata por até 1 semana.
Não é recomendado congelar.

Conselho

Bem, aqui estamos claramente no campo das delícias. Se você quiser exagerar e tornar suas telhas doces ainda mais doces, pode adicionar um pouco de mel à massa. Se, por outro lado, você já está pronto para a degustação, adquira uma garrafa de bom vinho branco seco e delicado (por exemplo, um néctar típico do Vale de Aosta, o Nus Malvoisie Flètri) e apaixone-se perdidamente por essa maravilha!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.