Tentasiù de la spusa

/5

APRESENTAÇÃO

Com a receita de hoje trazemos à mesa uma sobremesa camponesa de Brescia que tem origens antigas e é desconhecida por muitos: as tentasiù de la spusa. Descobramos todos os segredos desta sobremesa com Mario do blog BasilicoePrezzemolo.
Mario vem de Gargnano na província de Brescia, é amante da sua terra e da sua história culinária, por isso decidiu redescobrir junto conosco uma receita antiga da qual se perderam as pistas: as tentasiù de la spusa.
Das tentasiù de la spusa, que em dialeto significa a tentação da esposa (ou noiva), não se sabe muito, exceto que eram preparadas na região entre o Vale Camonica e o alto Vale Trompia em ocasiões de casamentos e festividades a eles ligadas, como sugerido pelo próprio nome. Não existe uma receita oficial, mas muitas interpretações passadas de geração em geração, a receita proposta foi tirada de "Modernidade da culinária de Brescia", um antigo livro de receitas encontrado por Mario.
As tentasiù de la spusa, como todas as receitas camponesas, são doces preparados com ingredientes simples e humildes: água, farinha, mel e frutas secas. Para preparar as tentasiù, faz-se uma massa muito macia à qual é dada a forma de pequenas espirais que depois são fritas e guarnecidas com mel e frutas secas.
O segredo desta receita está na massa: para obter um resultado ótimo, é preciso garantir que a massa esteja sempre bem fria para poder trabalhá-la da melhor forma possível.
Vamos descobrir com Mario estas irresistíveis tentasiù de la spusa!

INGREDIENTES

Ingredientes para 20 tentasiù
Farinha tipo 0 250 g
Manteiga 150 g
Água 125 g - em temperatura ambiente
Sal fino 1 pitada
Óleo de amendoim 1 ½ l
Para decorar
Mel millefiori 100 g
Uva passa 30 g
Pinhões 25 g
Manteiga 25 g
Nozes 20 g
Açúcar de confeiteiro quanto baste

Preparação

Para preparar as tentasiù de la spusa, primeiro prepare a massa: derreta a manteiga em banho-maria ou no micro-ondas e deixe esfriar. Em uma tigela grande, misture a farinha peneirada e o sal 1, adicione a manteiga derretida 2 e misture com um garfo. Adicione aos fios também a água à temperatura ambiente 3 e amasse até reunir todos os ingredientes. Se a massa ficar muito seca, adicione mais água, caso contrário, se estiver muito líquida, adicione mais farinha. (Como alternativa, você pode preparar a massa colocando a farinha e a manteiga fria em pedaços em um processador de alimentos para obter uma mistura arenosa e depois continuar amassando à mão, adicionando a água).

A massa estará pronta quando se soltar das paredes e das mãos 4. Cubra a tigela com filme plástico 5 e deixe descansar na geladeira por pelo menos 1 hora. Agora prepare a guarnição: pique grosseiramente, de preferência com uma faca, os pinhões 6,

as nozes 7 e as passas 8, coloque as frutas secas em uma tigela e reserve 9.

Cuide da cobertura de mel: derreta em banho-maria 25 g de manteiga 10, quando estiver derretida, adicione o mel 11 e, por fim, a mistura de frutas secas previamente picadas 12. Deixe tudo no fogo em banho-maria para que a mistura permaneça líquida e não endureça.

Retome a massa, coloque-a sobre uma folha de papel manteiga 13, cubra-a com outra folha de papel manteiga 14 para que não grude na superfície de trabalho e não haja necessidade de adicionar farinha à massa. Estenda a massa com o rolo 15,

criando uma folha redonda bastante fina, cerca de 2 mm 16. Divida ao meio a folha com um cortador de massa liso e corte tiras de massa com 1 cm de largura e 10 cm de comprimento 17. Começando de um canto das tiras, enrole-as criando espirais (ou torções) compactas, mas com um diâmetro não muito pequeno 18 (se a massa estiver muito macia para trabalhar, você pode colocar as tiras de massa na geladeira antes de dar forma às espirais).

Para manter o cacho durante o cozimento, enrole as espirais bem apertadas 19. Coloque uma panela com fundo alto no fogo com óleo de sementes, verifique com um termômetro de cozinha que a temperatura do óleo atinja 170° e mergulhe na panela as tentasiù, usando uma escumadeira para preservar a forma das espirais 20. Frite as tentasiù poucas de cada vez 21, a temperatura nunca deve ultrapassar 170°, caso contrário, queimará, e ficará muito seco se a temperatura cair abaixo de 170°. (Se quiser, pode usar uma fritadeira ou, alternativamente, pode assar as tentasiù de la spusa em forno estático a 200° por cerca de 15 minutos ou ventilado a 180° por 10 minutos).

As tentasiù estarão prontas quando estiverem bem douradas 22, levará alguns minutos. Escorra em uma bandeja coberta com papel absorvente, coloque-as em seguida em um prato de servir e, com a ajuda de uma colher de chá, cubra-as com a mistura de mel e frutas secas que você manteve aquecida 23, por fim, polvilhe com açúcar de confeiteiro 24. Saboreie as tentasiù de la spusa mornas para evitar que absorvam a umidade do mel e fiquem muito pegajosas.

Conservação

Consuma imediatamente as tentasiù de la spusa, enquanto ainda estão mornas.
Sendo um doce frito, pode ser consumido no dia seguinte, mas o resultado será diferente.
Você pode congelar a massa crua e descongelá-la no dia anterior na geladeira.

Dica

Regras fundamentais para que as tentasiù de la spusa mantenham a forma! A primeira: use um termômetro de cozinha para verificar se a temperatura do óleo está exatamente em 170° (de preferência, não trapaceie: um pouco mais alta ou um pouco mais baixa não são alternativas válidas...). A segunda: a massa deve estar fria, então, se amolecer muito, coloque-a imediatamente na geladeira e retire-a somente quando estiver firme!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.