Timbale de salmão e abobrinha

/5

APRESENTAÇÃO

Aqui está uma ideia para apresentar uma entrada de forma diferente do habitual que certamente impressionará seus convidados: o timbale de salmão e abobrinha! Os timbales são sempre pratos de impacto e nesta receita os propomos em porções individuais encantadoras! Finas fatias de abobrinha grelhada escondem um recheio rico e substancioso à base de batatas e salmão norueguês. Os sabores desses dois ingredientes são deliciosos mesmo sozinhos, mas juntos se combinam para criar um coração macio com gosto doce e salgado ao mesmo tempo. Para aromatizar a massa, um ingrediente incomum: o sal defumado que confere um toque rústico e saboroso à preparação! Uma entrada deliciosa e colorida perfeita para começar um jantar entre amigos: já imaginamos a cara surpresa deles diante desta delícia!

INGREDIENTES
Ingredientes para 4 forminhas de 180 ml
Salmão 400 g - norueguês
Abobrinhas 600 g
Batatas 300 g
Tomilho 2 raminhos
Sal defumado 1 pitada
Sal fino 1 pitada
Pimenta branca 1 pitada
Azeite virgem extra 50 g

Preparação

Para preparar o timbale de salmão e abobrinha, comece aquecendo uma panela com bastante água. Leve à ebulição e cozinhe as batatas de tamanho igual por cerca de 30-40 minutos 1. O tempo pode variar de acordo com o tamanho das batatas usadas: faça o teste com os dentes de um garfo para verificar o cozimento (você pode alternativamente cozinhar em uma panela de pressão para reduzir à metade o tempo de cozimento). Enquanto as batatas cozinham, dedique-se às abobrinhas: lave-as e seque-as, depois corte as pontas 2. Fatie-as em fatias de cerca de 2-3 mm de espessura usando uma mandolina 3.

Coloque-as em um recipiente raso e amplo, ligeiramente sobrepostas, e regue com 20 g de óleo 4, assim elas manterão uma cor vibrante mesmo durante o cozimento. Enquanto isso, aqueça uma grelha e quando estiver bem quente, cozinhe as abobrinhas por 1-2 minutos. Na metade do cozimento, ajude-se com uma pinça de cozinha para virá-las e cozinhar o outro lado por mais 1-2 minutos 5. Uma vez prontas, coloque-as novamente no mesmo recipiente e reserve. Agora pegue o salmão: retire as espinhas com uma pinça de cozinha 6 e, se o seu pedaço de salmão tiver pele, remova-a cortando com uma faca de lâmina afiada, tentando não levar a polpa.

Corte-o em tiras e depois em cubos de cerca de 1 cm de lado 7. Reserve também o salmão. A esta altura, as batatas estarão cozidas: amasse-as com um espremedor de batatas em uma tigela grande (não será necessário remover a casca se você usar um espremedor de batatas) 8. Ajuste o tempero com pimenta 9.

Tempere com o sal defumado 10 e com folhas de tomilho previamente lavadas e secas 11. Em seguida, adicione também o salmão 12.

Despeje 20 g de óleo 13 e misture delicadamente os ingredientes para não reduzir o peixe a uma papa: você pode usar as mãos 14 ou, se preferir, uma espátula. Neste ponto, pegue 4 forminhas de 180 ml cada e pincele as paredes com cerca de 5 g de óleo 15.

Forre as forminhas dispondo em raios, começando do centro da forma, as abobrinhas grelhadas 16: uma parte da abobrinha sairá da borda e servirá para fechar posteriormente os seus timbales. Você deve cobrir com as abobrinhas todas as paredes da forma. Salgue no centro 17 e despeje a mistura de batatas e salmão 18.

Depois, leve as abobrinhas uma a uma para o centro, de modo a cobrir completamente o coração de batatas e salmão 19. Ajuste com uma pitada de sal 20 e pincele a superfície das forminhas com cerca de 5 g de óleo 21.

Coloque então as forminhas em uma assadeira e leve ao forno estático pré-aquecido a 180°C por 15 minutos (se usar forno ventilado, 160°C por cerca de 6 minutos) 22. Uma vez prontos, retire-os do forno e deixe descansar alguns minutos para que se compactem. Em seguida, desenforme-os diretamente no prato em que serão servidos 23 e desfrute do seu timbale de salmão e abobrinha 24!

Conservação

Recomendamos consumir o timbale de salmão e abobrinha assim que estiver pronto. Uma vez cozido, você pode optar por guardá-lo na geladeira, se sobrar, coberto com filme plástico por no máximo 1 dia.

Não recomendamos congelar.

Se você não tiver muito tempo disponível, pode optar por grelhar as abobrinhas com antecedência. No entanto, não recomendamos preparar as batatas com antecedência.

Conselho

Quer dar mais sabor com especiarias? Adicione ou substitua o tomilho por salsa, o sal defumado por sal tradicional, a pimenta branca pode ser substituída por pimenta preta. Se você quiser dar uma nota ainda mais original e fresca à massa, experimente adicionar uma raspadinha de casca de limão tahiti não tratado!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.