Timbalo de radicchio, linguiça e scamorza

/5

APRESENTAÇÃO

A massa é um pilar da culinária italiana e agrada a todos... de todas as formas! Hoje propomos uma versão rica e substanciosa, com efeito visual impressionante: o timbal de radicchio, linguiça e scamorza, perfeito também para o cardápio de festas, talvez para a ceia de Ano Novo. Com esses ingredientes suculentos e deliciosos, você trará à mesa uma verdadeira obra-prima a ser colocada bem no centro! Mas, depois que os olhos tiverem sido satisfeitos, seus convidados mal poderão esperar para morder essa deliciosa coroa de massa! O sabor agradavelmente amargo do radicchio de Treviso combina perfeitamente com o saboroso ragù de linguiça, tudo isso tornado ainda mais apetitoso pela scamorza fundida e irresistível! Apostamos que seus amigos pedirão uma segunda e até uma terceira fatia!

INGREDIENTES

Ingredientes para uma assadeira de 22cm de diâmetro e 10cm de altura:
Sedanini listrado 320 g
Salsicha 600 g
Rabanete 200 g - vermelho
Scamorza (provolone) 180 g
Alecrim quanto baste
Sementes de erva-doce quanto baste
Vinho branco 60 g
Azeite virgem extra 50 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para a assadeira
Azeite virgem extra 20 g
Farinha de rosca 40 g

Preparação

Para preparar o timbal de radicchio, linguiça e scamorza, comece pela preparação da linguiça. Faça uma incisão na tripa da linguiça 1 e remova-a puxando delicadamente para fora 2. Esfarele a linguiça com a ajuda das mãos 3 ou com um garfo, e em seguida reserve em uma tigela.

Proceda lavando e secando bem o alecrim. Depois destaque as folhas do ramo 4 e pique finamente com uma faca 5. Adicione as sementes de funcho 6.

Pique tudo novamente e reserve 7. Continue com o radicchio, eliminando a parte branca, mais dura 8, e cortando-o em tiras 9.

Corte em cubos não muito grandes também a scamorza 10. Agora você tem todos os ingredientes prontos para o molho. Coloque uma panela com bastante água salgada para ferver e cozinhar a massa. Depois, pegue uma frigideira antiaderente e doure um dente de alho em um fio de azeite 11. Quando estiver dourado, remova-o 12.

Adicione a linguiça 13 e deixe dourar por cerca de 4-5 minutos em fogo médio, mexendo de vez em quando para obter uma cocção uniforme 14. Em seguida, aromatize com a mistura de ervas 15.

Ajuste o sal 16, pimenta 17 e regue com vinho branco 18. Deixe cozinhar, abaixando o fogo, por cerca de 10-15 minutos.

Se necessário, adicione uma concha de água de cozimento da massa 19. Quando o ragù de linguiça estiver cozido, desligue o fogo e adicione o radicchio 20, misturando aos outros ingredientes 21.

A água na panela estará agora fervendo e você poderá cozinhar a massa 22. Escorra-a ainda al dente e despeje diretamente na frigideira com o molho 23 e misture aos outros ingredientes 24.

Quando você tiver misturado os ingredientes 25, adicione os cubos de scamorza 26 e misture novamente 27. Reserve enquanto prepara a forma para assar o timbal.

Pegue uma forma de anel de 22 cm de diâmetro e 10 cm de altura. Unte-a 28, usando um pincel 29, e polvilhe com farinha de rosca 30.

Transfira a massa para a forma 31. Asse em forno estático pré-aquecido a 180°C por 20 minutos (se estiver usando um forno ventilado, asse a 160°C por 10 minutos). Após o tempo de cocção, retire a forma do forno 32. Por fim, deixe descansar por alguns minutos antes de desenformar o timbal de radicchio, linguiça e scamorza em um prato de servir 33 e aproveite ainda quente!

Conservação

É possível conservar o timbal de radicchio, linguiça e scamorza por no máximo 1-2 dias na geladeira, bem coberto com filme plástico.

Também é possível congelá-lo, uma vez cozido, apenas se forem utilizados ingredientes frescos e não descongelados.

Conselho

Quer dar ao seu ragù de linguiça um sabor ainda mais intenso e rico? Adicione ervilhas e vagens. Para um timbal ainda mais saboroso, tente adicionar também queijo Grana ralado antes de levar ao forno!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.