Risoto de romã

/5

APRESENTAÇÃO

Simples, original e refinado: o risoto de romã é uma surpresa para os olhos e para o paladar! Se você ama brincar na cozinha com cores e contrastes, esta receita certamente irá te conquistar. A fruta da romãzeira é muito versátil, e tanto os grãos quanto o suco podem ser utilizados em combinação com os mais variados ingredientes, do peixe à carne. Sendo considerada de bom presságio, é a protagonista perfeita para o jantar de Réveillon, mas também pode se tornar um aliado romântico para um menu de Dia dos Namorados para fazer em casa, graças ao toque rosado que confere aos pratos. Qualquer que seja a ocasião, o risoto de romã é um prato principal que definitivamente merece uma prova, mesmo na variante com creme de alho-poró!

Descubra também estas saborosas receitas salgadas com romã:

  • Bacalhau com molho de romã
  • Tiras de frango com romã
  • Pato com romã
  • Rolinhos de massa folhada salgados com romã

 

INGREDIENTES

Arroz Carnaroli 350 g
Romã 800 g - (cerca de 4)
Cebolas douradas 60 g
Vinho branco 120 g
Caldo de legumes quanto baste
Azeite virgem extra 80 g
Sal fino quanto baste
Pimenta branca quanto baste
Para manteiga
Manteiga 40 g
Grana Padano DOP 40 g - para ralar

Preparo

Para preparar o risoto de romã, primeiro prepare o caldo de legumes e mantenha-o aquecido. Desgrane as romãs: remova a tampa e divida cada fruta em 4 partes, sem separá-las completamente 1, então abra-as em forma de flor e deixe os grãos caírem dentro de uma tigela 2. Transfira os grãos de romã para um liquidificador, tendo o cuidado de reservar 2 colheres de sopa para a decoração 3.

Bata na velocidade máxima 4, depois filtre o purê obtido através de uma peneira, pressionando com as costas de uma colher 5; você precisará de cerca de 260 g de suco filtrado 6. Reserve.

Descasque e pique finamente a cebola 7. Coloque a cebola em uma panela com o óleo 8 e deixe-a murchar suavemente, depois adicione o arroz 9.

Toque o arroz por alguns minutos, mexendo continuamente 10. Quando o arroz ficar translúcido, adicione o vinho branco 11 e deixe evaporar completamente. Neste ponto, despeje o suco da romã 12 e comece a cozinhar o arroz em fogo médio-baixo.

Quando o líquido for absorvido, continue o cozimento adicionando uma concha de caldo por vez 13. Uma vez que o arroz estiver cozido, ajuste o sal e a pimenta, depois desligue o fogo e misture com a manteiga 14 e o queijo ralado. Mexa bem para deixá-lo bem cremoso e sirva imediatamente o seu risoto de romã, decorado com os grãos reservados 15!

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente o risoto de romã.

Dica

Se você gosta de sabores fortes, pode misturar o risoto de romã com taleggio ou gorgonzola em vez de manteiga!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.