Folhado com presunto, ricota e legumes
- Fácil
- 1 h 10 min
Receita original do Val Pusteria, os tirtlan são bolinhos recheados feitos com farinha de centeio e trigo.
São formados por dois discos de massa finos que contêm um recheio de espinafre, ricota ou chucrute. Nesta versão dos tirtlan, são recheados com batatas e ricota: um prato excelente, rico e envolvente, para os dias frios de inverno.
São ótimos degustados sozinhos, quentes, recém-fritos, ou, respeitando a tradição, os tirtlan são acompanhados por sopas. Alguns os preferem frios: a escolha é sua! Actualmente, os tirtlan ultrapassaram as fronteiras do Trentino Alto-Adige e são conhecidos quase em toda parte: é muito fácil prová-los durante as festas de aldeia, recém-saídos do óleo fervente.
Os tirtlan são fáceis de preparar em casa também, bastarão alguns ingredientes simples e você poderá provar um daqueles sabores atemporais da tradição do Val Pusteria.
Em uma tigela, coloque as duas farinhas 1; adicione os ovos, a colher de sopa de óleo 2, o sal e a água morna 3 e trabalhe os ingredientes até obter uma massa lisa.
Quando a massa estiver lisa e homogênea 4, cubra-a com filme plástico e deixe descansar por meia hora em local fresco. Lave e coloque para cozinhar em água salgada as batatas inteiras e com casca por cerca de 25 minutos (isso dependerá do tamanho das batatas: faça o teste com um palito para ver se estão cozidas). Neste ponto, comece a preparar o recheio: coloque um fio de óleo em uma frigideira antiaderente 5 e adicione a cebola bem picada, que você irá refogar em fogo baixo até que fique transparente (não deve adquirir coloração dourada) 6.
Pique a cebolinha 7, descasque e passe as batatas já cozidas por uma peneira com a ajuda de um espremedor de batatas 8 e coloque o purê obtido em uma tigela junto com a ricota 9; adicione a cebola, ajuste o sal e acrescente a cebolinha.
Misture os ingredientes até obter uma mistura homogênea 10. Abra a massa até obter uma folha fina de pelo menos 1mm (11-12), ou mais, se conseguir.
Com um cortador de biscoitos, corte a folha em discos de aproximadamente 10 cm de diâmetro 13. Coloque no centro da folha o recheio, cerca de 25 gr, ajudando-se, se preferir, com um saco de confeitar 14 e com um pincel ou com os dedos, umedeça as bordas do disco com água 15.
Cubra o primeiro disco com outra folha 16, pressione as bordas 17 para remover o ar em excesso e sele bem passando um cortador de massa serrilhado 18. Encha uma panela com óleo e aqueça-o. Quando atingir a temperatura de 180°C, mergulhe os tirtlan e frite-os 18.
Vire agora seus tirtlan de ambos os lados 19. Quando atingirem uma coloração dourada, retire-os com uma escumadeira e coloque-os sobre papel absorvente 20. Seus tirtlan, ótimos quentes, estão prontos para serem saboreados 21!