Filé grelhado com molho aromatizado de vinho tinto

/5

APRESENTAÇÃO

O filé grelhado em molho aromatizado de vinho tinto é um segundo prato que une a arte e a cultura enogastronômica: encontramos de fato toda a maciez e o sabor de um corte de carne nobre como o filé, temperado com um delicioso molho preparado com excelente vinho tinto, enriquecido com aromas perfumados. De simples preparo, mas com um impacto cênico surpreendente, esta receita é ideal para uma ocasião especial e para descobrir um molho digno de grandes chefs. Saboreado para acompanhar os pratos ou utilizado como ingrediente para cozinhá-los, o vinho tinto pode ser empregado para tornar especiais pratos tanto doces quanto salgados.
Comece com esta receita: com um convidativo filé grelhado em molho aromatizado de vinho tinto, você vai fazer sucesso!

Experimente também esta deliciosa variação:

INGREDIENTES
Filé de boi 1 kg - (4 fatias de cerca de 250 g cada)
Vinho 500 ml - tinto encorpado
Chalota 30 g
Cravos-da-índia 3
Bagas de zimbro 6
Louro 2 folhas
Pimenta preta quanto baste
Sal fino 1 pitada
Alecrim 1 raminho
Sálvia 3 folhas
Tomilho 2 raminhos
Manteiga 20 g
Farinha tipo 00 10 g
Azeite virgem extra 20 g

Preparo

Para preparar o filé grelhado em molho aromatizado de vinho tinto, comece pela carne. Em uma assadeira, espalhe azeite de oliva sobre os filés e deixe-os marinar 1; enquanto isso, comece o molho de vinho. Pique finamente alecrim, sálvia e tomilho 2, depois descasque e pique finamente também a chalota 3.

Despeje todo o vinho tinto em uma panela grande, adicione a chalota picada 4, os cravos-da-índia 5, as bagas de zimbro 6 e as ervas aromáticas picadas.

Ajuste o tempero com pimenta 7 e adicione ao vinho também as folhas de louro 8: deixe reduzir em fogo alto até reduzir 9: levará cerca de 15 minutos.

Coe a redução obtida com uma peneira 10 coletando e reservando o molho 11. Em outra panela, derreta a manteiga suavemente e incorpore a farinha 12, mexendo com um batedor para eliminar todos os grumos.

Despeje lentamente o vinho coado 13, mexa em fogo baixo 14 até que a mistura engrosse, depois mantenha-a reservada em um local aquecido 15.

Aqueça agora a grelha e, quando estiver pronta, coloque os filés sobre ela 16: vire-os após 2-3 minutos ou mais, dependendo do seu gosto, e depois salgue-os 17. Sirva a carne, se desejar sobre uma cama de salada, e despeje o molho sobre ela 18.
O filé grelhado em molho aromatizado de vinho tinto está pronto.

Conservação

É possível conservar o molho de vinho tinto por 1-2 dias na geladeira, fechado em um recipiente hermético. Depois de adicionar a carne, recomenda-se consumir o prato imediatamente.

Curiosidades

O filé é um corte nobre e caro, formado por um músculo muito macio, excelente até mesmo cru. Quando inteiro, apresenta-se como um cone alongado e estreito, cuja parte mais larga é a mais magra e nobre. Localiza-se em uma parte do lombo, ou seja, na parte inferior da coluna do animal, e é dividido em três partes: cabeça, adequada para bifes especiais como o conhecido Chateaubriand, centro adequado para medalhões, e cauda (para filés ou pedaços).
Do filé, obtêm-se bifes, ou medalhões, ou ainda é extraída a "tártaro", conhecido preparo consumido cru.

Dica

Se você realmente quer elevar o seu paladar, deve procurar, para a preparação do molho de vinho tinto, um Brunello di Montalcino: com este excelente vinho, seu filé alcançará o apogeu do sabor e seus convidados ficarão verdadeiramente encantados com tanta delícia. Você pode acompanhar o filé grelhado com molho aromatizado de vinho tinto com vegetais grelhados, como abobrinhas, radicchio, berinjelas, cebolas, pimentões ou com ervilhas tortas cozidas e temperadas com um bom azeite de oliva extra virgem.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.