Tomatinhos à australiana

/5

APRESENTAÇÃO

Os tomatinhos à australiana são vegetais em conserva de óleo, que funcionam muito bem como entrada ou aperitivo e são preparados com os famosos tomates cereja de Pachino, uma cidade situada na ensolarada Sicília, na província de Siracusa.

Depois de cortar os tomatinhos em quartos e deixá-los secar no forno a baixa temperatura por 5-6 horas, eles serão temperados com uma mistura de ervas aromáticas, alho, um pouco de vinagre e óleo.
A preparação dos tomatinhos à australiana é muito simples, mas bastante demorada, devido à lenta secagem no forno; no entanto, garanto que a espera será amplamente recompensada pelo excelente resultado.

INGREDIENTES
Tomates Pachino 1 kg
Sal fino quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Alho 2 dentes
Vinagre de vinho branco 2 colheres
Orégano 1 colherinha
Tomilho 2 raminhos
Alecrim 1 raminho
Manjericão 6 folhas
Alcaparras em conserva 2 colherinhas

Preparação

Lave e seque os tomatinhos, corte-os em quartos e disponha-os, não muito próximos uns dos outros, em uma ou mais assadeiras forradas com papel manteiga. Polvilhe-os com um pouco de sal fino (não muito) e coloque-os para secar no forno por 5-6 horas (dependendo do tamanho dos tomatinhos) a 90°; o tomate deve ficar semi-seco: ainda deverá ter um pouco de polpa macia, mas seca.
Como alternativa, se você mora em um lugar ensolarado, pode optar por secá-los ao sol, protegidos por uma tela que evitará o contato com insetos, mas nesse caso levará pelo menos 2 ou 3 dias. Quando os tomatinhos estiverem prontos, retire-os do forno e deixe esfriar completamente.

Enquanto isso, pique as agulhas de alecrim, as folhas de tomilho, o manjericão e as alcaparras, e o alho, depois adicione o orégano; coloque os tomatinhos já frios em uma tigela, acrescente o vinagre, a mistura de ervas e o azeite de oliva. Misture delicadamente, depois ajuste o sal, se necessário.

Coloque os tomatinhos à australiana em um recipiente com tampa e leve-os à geladeira; deixe descansar durante toda a noite, para que os sabores se misturem bem entre si.

Conselho

Para o sucesso da receita dos tomatinhos à australiana, recomenda-se usar um excelente azeite de oliva extravirgem, que realça e enriquece ainda mais o já soberbo sabor dos tomatinhos de Pachino.

Curiosidade

Os tomates de Pachino tornaram-se muito famosos e são protegidos pela marca IGP (Indicação Geográfica Protegida), graças às muitas e valiosas características que os distinguem e que incluem uma combinação de sabor elevado, brilho da fruta, consistência da polpa e alto teor de vitamina C e antioxidantes, entre os quais se destaca o licopeno.

Todas essas qualidades se desenvolvem graças às condições climáticas e às características do solo de Pachino (exposição à luz, qualidade do solo e das águas de irrigação), que favorecem uma alta concentração de licopeno nos tomates e qualidades organolépticas excelentes.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.