Cavala na frigideira
- Fácil
- 40 min
- Kcal 479.7
Os tomatinhos à australiana são vegetais em conserva de óleo, que funcionam muito bem como entrada ou aperitivo e são preparados com os famosos tomates cereja de Pachino, uma cidade situada na ensolarada Sicília, na província de Siracusa.
Depois de cortar os tomatinhos em quartos e deixá-los secar no forno a baixa temperatura por 5-6 horas, eles serão temperados com uma mistura de ervas aromáticas, alho, um pouco de vinagre e óleo.
A preparação dos tomatinhos à australiana é muito simples, mas bastante demorada, devido à lenta secagem no forno; no entanto, garanto que a espera será amplamente recompensada pelo excelente resultado.
Lave e seque os tomatinhos, corte-os em quartos e disponha-os, não muito próximos uns dos outros, em uma ou mais assadeiras forradas com papel manteiga. Polvilhe-os com um pouco de sal fino (não muito) e coloque-os para secar no forno por 5-6 horas (dependendo do tamanho dos tomatinhos) a 90°; o tomate deve ficar semi-seco: ainda deverá ter um pouco de polpa macia, mas seca.
Como alternativa, se você mora em um lugar ensolarado, pode optar por secá-los ao sol, protegidos por uma tela que evitará o contato com insetos, mas nesse caso levará pelo menos 2 ou 3 dias. Quando os tomatinhos estiverem prontos, retire-os do forno e deixe esfriar completamente.
Enquanto isso, pique as agulhas de alecrim, as folhas de tomilho, o manjericão e as alcaparras, e o alho, depois adicione o orégano; coloque os tomatinhos já frios em uma tigela, acrescente o vinagre, a mistura de ervas e o azeite de oliva. Misture delicadamente, depois ajuste o sal, se necessário.
Coloque os tomatinhos à australiana em um recipiente com tampa e leve-os à geladeira; deixe descansar durante toda a noite, para que os sabores se misturem bem entre si.