Maltagliati com salmão, porcini e tomatinhos confit

- Energía Kcal 809
- Carboidratos g 117.4
- dos quais açúcares g 41
- Proteína g 34.6
- Gorduras g 22.3
- das quais gorduras saturadas g 5.15
- Fibra g 7.6
- Colesterol mg 224
- Sódio mg 1181
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 50 min
- Tempo de cozimento: 2 h 15 min
- Porção: 4
- Custo: Baixo
- Notas + o tempo de descanso da massa fresca
APRESENTAÇÃO
Basta uma fonte de farinha e ovos frescos para criar com as próprias mãos um prato principal genuíno e sempre novo: o bom da massa fresca, de fato, é que pode ser feita em muitos formatos, também com base no molho que se escolhe. Hoje propomos os maltagliati com salmão, porcini e tomatinhos confit; o formato irregular da massa combina perfeitamente com um molho saboroso e delicado de tenro salmão norueguês fresco, perfumados cogumelos porcini e doces tomates cereja caramelizados no forno. É um prato ideal para quem deseja saborear e levar à mesa o gosto do outono combinado com os sabores do mar, como na combinação polvo e porcini!
INGREDIENTES
- Ingredientes para os maltagliati
- Farinha tipo 00 350 g
- Sêmola de trigo duro remacinada 50 g
- Ovos 4 - médias
- Para os tomatinhos confit
- Tomates-cereja 500 g
- Açúcar 125 g
- Tomilho 2 raminhos
- Azeite virgem extra 35 g
- Orégano 2 g - seco
- Sal fino 10 g
- Pimenta preta 5 g
- Para o molho
- Bifes de salmão 230 g
- Cogumelos porcini 450 g
Preparo

Para preparar os maltagliati com salmão, porcini e tomatinhos confit, comece por estes últimos: lave os tomatinhos em água corrente, seque-os e coloque-os sobre uma tábua de corte, depois divida todos os tomatinhos ao meio 1. Arrume-os em uma assadeira forrada com papel manteiga com o lado cortado para cima, então salgue e apimente a gosto. Distribua o orégano e o tomilho picado 2, o açúcar 3.

Por fim, despeje um fio de azeite sobre cada tomatinho 4 e leve tudo ao forno estático pré-aquecido a 140° por cerca de 2 horas, até que a água de vegetação dos tomatinhos evapore e fiquem levemente tostados, mas não secos 5. Enquanto os tomatinhos assam, prepare os maltagliati: peneire a farinha e transfira-a para uma superfície, forme uma fonte e adicione a semolina de trigo duro 6.

Forme uma cavidade no centro e amplie-a ligeiramente. Despeje um ovo no centro e comece a misturar a farinha com o ovo usando um garfo 7. Adicione os outros ovos pouco a pouco, continuando a amassar. Assim que obtiver uma massa compacta, continue a trabalhá-la energicamente com as mãos, pressionando com a palma da mão 8. Quando tiver obtido uma bola de consistência lisa, deixe-a descansar por 30 minutos, em temperatura ambiente dentro de um saco plástico 9.

Após o descanso, divida a massa em 3 partes 10; enquanto estica uma, mantenha as outras no saco para não secarem. Estenda cada porção de massa com o rolo 11, enfarinhando com a semolina de trigo duro conforme necessário, para formar um retângulo fino; você deverá obter uma espessura de cerca de 1,5 mm de modo que, ao levantar a massa, possa ver a sombra da palma da mão por baixo. Você também pode usar uma máquina de macarrão, ajustando-a para a medida mais estreita, enfarinhando conforme necessário com semolina de trigo duro. À medida que estica as folhas de massa em uma superfície enfarinhada, cubra com um pano de algodão limpo e continue estendendo os outros pedaços, sobrepondo-os uma vez prontos, intercalados com um pano seco. Corte cada folha em tiras horizontais de 3 cm de espessura 12,

depois corte-as novamente em tiras diagonais de 2 cm 13. Coloque os maltagliati obtidos 14 sobre um pano seco levemente enfarinhado, à espera de serem cozidos. Enquanto isso, prepare o molho: limpe cuidadosamente os cogumelos porcini, eliminando a parte final mais terrosa do talo; remova cuidadosamente a terra passando um pano úmido pelas capas e talos 15. Se necessário, você pode enxaguá-los brevemente sob água corrente.

Corte-os então em fatias de cerca de 3 mm de espessura 16 e refogue rapidamente em uma panela em fogo médio com azeite 17, salgue e apimente a gosto 18.

Finalmente, cuide do salmão; massageie a superfície do filé para verificar se não há espinhas (caso haja, remova-as com uma pinça de cozinha); retire a pele com uma faca afiada 19; depois divida em 4 pedaços que, por sua vez, deverão ser cortados em 6/7 fatias de 5 mm cada 20. Na panela com os porcini, adicione os tomatinhos confit 21

depois o salmão 22 e salteie tudo por poucos instantes, apenas o tempo suficiente para que o salmão adquira uma cor rosada. Enquanto isso, cozinhe os maltagliati em abundante água fervente salgada a gosto por 4-5 minutos 23, depois escorra-os e misture-os na panela com o molho para dar sabor (se necessário, pode adicionar um pouco de água do cozimento) 24.

Prepare os pratos e divida as porções, colocando em cada prato um aro de 10 cm de diâmetro e despeje os maltagliati dentro 25, depois remova delicadamente o aro 26 e os maltagliati com salmão, porcini e tomatinhos confit estão prontos.