Atum em conserva de óleo

/5

APRESENTAÇÃO

O atum em conserva de óleo é uma conserva feita com atum fresco, que pode ser usada também para temperar uma massa fria ou uma salada.
O atum em conserva de óleo é simples de preparar em casa, mas é preciso ter paciência para esperar pelo menos um mês antes de consumi-lo, para que o atum absorva bem o sabor do óleo e dos aromas.
Para fazer o atum em conserva de óleo, basta cozinhar o atum em água salgada por cerca de uma hora, escorrê-lo bem, colocá-lo nos potes e cobri-lo com azeite de oliva extravirgem até a borda.
Esta preparação pode ser enriquecida adicionando ao pote algumas bagas de zimbro ou pimenta em grãos.

Se você gosta de fazer conservas, experimente também as berinjelas em conserva de óleo, fáceis e deliciosas!

INGREDIENTES
Ingredientes para dois potes de 500 g cada
Atum 800 g
Azeite virgem extra quanto baste
Água 1 l
Sal fino 75 g
Zimbro 6 bagas
Louro 6 folhas

Preparação

Para preparar o atum em conserva de óleo, comece colocando o filé cru em uma tigela com água fria, enxaguando-o repetidamente para que perca todo o sangue, evitando que durante o cozimento coagule formando grumos escuros e antiestéticos 1. Repita a operação trocando a água até que esteja clara e o atum completamente sem sangue 2. À parte, coloque para ferver uma panela grande com água e sal 3 e,

quando atingir a fervura, adicione a gosto algumas folhas de louro. 4 O sal e o louro servirão para temperar o atum que, de outra forma, ficaria sem gosto. Neste ponto, adicione o atum 5 e cozinhe em fogo médio por cerca de 1 hora 6.

Após o tempo necessário, escorra-o e deixe-o drenar em uma peneira dentro de uma tigela por 24 horas, para que perca toda a água em excesso 7. Quando o atum estiver completamente seco, proceda à esterilização dos potes onde você armazenará o atum em conserva de óleo, conforme indicado nas diretrizes do Ministério da Saúde mencionadas no final da receita. Coloque os potes para ferver em uma panela cheia de água por cerca de 30 min 8, depois deixe-os secar completamente, de cabeça para baixo sobre um pano limpo 9.

Corte o atum grosseiramente 10 e coloque-o nos potes, pressionando bem com as mãos 11. Cubra-o com azeite de oliva extravirgem, cuidando para cobrir completamente o atum, mas deixando 1 centímetro de espaço da borda do pote 12 e,

com a ajuda de uma faca, quebre o atum para que fique completamente embebido em óleo 13. Na superfície de cada pote, coloque 3 bagas de zimbro e uma folha de louro 14, depois feche hermeticamente inserindo o pressel de plástico apropriado, como o que você vê na foto 15; isso servirá para manter o atum pressionado (se você não tiver os pressels, pode omiti-los).

Feche os potes e proceda à reebulição, seguindo as instruções das diretrizes do Ministério da Saúde citadas no final da receita. Se após a reebulição você notar a formação de pequenas bolhas de ar, quando o pote ainda estiver quente, bata-o delicadamente em uma superfície, para que as bolhas subam à superfície e desapareçam naturalmente.

No momento de consumir o atum em conserva de óleo, você pode fazer o teste do vácuo puxando a aba apropriada: se ao puxá-la produzir um som seco, significa que o conteúdo foi armazenado corretamente no vácuo. Caso contrário, se ao puxar a aba a vedação parecer "mole", significa que o vácuo não foi criado corretamente e é melhor não consumir o conteúdo. Seu atum em conserva de óleo está pronto para ser saboreado!

Conservação

O atum em conserva de óleo pode ser armazenado por até 3 meses, desde que o vácuo tenha sido feito corretamente e os potes sejam armazenados em um local fresco e seco, longe de fontes de luz e calor. Recomenda-se esperar pelo menos 1 mês antes de consumir o atum. Após abrir o pote, guarde na geladeira e consuma em no máximo 4-5 dias, completando com azeite de oliva extravirgem para evitar que o atum resseque.

Conselho

Para obter uma preparação mais leve, você pode preencher os potes com metade da quantidade de azeite de oliva e metade de óleo de sementes. A gosto, você pode aromatizar o atum colocando no pote, no lugar das bagas de zimbro, pimenta em grãos.

IMPORTANTE

A preparação caseira de conservas e geleias pode apresentar riscos à saúde. Em um ambiente doméstico, não é possível criar condições e medidas necessárias para garantir a segurança e a adequação dos alimentos, que, ao contrário, os procedimentos industriais são capazes de assegurar para prevenir contaminações perigosas. Portanto, é importante seguir rigorosamente as instruções de segurança alimentar para reduzir os riscos, mas é sempre necessário lembrar que nunca se obterá a mesma segurança alimentar que apresentam as conservas e geleias produzidas em nível profissional. Para uma preparação correta das conservas feitas em casa, remetemos às diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.