Torta charlotte alla zuppa inglese

/5

APRESENTAÇÃO

A torta charlotte ao pavê nasce do encontro entre duas sobremesas muito amadas: a Charlotte com mousse de chocolate amargo, com sua inconfundível coroa de Savoiardi, e o Zuppa inglese, com sua característica calda de alchermes. O resultado é uma sobremesa rica e suntuosa que esconde em seu interior camadas deliciosas de Creme de confeiteiro, clássico e de chocolate, que se alternam com discos macios de biscoito tipo savoiardo feito em casa. Uma cascata de raspas de chocolate finaliza esta composição cenográfica que captará os olhares dos seus convidados, ansiosos por provar uma generosa fatia! Se você deseja impressionar, a torta charlotte ao pavê é a escolha certa para conquistar primeiro os olhos e depois o paladar.

Experimente também estas deliciosas variações de torta charlotte:

 

INGREDIENTES

Para o biscoito tipo savoiardo
Farinha tipo 00 300 g
Fécula de batata 150 g
Claras 250 g - (cerca de 7)
Gemas 200 g - (cerca de 10-11)
Açúcar 175 g
Mel 60 g
Açúcar de confeiteiro quanto baste
Para o creme de confeiteiro clássico e de chocolate
Leite inteiro 750 g
Açúcar 225 g
Gemas 150 g - (cerca de 8-9)
Chocolate amargo 55% 75 g - (para picar grosseiramente)
Amido de milho (maizena) 40 g
Amido de arroz 35 g
Casca de limão 1
Fava de baunilha 1
Canela em pó 1 pitada
Sal fino 1 pitada
Para a calda
Água 175 g
Açúcar 70 g
Alchermes 25 g
Para decorar
Chocolate amargo 55% 150 g - cachos
Cacau em pó amargo quanto baste

Preparação

Para preparar a torta charlotte ao pavê, comece pelo creme de confeiteiro: despeje o leite em uma panela e aromatize com uma pitada de sal 1, a canela 2 e a casca de limão 3.

Adicione também a fava de baunilha cortada ao meio no sentido do comprimento 4 e leve quase à fervura. Enquanto isso, coloque as gemas em uma tigela junto com o açúcar 5 e misture bem com um batedor. Quando obter uma mistura cremosa, adicione o amido de milho e o amido de arroz peneirados 6.

Misture com o batedor para incorporar os pós de forma homogênea 7. Neste ponto, o leite terá começado a ferver, então despeje-o na tigela filtrando o líquido através de uma peneira 8 e misture tudo com o batedor 9.

Coloque a mistura de volta na panela 10 e deixe engrossar em fogo baixo, mexendo continuamente 11. Quando o creme estiver pronto, transfira dois terços dele para uma tigela, cubra com filme plástico em contato 12 e deixe esfriar na geladeira por 3 horas.

Despeje o restante do creme em outra tigela, adicione o chocolate picado grosseiramente 13 e misture com o batedor para derreter de forma homogênea 14. Cubra com filme plástico em contato 15 e deixe esfriar na geladeira pelo mesmo tempo.

Enquanto isso, prepare a calda: despeje a água em uma panela 16, adicione o açúcar 17 e leve à fervura, mexendo com um batedor 18.

Quando o açúcar estiver dissolvido, desligue o fogo e deixe amornar, depois adicione o alchermes 19. Misture e deixe esfriar em temperatura ambiente 20. Passe para o biscoito tipo savoiardo: despeje as claras e o açúcar em uma tigela e bata até o ponto de neve (você pode usar a batedeira planetária ou a batedeira elétrica) 21.

Em outra tigela, adicione as gemas com o mel 22 e misture com um batedor manual. Adicione a mistura de gemas às claras em neve 23 e incorpore delicadamente, misturando de baixo para cima com uma espátula 24.

Por fim, peneire na tigela a farinha e o amido de milho 25 e misture novamente para amalgamar, tomando cuidado para não desmontar a mistura 26. Transfira a massa obtida para um saco de confeitar com bico liso de 1 cm. Forre uma assadeira com papel manteiga e forme cerca de 20 bastões com 8 cm de comprimento e 1,5-2 cm de largura 27.

Polvilhe os savoiardi com bastante açúcar de confeiteiro 28 e asse em forno estático pré-aquecido a 200° por cerca de 9-10 minutos 29. Retire do forno e reserve 30.

Use a massa restante para formar 3 discos com diâmetro de 21 cm, com cerca de 1 cm de espessura 31. Polvilhe também os discos com açúcar de confeiteiro 32, depois asse uma assadeira de cada vez, sempre a 200°, por 10-12 minutos. Retire do forno e reserve 33.

Você está pronto para montar a torta: pegue um anel (ou uma forma) com diâmetro de 21 cm e use-o para cortar os discos de biscoito tipo savoiardo sob medida 34. Unte e forre o interior do anel com papel manteiga, posicione-o sobre um prato e coloque na base o primeiro disco 35, depois pincele com a calda 36.

Retire os cremes da geladeira e amoleça-os misturando com o batedor, depois transfira-os para 2 sacos de confeitar sem bico. Distribua metade do creme de confeiteiro clássico sobre o primeiro disco 37, depois cubra com o segundo disco 38 e pincele com a calda. Recheie o segundo nível com todo o creme de confeiteiro de chocolate 39.

Finalmente, cubra com o terceiro disco 40, pincele novamente com a calda e adicione o restante do creme de confeiteiro clássico, nivelando bem a superfície 41. Coloque a torta na geladeira e deixe firmar por pelo menos 2-3 horas. Após esse tempo, faça raspas de chocolate amargo com a ajuda de um descascador 42.

Decore a superfície da torta com as raspas de chocolate 43, depois polvilhe com cacau em pó amargo 44. Remova delicadamente o anel e o papel manteiga dos lados 45.

Coloque os savoiardi na vertical ao longo de toda a borda da torta, pressionando levemente para que adiram 46, depois envolva tudo com uma fitinha 47. Sua torta charlotte ao pavê está pronta para ser servida 48!

Conservação

A torta charlotte ao pavê pode ser conservada na geladeira por 2-3 dias, coberta com uma cúpula.

Você pode preparar com antecedência o creme de confeiteiro e conservá-lo na geladeira por 2-3 dias, coberto com filme plástico em contato.

Os savoiardi e os discos podem ser preparados com antecedência e conservados em uma lata por 3-4 dias.

Conselho

A torta charlotte ao pavê é uma sobremesa cenográfica que requer os tempos de descanso adequados para ser realizada: adiante as preparações e monte-a algumas horas antes de servir, ou mesmo na noite anterior... assim você otimiza os esforços obtendo o máximo resultado!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.