Torta de morango com merengue

/5

APRESENTAÇÃO

Ideal para celebrar o Dia das Mães, uma comunhão ou um aniversário especial, a torta de merengue de morango é um festival de doçura que vai te conquistar com sua elegância pura! Como a famosa pavlova, esta deliciosa sobremesa combina o aroma do merengue com um recheio de chantilly e frutas frescas, mas nesse caso, também adicionamos o toque delicioso do creme de confeiteiro. Assim, você trará à mesa uma doce em camadas impressionante com sabor fresco e delicado, perfeito para homenagear as cores e fragrâncias da estação da primavera.

Experimente também a torta de merengue pascal com morangos e chocolate e não perca outras deliciosas variações de tortas de merengue:

  • Torta de cereja com merengue
  • Torta com curd de limão e merengue
  • Torta de ameixa com merengue

INGREDIENTES

Para o merengue
Claras 150 g - (cerca de 5) em temperatura ambiente
Açúcar 300 g
Suco de limão ½
Para o creme de confeiteiro
Leite inteiro 500 g
Açúcar 150 g
Gemas 100 g - (cerca de 6)
Amido de milho (maizena) 25 g
Amido de arroz 20 g
Casca de limão 1
Para o chantilly
Creme de leite fresco líquido 300 g - fria
Açúcar de confeiteiro 20 g
Para rechear e decorar
Morangos 450 g
Hortelã quanto baste

Preparação

Para preparar a torta de merengue de morango, comece pelo merengue: na tigela de uma batedeira equipada com batedor (alternativamente, você pode usar batedores elétricos), adicione as claras 1, metade do açúcar 2 e o suco de limão 3.

Acione a batedeira em velocidade média e, quando o merengue começar a ficar bem montado 4, adicione a outra metade do açúcar 5. Continue batendo até obter um composto consistente, brilhante e espumoso 6.

Transfira o merengue para um saco de confeitar com bico liso e desenhe com um lápis um círculo de 20 cm de diâmetro sobre uma assadeira forrada com papel manteiga. Crie um disco de merengue formando círculos concêntricos do exterior para o centro 7, depois faça o mesmo para criar um segundo disco de merengue. Com o composto restante, esprema pequenos montes na assadeira; você terá pequenos merengues para usar na decoração 8. Asse em forno estático pré-aquecido a 90°C por pelo menos 4 horas ou até que o merengue esteja seco e crocante 9. Uma vez cozido, desligue o forno e deixe os merengues esfriarem dentro dele.

Enquanto isso, prepare o creme de confeiteiro: aqueça o leite em uma panela com as cascas de limão 10. Em uma tigela separada, adicione as gemas e o açúcar 11, depois misture com um batedor. Quando estiver bem misturado, adicione o amido de milho e o amido de arroz 12.

Quando o leite começar a ferver, adicione-o ao composto de gemas coando através de uma peneira 13. Misture bem e despeje novamente tudo na panela 14. Deixe o creme engrossar em fogo médio-baixo, mexendo continuamente com o batedor 15.

Uma vez engrossado, transfira o creme de confeiteiro para uma assadeira, cubra com filme plástico em contato e deixe esfriar primeiro à temperatura ambiente e depois na geladeira por pelo menos 3 horas 16. Após o tempo de resfriamento, cuide dos morangos: corte as pontas e corte cerca de 250 g em fatias 17 e 200 g em cubos 18.

Por último, prepare o chantilly: adicione o creme de leite fresco e o açúcar de confeiteiro em uma tigela 19, depois bata o composto com batedores elétricos 20 e transfira para um saco de confeitar com bico liso 21.

Você está pronto para montar a sobremesa: coloque o primeiro disco de merengue em um prato de servir 22, depois decore a borda com pequenos montes de chantilly 23. Retire o creme de confeiteiro da geladeira e amoleça com um batedor, depois recheie o centro ajudando-se sempre com um saco de confeitar 24.

Distribua os morangos cortados em cubos sobre o creme de confeiteiro 25 e pressione delicadamente com as mãos para nivelá-los 26, depois cubra com o segundo disco de merengue 27.

Decore a borda com mais pequenos montes de chantilly 28 e recheie o centro com o creme de confeiteiro 29. Agora, decore a superfície com os morangos em fatias 30.

Adicione também os pequenos merengues 31 e complete com algumas folhas de hortelã 32. Coloque na geladeira sua torta de merengue de morango por pelo menos 3 horas antes de servir e saborear 33!

Conservação

Recomenda-se consumir a sobremesa imediatamente ou congelá-la por no máximo 5 dias, sem os morangos na superfície.

Conselho

Você pode substituir os morangos pela fruta da estação que preferir, como frutas vermelhas, figos ou damascos para criar deliciosas variações durante todo o ano!

A combinação de amido de arroz e de milho permite obter uma consistência de creme ideal para esta receita, mas se preferir, você pode usar amido de arroz com a mesma quantidade de amido de milho ou vice-versa.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.