Torta de cerejas ácidas

/5

APRESENTAÇÃO

Uma cereja puxa a outra, então por que não preparar uma sobremesa deliciosa com essa fruta deliciosa? Nós, do GialloZafferano, propomos a torta de cerejas ácidas que conquistará seu paladar com uma massa leve e um recheio de sabor intenso.
As cerejas ácidas, de fato, são a variedade mais selvagem das cerejas; apresentam-se com uma cor vermelho escuro, sabor doce e um toque ligeiramente ácido.
Se você quiser tornar o sabor da sua torta ainda mais genuíno, pode usar uma geleia de cerejas feita em casa, seguindo o procedimento que você encontra aqui: geleia de cerejas.
A torta de cerejas ácidas é uma verdadeira delícia para finalizar uma boa refeição ou para um lanche saboroso!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa (para uma forma de 27 cm de diâmetro)
Farinha tipo 00 190 g
Açúcar de confeiteiro 150 g
Manteiga 115 g
Gemas 60 g - (cerca de 4)
Sal fino 1 pitada
Casca de limão 1 - não tratado
Para o recheio
Cerejas ácidas 1 kg
Geléia de cereja 350 g
Açúcar mascavo 100 g
Casca de limão 1 - não tratado

Preparo

Para preparar a torta de cerejas ácidas, comece pela base de massa (para o procedimento detalhado, você também pode consultar a Escola de culinária como preparar a massa: em um processador, coloque a farinha e adicione os pedaços de manteiga fria 1, depois ligue o processador até obter uma mistura arenosa 2. Coloque a mistura obtida em uma superfície de trabalho formando a clássica fonte e adicione o sal no centro 3.

Continue adicionando sempre no centro o açúcar de confeiteiro e a casca de limão ralada 4. Agora crie um pouco de espaço no centro 5 e adicione as gemas 6.

Comece a amassar rapidamente com as mãos os ingredientes (7-8) até obter uma massa lisa e compacta. Depois forme um bloco 9.

Envolva o bloco em filme plástico 10 e coloque para esfriar na geladeira por pelo menos 2 horas. Enquanto isso, prepare as cerejas ácidas: lave-as em água corrente, depois corte-as ao meio com uma faca 11 e retire o caroço de cada uma 12.

Quando você tiver eliminado todos os caroços, coloque as cerejas ácidas em uma panela grande com o açúcar mascavo 13. Deixe cozinhar em fogo médio por 20 minutos, até que o líquido tenha evaporado quase completamente 14, então desligue o fogo e deixe esfriar. Com um pincel, unte uma forma de 27 cm de diâmetro com manteiga 15 e enfarinhe-a.

Passadas as 2 horas de descanso na geladeira, retire o bloco de massa e coloque-o em uma superfície fria e enfarinhada e comece a estendê-lo com um rolo 16. Estenda a massa em uma folha com cerca de meio cm de espessura 17. Então, com a ajuda do rolo, levante a massa estendida e posicione-a sobre a forma 18. Elimine o excesso de massa cortando cuidadosamente as bordas (se desejar, pode usar o excesso de massa para decorar sua torta).

Adira a massa à superfície e ao longo da borda da forma, pressionando levemente com as mãos 19. Agora você pode começar a rechear a torta: comece com a geleia de cerejas 20, cuidando para distribuí-la por toda a superfície. Depois, adicione as cerejas ácidas previamente cozidas 21.

Quando você tiver distribuído uniformemente também as cerejas ácidas 22, termine ralando a casca de um limão não tratado 23. Asse em forno estático pré-aquecido a 180° por 50 minutos (se forno ventilado, a 160° por 40-45 minutos) ou até que as bordas estejam douradas. Retire do forno e deixe esfriar 24. Você pode servir sua torta de cerejas ácidas simples ou polvilhada com açúcar de confeiteiro!

Conservação

Conserve a torta de cerejas ácidas em temperatura ambiente sob uma cúpula de vidro ou coberta com papel alumínio por 3-4 dias.
A massa crua pode ser conservada envolta em filme plástico na geladeira por até 2 dias. A massa crua também pode ser congelada, sempre envolta em filme plástico.

Curiosidades

A árvore das cerejas ácidas, o Amareno (Prunus Cerasus) vem do Oriente Médio, da região do Cáucaso e parece ter sido introduzida na Itália por volta do século I a.C. É uma planta versátil que se adapta a qualquer clima e cresce tanto em áreas montanhosas quanto em colinas. Os frutos, chamados de cerejas ácidas ou amarene, são usados em receitas tradicionais como xaropes, conservas, licores e preparações doces. As cerejas ácidas de Cantiano, na Província de Pesaro Urbino, estão registradas na Gazeta Oficial como produto agroalimentar tradicional da Região Marche. Crescem espontaneamente à sombra do Monte Catria, uma área caracterizada por um solo calcário e argiloso.

Conselho

Mais doce ou mais aromático? Em um caso, a solução é aumentar o açúcar, ou escolher cerejas mais maduras; no outro, por que não adicionar um pouco de canela?

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.