Torta de cerejas ácidas
- Fácil
- 1 h 35 min
- Kcal 371
 
				A torta de espelta e cerejas é um bolo muito rico e perfumado, que dentro de uma casca de massa quebrada de limão crocante acolhe um delicioso recheio de compota de cerejas, amêndoas e farinha de espelta. O toque rústico da espelta dá a esta preparação doce um sabor muito particular, tornando-a ideal para o café da manhã ou lanche, mas também o acompanhamento perfeito para uma bola de sorvete de baunilha na hora da sobremesa. O coração suave de compota de cerejas irá conquistá-lo, e você não conseguirá resistir a uma segunda fatia!
 
										Para preparar a torta de espelta e cerejas, comece preparando a compota de cerejas. Em uma panela de fundo grosso, coloque as cerejas lavadas e sem caroço, junto com o açúcar 1, a polpa de baunilha 2 e a fava vazia, que você irá remover ao final do cozimento 3.
 
										Rale a casca do limão 4 e adicione também o suco coado 5, depois dê uma boa mexida 6 e acenda o fogo: mantenha a chama média até ferver, depois diminua e continue o cozimento lentamente.
 
										Após cerca de 40 minutos, quando a compota atingir 108° 7, está pronta para ser retirada do fogo. Reserve-a e passe para a preparação da massa. Em um processador coloque a farinha peneirada, uma pitada de sal e a manteiga recém-retirada da geladeira cortada grosseiramente 8. Bata tudo até obter uma mistura arenosa 9.
 
										Despeje a mistura arenosa sobre uma superfície de trabalho (ou em uma tigela) e adicione o açúcar de confeiteiro peneirado; crie uma forma de fonte e no centro adicione a casca de limão ralada 10 e as gemas 11. Misture tudo primeiro com um garfo, depois quando os ovos tiverem absorvido a farinha, você pode prosseguir com as mãos. Amasse apenas o tempo suficiente para compactar a massa 12 para que ela não aqueça muito com o calor das mãos e permaneça crocante.
 
										Forme um bloco e achate-o antes de envolvê-lo em filme plástico 13; coloque-o na geladeira para endurecer por pelo menos 30 minutos. Passe então para o recheio de espelta. Coloque no processador a farinha de amêndoas, as amêndoas não peladas e a farinha de espelta 14 e adicione também metade do açúcar 15.
 
										Acione até obter um pó muito fino 16. Transfira para a batedeira e adicione a manteiga amolecida em pedaços 17 e ligue as pás. Separe as claras das gemas 18.
 
										E adicione estas últimas na batedeira, continuando a bater 19. Reserve a mistura. À parte, bata as claras com o açúcar restante, adicionando-o em duas ou três vezes 20, até que se forme um pico firme 21.
 
										Em uma tigela, misture agora a mistura de espelta e amêndoas com as claras batidas 22, incorporando-as delicadamente com movimentos da espátula de baixo para cima 23. Retome a massa quebrada e estenda-a em uma folha de cerca de 1,5 cm 24.
 
										Com a ajuda de um rolo, desenrole a folha de massa quebrada dentro de uma forma de torta de 24 cm de diâmetro 25 untada e enfarinhada. Faça a massa aderir à forma e com uma faca corte o excesso de massa das bordas 26, reservando-o para as decorações. Despeje dentro da forma assim forrada a compota de cerejas 27.
 
										E distribua-a uniformemente no fundo. Despeje agora sobre a base de cerejas a mistura de amêndoas e espelta 28 e nivele bem com uma espátula 29. Da massa quebrada restante e estendida, corte tiras 30.
 
										Coloque-as sobre a superfície do bolo, cruzando-as para formar o clássico desenho de losangos 31. O bolo está pronto para ser assado 32. Asse-o em forno estático pré-aquecido a 180° por 40 minutos, verificando ao final do cozimento 33.