Torta de espelta e iogurte

/5

APRESENTAÇÃO

Todo dia é feito de muitos momentos diferentes, cada um com um sabor particular. Da mesma forma, existem doces que contêm em si muitos sabores diferentes, para descobrir mordida após mordida. Proporcionar pelo menos um momento de doçura todos os dias é um direito e um dever de cada um de nós: que melhor maneira de fazer isso do que saboreando uma boa fatia de torta com maçãs? Hoje sugerimos que você dê sabor ao seu dia com a torta de espelta e iogurte: um doce macio onde as notas ácidas das maçãs verdes encontram o toque rústico da farinha de espelta e o gosto marcante do iogurte grego. A torta de espelta e iogurte é perfeita tanto para o café da manhã de toda a família quanto para o lanche dos pequenos (ou a pausa para o café dos mais velhos!), mas também irá surpreendê-lo como sobremesa no final de uma refeição. Com seus ingredientes simples e genuínos, essa torta de espelta e iogurte é preparada em poucos passos e, com seu sabor original, conquistará até o convidado mais exigente. Experimente também os biscoitos de espelta e laranja e você estará pronto para proporcionar todos os dias o seu momento de doçura diária!

INGREDIENTES

Ingredientes para uma forma de 22 cm de diâmetro
Farinha de espelta 170 g
Iogurte grego 250 g - em temperatura ambiente
Maçãs Vovó Smith 2
Açúcar 180 g
Manteiga 100 g - em temperatura ambiente
Ovos 2 - médias, em temperatura ambiente
Fermento químico em pó 10 g
Fécula de batata 50 g
Fava de baunilha 1
Sal fino 1 pitada
Para untar e enfarinhar a forma
Manteiga quanto baste
Farinha tipo 00 quanto baste
para polvilhar
Açúcar quanto baste
Açúcar de confeiteiro 40 g

Preparação

Para preparar a torta de espelta e iogurte, comece com os ingredientes secos: em uma tigela, peneire a farinha de espelta 1 com o fermento 2 e o amido de batata 3. Depois de concluir essa operação, coloque a tigela de lado por um momento.

Na batedeira, coloque a manteiga cortada em pedaços 4 e, enquanto a batedeira trabalha, adicione o açúcar 5 e as sementes da vagem de baunilha 6.

Adicione também o iogurte grego 7 e continue a bater até obter uma mistura espumosa. Nesse ponto, adicione os ovos em temperatura ambiente 8 e, sempre continuando a bater, adicione também o sal 9.

Nesse ponto, adicione também os ingredientes secos que você peneirou anteriormente, adicionando uma colher de cada vez 10. Depois de adicionar todos os ingredientes secos e obter uma massa lisa e sem grumos 11, despeje a massa em uma forma de 22 cm de diâmetro com fundo removível, untada e enfarinhada 12.

Nivele a massa na forma com a ajuda de uma espátula 13 e, em seguida, polvilhe a superfície com uma colher de açúcar (14-15).

Agora passe para as maçãs: lave-as bem e corte-as em fatias (16-17), obtendo fatias de cerca de 4 milímetros de espessura 18.

Coloque as fatias de maçã sobre a superfície da torta, sobrepondo-as ligeiramente (19-20) e formando um círculo, deixando o centro da torta vazio 21.

Polvilhe a superfície com açúcar de confeiteiro 22 e leve ao forno pré-aquecido a 180°C, na prateleira do meio, por 40 minutos 23. Após esse tempo, faça o teste do palito: se o palito sair limpo e seco, significa que a torta está devidamente assada e você pode retirá-la do forno 24. Deixe esfriar antes de transferir para um prato de servir e servir: sua torta de espelta e iogurte está pronta para ser saboreada!

Conservação

A torta de espelta e iogurte pode ser conservada por 3-4 dias à temperatura ambiente, coberta com uma cúpula de vidro. Pode ser congelada após o cozimento, inteira ou em fatias.

Conselho

Para dar à sua torta de espelta e iogurte um sabor ainda mais especial, você pode adicionar à massa as sementes de uma vagem de cardamomo, que realçará o sabor das maçãs: será um sucesso!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.