Torta Pasqualina

/5

APRESENTAÇÃO

A torta pasqualina é uma receita típica da culinária da Ligúria, que, como diz o nome, está intimamente ligada ao período da Páscoa! Trata-se de uma torta salgada feita com massas finíssimas, que na nossa versão envolvem um recheio de acelga e ricota, perfumada com manjerona e enriquecida pela presença dos ovos cozidos, que só se revelam ao cortar a primeira fatia! Esta preparação tem origens muito antigas, evocando uma forte simbologia pascal: segundo a tradição, as 33 folhas originais celebravam os anos de vida terrena de Cristo, enquanto os 7 ovos simbolizam o renascimento da vida, o retorno da primavera. Propomos uma versão ligeiramente simplificada, feita com 18 camadas de massa, amassadas à mão e abertas com o rolo, como se fazia antigamente. A receita original exigiria a prescinseua, um queijo fresco genovês com um sabor ligeiramente ácido, mas sendo um produto difícil de encontrar fora da região, preferimos substituí-lo por ricota. Asseguramos que o resultado será igualmente saboroso! Essencial como entrada para o almoço de Páscoa, a torta pasqualina é perfeita como torta salgada para a Segunda-feira de Páscoa, talvez junto com sua prima menos conhecida, a torta de gee.

Experimente também estas deliciosas variações em porções individuais, e não apenas:

  • Mini pasqualine
  • Tortinhas pasqualine com ervilhas
  • Mini pasqualine de massa filo
  • Tortinho pasqualino
  • Pasqualina fácil com aspargos
  • Pasqualina sem glúten

INGREDIENTES

Para a massa (para uma forma com diâmetro de 28 cm)
Farinha tipo 00 600 g
Água 350 g
Azeite virgem extra 35 g
Sal fino 1 pitada
Para o recheio de acelga
Acelga 1 ½ kg - (para limpar)
Cebolas 1
Ovos 2 - médias
Parmigiano Reggiano DOP 50 g - (para ralar)
Manjerona 3 raminhos
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o recheio de ricota
Ricota de vaca 500 g
Parmigiano Reggiano DOP 90 g - (para ralar)
Ovos 3 - médias
Noz-moscada quanto baste
Sal fino quanto baste
Para estender e pincelar
Farinha tipo 00 quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Para rechear
Ovos 7 - médias
Parmigiano Reggiano DOP 30 g - (para ralar)

Preparação

Para preparar a torta pasqualina, primeiro prepare a massa: em uma tigela coloque a farinha, o sal 1 e a água 2 e comece a amassar 3. Se preferir, pode dissolver o sal na água.

Adicione também o óleo 4 e continue amassando na tigela, ajudando-se se necessário com uma espátula 5. Quando os ingredientes estiverem bem misturados, transfira a massa para uma superfície de trabalho ligeiramente enfarinhada e continue trabalhando por alguns minutos até obter uma massa lisa e elástica 6.

Agora divida a massa em 18 pedaços, um para cada camada da torta pasqualina: o primeiro pedaço deve pesar 100 g e servirá como base, os outros cerca de 50 g 7. Arredonde cada pedaço 8 e coloque as bolinhas obtidas em uma bandeja 8. Cubra com filme plástico e deixe descansar em temperatura ambiente enquanto você prepara o recheio 9.

Limpe e pique finamente a cebola 10. Remova os talos das acelgas 11 e corte grosseiramente as folhas 12.

Deixe as cebolas murcharem em uma panela com um fio de óleo 13, depois adicione as acelgas 14, sal, pimenta e cozinhe por alguns minutos 15.

Coloque as acelgas em um escorredor 16 e deixe escorrer o excesso de água 17. Depois de esfriadas, transfira as acelgas para uma tigela e adicione os ovos 18.

Adicione também o Parmigiano Reggiano DOP ralado 19, a manjerona picada 20, sal e pimenta. Misture bem para incorporar tudo 21.

Reserve o composto e passe ao recheio de ricota: em outra tigela coloque a ricota e bata com um fouet ou uma espátula para amolecê-la 22, depois adicione os ovos 23 e o Parmigiano Reggiano DOP ralado 24.

Tempere com noz-moscada 25 e sal 26, depois misture bem com o fouet até obter uma consistência cremosa e homogênea 27.

Reserve o recheio de ricota e volte à massa: pegue a bola de 100 g e polvilhe com um pouco de farinha tanto em cima quanto embaixo 28. Estenda delicadamente a massa com o rolo até obter uma folha muito fina, com diâmetro de pelo menos 40 cm 29. Enrole a folha no rolo para poder movê-la mais facilmente 30.

Desenrole a folha em uma forma de aro removível com 28 cm de diâmetro, que você terá previamente pincelado com óleo 31. Ajude-se com as mãos para alargá-la sem rasgar 32 e faça-a aderir perfeitamente à base e às bordas da forma; neste caso, a massa deve sobressair generosamente dos lados da forma. Estenda uma das bolas de massa menores, desta vez até um diâmetro de 28 cm porque cobrirá apenas a base 32.

Pincele a primeira folha com óleo 33 e coloque a segunda na forma, sempre ajudando-se com o rolo 35. Proceda assim até fazer um total de 10 camadas, pincelando cada camada com óleo antes de adicionar a próxima 36.

Despeje o composto de acelgas na base e nivele a superfície 37, depois adicione também o creme de ricota e distribua uniformemente 38. Com as costas de uma colher, faça 7 cavidades: uma central e 6 laterais 39.

Quebre os ovos para o recheio em uma tigela à parte e deixe escorregar delicadamente um em cada cavidade 40, depois polvilhe com o Parmigiano Reggiano DOP ralado 41. Agora estenda outra bola de massa e cubra o recheio com a folha obtida 42.

Pincele com óleo 43 e continue assim até fazer um total de 8 camadas 44. Finalmente, corte parte da massa em excesso e enrole as bordas para formar um cordão 45.

Com uma tesoura, faça cortes na parte superior da torta para evitar que inche durante o cozimento 46, depois asse em forno estático pré-aquecido a 180°C por cerca de 80-90 minutos, colocando a forma na prateleira de baixo. Uma vez assada, retire do forno e deixe esfriar na forma 47. Sua torta pasqualina está pronta para ser cortada em fatias e servida 48!

Conservação

A torta pasqualina pode ser conservada na geladeira, bem coberta, por 3 dias. Você pode congelá-la depois de assada e completamente resfriada, de preferência já cortada em fatias, para descongelar apenas as porções que precisará. Descongele as fatias na geladeira e aqueça no forno ou no micro-ondas.

Conselho

É comum preparar a torta pasqualina de diferentes maneiras, dependendo das tradições familiares ou da região: em vez de acelgas, alguns usam espinafre ou uma mistura de ervas selvagens. Muito difundida também é a variante com alcachofras.

Em algumas versões, para se aproximar do sabor da prescinseua, mistura-se ricota e iogurte.

Para deixar sua torta pasqualina ainda mais festiva, você pode decorar a superfície com desenhos temáticos feitos com a massa restante!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.