Mini pasqualine

/5

APRESENTAÇÃO

Os mais tradicionalistas não deixarão faltar na mesa de Páscoa o clássico torta Pasqualina, com suas finíssimas camadas de massa folhada e a simbologia ligada à presença dos ovos em seu interior. Mas se a receita original parecer muito complicada, aqui está uma alternativa simples e rápida que até mesmo os cozinheiros iniciantes poderão realizar: mini pasqualine! O recheio à base de acelga e ricota permanece fiel ao sabor tradicional, ao contrário da tortinha pasqualina com ervilhas que propusemos no passado, enquanto o que muda é o invólucro externo de massa folhada e o formato em porção individual, perfeito para o tradicional piquenique na segunda-feira de Páscoa. E o ovo, você pergunta? Claro que não poderíamos deixar de lado o símbolo pascal por excelência, então não se preocupe... você só precisa esperar a primeira mordida para saboreá-lo em toda a sua maciez! Se você está procurando um aperitivo para o almoço de Páscoa como alternativa à colomba salgada, ou uma torta salgada para o passeio de segunda-feira de Páscoa, as mini pasqualine serão em qualquer caso a receita perfeita!

Não perca também essas adoráveis variações em formato mini ou maxi:

  • Mini pasqualine de massa filo
  • Tortinha pasqualina
  • Pasqualina fácil com aspargos

INGREDIENTES

Massa folhada 460 g - (2 retangulares)
Acelga 670 g - para limpar
Ovos 6
Ricota de vaca 270 g
Queijo pecorino 30 g - para ralar
Noz-moscada quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para pincelar
Gemas 1
Creme de leite fresco líquido 8 g

Preparo

Para preparar as mini pasqualine, primeiro limpe as acelgas removendo a parte mais dura do talo 1, depois corte-as grosseiramente e lave-as em água corrente 2; no total, deve-se obter cerca de 600 g de acelgas limpas. Cozinhe as acelgas em água fervente salgada por cerca de 3-4 minutos 3.

Enquanto isso, cozinhe também os ovos: coloque-os em uma panela com bastante água fria, coloque no fogo 4 e conte 8-9 minutos a partir do momento em que a água começar a ferver. Quando as acelgas estiverem cozidas, escorra-as e resfrie-as em água corrente 5, depois transfira-as para um recipiente alto e estreito e bata com um mixer de imersão 6.

Coloque as acelgas batidas em uma tigela e adicione a ricota 7, o Pecorino ralado 8, a noz-moscada ralada 9, sal e pimenta.

Misture bem para incorporar tudo 10 e reserve. Quando os ovos estiverem cozidos, resfrie-os também em água corrente 11, depois descasque-os delicadamente e reserve em outra tigela 12.

Agora você está pronto para montar suas mini pasqualine: desenrole a primeira folha de massa folhada e divida-a em 6 retângulos iguais de aproximadamente 11x12 cm 13. Coloque uma colher do composto de acelga no centro de um dos retângulos 14, coloque um ovo cozido por cima 15 e tente compactar o recheio empurrando-o delicadamente com as mãos para dentro.

Adicione outra colherada do composto de acelga por cima do ovo cozido 16, depois cubra com outro retângulo de massa folhada e pressione bem ao redor das bordas para selá-las 17. Dobre as bordas para dentro para garantir que o recheio não saia durante o cozimento 18 e proceda da mesma forma com a segunda folha de massa folhada: no total, você obterá 6 pacotinhos.

Uma vez prontos, transfira os pacotinhos para uma assadeira forrada com papel manteiga e pincele-os com a mistura de gema e creme de leite que você terá batido juntos 19. Asse em forno estático pré-aquecido a 200° por cerca de 25 minutos, na prateleira do meio, até que fiquem bem dourados na superfície. Retire suas mini pasqualine do forno 20 e deixe-as amornar antes de servir e saborear 21!

Conservação

As mini pasqualine podem ser armazenadas na geladeira por no máximo 2 dias. É possível congelá-las após serem cozidas e resfriadas.

Conselho

Se preferir, você pode substituir as acelgas por espinafre. Alternativamente, você pode usar radicchio, mas nesse caso recomendamos cortá-lo finamente com uma faca e misturá-lo cru à ricota.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.