Tortinhas pascoalinas com ervilhas

/5

APRESENTAÇÃO

A torta pasqualina é uma torta salgada típica da culinária da Ligúria, recheada geralmente com espinafre, ricota e ovos, que não pode faltar nos menus de Páscoa. Perfeita como entrada ou para levar em um passeio entre amigos ou para um almoço de Páscoa em família, esta torta nos inspirou e nossos chefs, baseando-se na original, criaram umas fantásticas tortinhas pascoalinas com ervilhas, para dar vida a uma versão individual. Entre duas finas camadas de uma fragrante massa brisé, aromatizada com tomilho, encontramos um recheio realmente rico à base de ricota e ervilhas que guarda, como de costume, um ovo inteiro! Dadas as dimensões, era quase impossível inserir um ovo de galinha, mas não queríamos abrir mão da tradição e os ovos de codorna se revelaram a resposta para os nossos problemas! Este ano, na ocasião da Páscoa preparem também vocês estas deliciosas tortinhas salgadas: as tortinhas pascoalinas com ervilhas ficarão fragrantes e surpreenderão seus amigos com sua aparência!

Não percam também estas variações em formato mini ou maxi:

  • Mini pasqualinas de massa filo
  • Mini pasqualinas
  • Tortinha pasqualina
  • Pasqualina fácil com aspargos

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa brisée para 4 tortinhas
Manteiga 100 g - frio de geladeira
Farinha tipo 00 200 g
Água 70 g - fria
Sal fino 1 pitada
Tomilho quanto baste
para o recheio
Ervilhas congeladas 250 g
Chalota 1
Azeite virgem extra 20 g
Ricota de vaca 200 g
Parmigiano Reggiano DOP 75 g - ralado
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Ovos de codorna 4
para pincelar
Leite inteiro quanto baste

Preparo

Para preparar as tortinhas pascoalinas com ervilhas, primeiro comece a fazer a massa brisé. Coloque no processador: a farinha, o sal, a manteiga fria da geladeira cortada em cubos 1, as folhinhas de tomilho 2 e bata até obter uma farinha bem fina 3.

Transfira-a para uma superfície de trabalho e, acrescentando a água fria aos poucos 4, comece a amassar com as mãos, sem aquecer demais a massa, até obter uma bola homogênea 5. Depois embrulhe-a em filme plástico 6 e deixe descansar na geladeira por pelo menos 40 minutos.

Enquanto a massa brisé descansa, prepare o recheio. Pique a chalota 7 e transfira-a para uma panela onde já tenha aquecido o óleo 8, deixe murchar por cerca de 5 minutos e adicione as ervilhas 9.

Misture suavemente 10, adicione uma pitada de sal 11, a pimenta e cozinhe por 4-5 minutos 12, apenas o tempo necessário para dar sabor às ervilhas junto com a chalota, depois deixe-as esfriar.

Neste ponto, peneire a ricota em uma tigela 13, adicione uma pitada de sal, a pimenta e o Parmesão ralado 14. Adicione também as ervilhas já frias 15

e misture até obter uma mistura uniforme 16. Após 40 minutos, pegue a massa brisé e estenda-a sobre uma superfície levemente enfarinhada 17 até obter uma folha com cerca de 3 mm de espessura 18.

Coloque uma tigela com diâmetro de 14 cm sobre a folha de massa e com uma faca corte o disco de massa seguindo o contorno da tigela 19. Depois, coloque cada disco nas forminhas com diâmetro de 10,5 cm 20, aderindo bem ao fundo e às bordas. Com a ajuda de uma faca, corte também o excesso de massa que sai da forma 21. Neste ponto, amasse novamente as sobras da brisé e reserve-as embrulhadas em filme plástico, pois serão usadas posteriormente para criar as tiras.

Com os dentes de um garfo, fure a base das tortinhas pascoalinas 22 e, com a ajuda de duas colheres, coloque um pouco do recheio recém-preparado 23. Nivele com uma colher de chá e crie uma pequena cavidade no centro 24,

onde você irá colocar o ovo de codorna descascado 25. Repita a mesma operação para todas as 4 tortinhas e cubra novamente com mais recheio 26 até quase chegar à borda da forma 27.

Estenda novamente a massa brisé reservada 20 e, usando uma roda dentada 29, corte tiras que servirão para recriar as tiras. Para obter um efeito trançado, coloque primeiro uma tira no sentido horizontal 30

depois uma no vertical e continue assim, alternando a orientação das tiras 31 até obter um efeito de cesta 32. Aderir delicadamente as tiras à base de brisé e corte o excesso de massa com uma faca 33.

Depois de finalizadas suas tortinhas pascoalinas, posicione-as em uma assadeira e pincele as tiras com leite 34. Asse em forno estático pré-aquecido a 180° por 40 minutos (como alternativa, você pode usar o forno ventilado, pré-aquecido a 160° e cozinhar suas tortinhas por 30 minutos). Somente quando estiverem cozidas e bem douradas, retire suas tortinhas pascoalinas com ervilhas do forno 35, deixe esfriar para apreciar melhor e sirva 36.

Conservação

As tortinhas pascoalinas com ervilhas podem ser conservadas na geladeira por no máximo 2-3 dias. Se preferir, você também pode congelá-las depois de cozidas.

Dica

No lugar das pequenas tortinhas, você pode fazer uma única torta pasqualina usando uma forma de 24 cm e, no lugar dos ovos de codorna, se preferir, pode usar ovos de galinha clássicos!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.