Torta salgada de cebola de Tropea e Silano

/5

APRESENTAÇÃO

A torta salgada, ou quiche como dizem os franceses, de cebola de Tropea e Silano é uma deliciosa torta salgada que lembra os aromas da Calábria: o intenso sabor da cebola de Tropea se funde com o saboroso caciocavallo Silano. Uma deliciosa mistura de produtos locais calabreses!

Esta torta salgada é ótima para saborear como entrada ou prato principal, mas também para enfeitar um buffet ou, por que não, levar para o trabalho. O rico recheio de cebolas de Tropea e queijo Silano a torna saborosa e deliciosa, combinando habilmente duas excelências locais como a cebola e o típico queijo.

Será uma semana intensa? Prepare esta torta salgada de cebola de Tropea e Silano para levá-la com você e apreciá-la em temperatura ambiente ou simplesmente aquecendo-a no micro-ondas ou por alguns minutos no forno, para um lanche genuíno e apetitoso!

INGREDIENTES

Caciocavallo silano 350 g - (em fatias)
Cebolas roxas de Tropea 300 g
Vinho tinto 20 g
Açúcar 1 colherinha
para a massa brisée
Água 70 g - (gelada)
Manteiga 100 g
Farinha tipo 00 200 g
para o molho bechamel
Leite inteiro 500 g
Cebolas roxas de Tropea 80 g
Farinha tipo 00 50 g
Azeite virgem extra 50 g
Noz-moscada quanto baste - (para ralar)
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação para uma forma de 27 cm de diâmetro

Para preparar a Torta salgada de cebola de Tropea e Silano, comece preparando a Massa brisée. Pegue um processador e adicione a farinha e a manteiga cortada grosseiramente em pedaços frios de geladeira, ajuste o sal 1 e misture os ingredientes até obter uma massa arenosa e farinosa. Despeje a mistura em uma superfície de trabalho formando um monte e adicione aos poucos a água gelada 2. Quando os ingredientes estiverem uniformemente misturados, coloque a mistura em formato de bola em filme plástico 3 e deixe descansar na geladeira por pelo menos 40 minutos.

Enquanto a massa brisée descansa na geladeira, comece a preparar o recheio, começando pela cebola de Tropea. Remova a camada externa, depois corte-a em fatias não muito finas. Pegue uma frigideira antiaderente, adicione um fio de azeite de oliva extra virgem e coloque a cebola de Tropea cortada em fatias 4 para cozinhar em fogo médio. Adicione o vinho tinto 5 e, quando estiver quase cozido, adicione uma pitada de açúcar para caramelizar 6. Misture a cebola com uma colher para que fique uniformemente cozida. Quando a cebola de Tropea estiver cozida, coloque-a em uma tigela e deixe esfriar.

Passe agora para a preparação do Bechamel. Coloque um fio de azeite em uma panela e doure a cebola finamente cortada 7. Adicione a farinha 8 e misture com a cebola, misturando bem para não formar grumos 9.

Enquanto isso, aqueça o leite em uma panela pequena. Quando estiver bem misturado, adicione o leite aquecido 10, aromatizado com noz-moscada 11. Ajuste o sal 12,

e a pimenta 13. Continue a cozinhar e mexer 14 até obter uma mistura cremosa 15. Em seguida, desligue o fogo e reserve, cobrindo com uma tampa ou filme plástico em contato.

Enquanto isso, corte 150 g de Silano em cubos, primeiro em tiras horizontais e depois em cubinhos 16 e 200 g de Silano em fatias finas. Agora você tem todos os ingredientes necessários para montar sua torta salgada de cebola de Tropea e Silano. Com a ajuda de um rolo, estenda a massa brisée 17. Pegue uma forma redonda com diâmetro de 27 cm e forre com papel manteiga. Agora, enrole o disco de massa no rolo e desenrole sobre a forma 18, fazendo-a aderir bem.

Com um garfo, fure a massa brisée estendida 19. Em seguida, adicione o molho bechamel previamente preparado e espalhe uniformemente sobre a massa 20. Coloque sobre o bechamel o Silano cortado em cubinhos 21

Adicione agora também o Silano cortado em fatias 22. Coloque sobre esses ingredientes espalhados sobre a massa brisée também a cebola previamente salteada 23. Asse agora sua torta salgada de cebola de Tropea e Silano em forno estático pré-aquecido a 180°C por 40 minutos (ou em forno ventilado a 160°C por 30 minutos). Sirva e aprecie 24!

Dica

Não tem cebola de Tropea e caciocavallo Silano em casa? Experimente então fazer esta torta salgada com cebola amarela em vez da vermelha ou com Grana em vez da provola Silano! Além disso, esta torta será ótima para saborear também com uma base de massa folhada: você vai lamber os dedos!

Conservação

A torta pode ser conservada na geladeira se embrulhada em filme plástico ou em recipiente hermético por até 2 dias.

Pode ser congelada antes de assar.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.