Tortinhas de cacau com creme e amoras

/5

APRESENTAÇÃO

Torta, tortinhas, tarteletes têm em comum uma casca mais ou menos crocante que acomoda geleias ou cremes deliciosos. Cada vez uma combinação de sabores diferente, dependendo também da ocasião: as tarteletes de cacau com creme e amoras são perfeitas, por exemplo, para o final de uma refeição, quem sabe depois do almoço de domingo. Bonitas de ver, com seu recheio aveludado e delicado de creme de leite de amêndoas e as suculentas amoras frescas. Não vamos esquecer da casca: uma massa de cacau crocante com açúcar mascavo para uma combinação perfeita! Mais alguns toques finais, algumas folhinhas de hortelã, uma pitada de açúcar de confeiteiro e a sobremesa está pronta para ser servida.

Tem muitas amoras? Prepare também o nosso Torta de amoras e iogurte, simples e delicioso!

INGREDIENTES

Ingredientes para 8 unidades
Farinha tipo 00 370 g
Manteiga 180 g - (frio de geladeira)
Açúcar mascavo 100 g
Ovos 55 g - (1 médio, em temperatura ambiente)
Cacau em pó amargo 30 g
para o creme
Leite de amêndoa 300 g
Gemas 2 - (médios)
Açúcar mascavo 40 g
Amido de milho (maizena) 15 g
para rechear
Geleia de amora preta 80 g
Amoras 100 g

Preparação

Para preparar as tarteletes de cacau com creme e amoras, comece pela massa. Em uma tigela, coloque a manteiga, o açúcar e o sal 1. Trabalhe rapidamente com as mãos até misturar os ingredientes 2 e adicione o ovo 3.

Trabalhe por mais alguns segundos, ainda com as mãos 4. Quando obtiver uma mistura homogênea, adicione a farinha previamente peneirada 5 e o cacau também peneirado 6.

Trabalhe com as mãos 7 até obter uma massa homogênea 8. Embrulhe-a em filme plástico 9 e deixe descansar na geladeira por 30 min.

Enquanto isso, prepare o creme. Coloque o leite de amêndoas em uma panela pequena 10 e leve a ferver levemente. Em outra panela, misture as gemas e o açúcar 11, depois mexa rapidamente com um batedor 12.

Adicione também o amido de milho 13 e mexa novamente com o batedor 14. Despeje o leite quente na mistura de ovos 15 e mexa bem, depois leve de volta ao fogo.

Continue mexendo 16 até ferver o creme. Despeje o creme pronto em uma tigela 17 18 e cubra com filme plástico em contato. Deixe esfriar na geladeira por pelo menos 1 hora 18.

Estenda a massa até obter uma espessura de meio cm 19. Neste ponto, pegue 8 formas com diâmetro de 8 cm na base e 10 cm na superfície. Posicione uma forma invertida sobre a massa e corte um disco ligeiramente maior 20. Forre as formas com os discos de massa pressionando levemente com os dedos 21.

Neste ponto, usando uma faca de lâmina lisa, elimine o excesso de massa 22. Coloque uma colher de chá de geleia dentro e espalhe na base 23. Repita essa operação para todas as forminhas e, à medida que forem sendo feitas, transfira-as para uma assadeira 24.

Asse as tortinhas em forno ventilado a 180° por 20 min. Retire do forno e deixe esfriar 25. Agora, pegue o creme da geladeira e trabalhe-o com uma espátula para torná-lo mais cremoso. Desenforme as tortinhas 27.

e coloque o creme dentro com uma colher 28. Nivele levemente a superfície e decore com as amoras frescas 29. Termine com as folhas de hortelã e uma pitada de açúcar de confeiteiro 30.

Conservação

As tarteletes de cacau com creme e amoras podem ser conservadas na geladeira por 2-3 dias.

A massa de cacau pode ser congelada por cerca de 1 mês.

O creme pode ser conservado na geladeira por 1-2 dias.

Sugestão

Você pode aromatizar a massa de cacau com canela em pó ou outras especiarias!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.