Tortinhas de maçã e canela

/5

APRESENTAÇÃO

As maçãs são uma fruta muito versátil, não só consumidas sozinhas, mas também para a preparação de vários doces, como o clássico torta de maçã! Nesta receita, propomos uma sobremesa à base de maçãs, massa, creme e canela: muitos ingredientes combinados para criar deliciosas tortinhas de maçã e canela. O resultado são pequenas tortinhas de massa crocante, ideais como sobremesa ou para presentear em uma ocasião especial, ricas em creme saboroso aromatizado com canela e limão, decoradas com finas fatias de maçã que refrescam e embelezam o doce! Descubra passo a passo como prepará-las!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa (para 6 tortinhas de 12 cm de diâmetro)
Farinha tipo 00 250 g
Manteiga 125 g - frio de geladeira
Açúcar de confeiteiro 100 g
Gemas 2
Fava de baunilha 1
Para o creme
Leite inteiro 250 ml
Creme de leite fresco líquido 150 ml
Açúcar 70 g
Amido de milho (maizena) 25 g
Gemas 3
Casca de limão 1 - não tratado
Canela em pau 1
Canela em pó 1 pitada
Para decorar
Maçãs 400 g
Açúcar mascavo 30 g
Suco de limão 1
Canela em pó 1 pitada

Preparação

Para preparar as tortinhas de maçã e canela, comece pela massa: no processador de alimentos, coloque a farinha peneirada, o açúcar de confeiteiro e a manteiga fria da geladeira 1. Então, ligue para obter uma mistura arenosa 2, que você deve despejar em uma superfície de trabalho. Faça uma cavidade ao centro e coloque as sementes da fava de baunilha e as gemas 3.

Trabalhe rapidamente a massa 4 e forme um bloco; envolva-o em filme plástico 5 e coloque-o na geladeira por pelo menos 30 minutos. Enquanto isso, dedique-se ao creme: em uma panela, aqueça o leite e 50 ml de creme de leite. Adicione uma pitada de canela em pó e o pau inteiro de canela 6.

Retire a casca de um limão não tratado e adicione ao leite e creme 7. Enquanto a mistura está no fogo, coloque as gemas no processador de alimentos e adicione o açúcar refinado 8: ligue o processador para misturar os ingredientes 9.

Quando estiverem bem incorporados, adicione o amido de milho 10 e ligue novamente o processador para misturar tudo. Transfira o creme obtido para uma tigela 11. Quando o creme e o leite estiverem quase fervendo, desligue o fogo e remova a casca de limão e o pau de canela 12.

Despeje em fio a mistura com os ovos na panela com leite e creme 13 e mexa com um batedor para evitar a formação de grumos. Ligue o fogo baixo e deixe o creme engrossar. Quando atingir uma consistência cremosa, lisa e sem grumos 14, coloque-o em uma tigela e cubra com filme plástico em contato 15 para esfriar completamente.

Enquanto isso, unte 16 e enfarinhe cuidadosamente as forminhas para tortinhas de 12 cm de diâmetro. Retire a massa e estenda-a em um disco com espessura de cerca de meio centímetro 17. Com um cortador de 14 cm de diâmetro, corte 6 discos. Posicione cada disco de massa na forminha 18;

pressione bem contra o molde e, com os dentes de um garfo, faça furos no fundo 19, depois coloque um quadrado de papel manteiga e as esferas de cerâmica para a cozedura às cegas 20 (você também pode usar leguminosas secas como feijões). Asse as tortinhas em forno estático pré-aquecido a 180°C por cerca de 20 minutos (se forno ventilado a 160°C por 10 minutos). Uma vez assadas, retire as bases 21 e deixe esfriar ligeiramente.

Depois, transfira-as para uma grade para resfriar completamente 22. Em uma tigelinha, coloque o suco do limão espremido e coado 23; à parte, misture o açúcar mascavo e a canela 24 e adicione ao suco de limão.

Agora corte as maçãs em fatias finas de alguns milímetros 25 e divida-as ao meio. Mergulhe-as na tigelinha com o limão e o açúcar mascavo 26 para que não escureçam. Em seguida, em uma tigela à parte, bata o creme de leite 27

e adicione-o delicadamente ao creme já frio. Misture com uma espátula de cima para baixo 28, depois transfira o creme para um saco de confeitar descartável ao qual você fez uma abertura de cerca de 1 cm. Recheie as tortinhas com o creme 29 e disponha as fatias de maçã bem escorridas em formato de leque 30.

Com o creme restante, faça uma decoração adicional, talvez um pequeno montinho no centro de cada tortinha 31 e decore com uma groselha vermelha 32. As suas tortinhas de maçã e canela estão prontas para serem saboreadas 33!

Conservação

Guarde as tortinhas na geladeira em um recipiente hermético por 1-2 dias. Você pode congelá-las sem as maçãs e depois descongelá-las e decorá-las no momento de servir.
Você pode congelar a massa e descongelá-la na geladeira quando necessário.
O creme pode ser congelado se você tiver usado ingredientes frescos não descongelados.

Conselho

Maçãs ou peras: por que não ambos? Crie suas tortinhas com sabores diferentes para agradar a todos!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.