Tortinhas salgadas de agretti

/5

APRESENTAÇÃO

Hoje no mercado encontramos um vegetal muito particular e sazonal: os agretti! Vocês conhecem e sabem como limpá-los e cozinhá-los? Em muitas regiões da Itália são mais conhecidos como barba dos frades, devido ao seu aspecto peculiar e filamentoso. Serão protagonistas de uma receita perfeita para lanches ao ar livre, que se inspira nas tradicionais tortas salgadas: tortinhas salgadas de agretti! A difusão dos agretti na nossa tradição culinária se deve sobretudo à comunidade judaica romana: de fato, de acordo com os preceitos da cozinha Kosher, os agretti são um dos pratos a serem consumidos nos dias de descanso semanal nos meses primaveris. Nossas tortinhas salgadas de agretti estão prontas... O aroma está maravilhoso e o aspecto campestre já lembra um piquenique, como resistir? Nós não perdemos mais tempo e as comemos imediatamente...e dado que o período dos agretti não dura muito, por que não fazer também as folhados de agretti igualmente saborosos e deliciosos e muitas outras receitas com agretti como a deliciosa massa com agretti e speck!

INGREDIENTES

Ingredientes para 10 tortinhas
Azeite virgem extra 65 g -
Farinha tipo 0 200 g -
Água 45 g - fria
Sal fino 1 pitada
para o recheio
Barba de frade (agretti) 190 g - (limpos 130 g)
Azeite virgem extra 10 g -
Creme de leite fresco líquido 50 g -
Ovos 1 - orgânico
Robiola 200 g
Parmigiano Reggiano DOP 50 g - ralado
Sal fino 1 pitada
para forrar e polvilhar
Farinha de rosca 10 g
Parmigiano Reggiano DOP 10 g
Azeite virgem extra quanto baste -

Preparo

Para preparar as tortinhas salgadas de agretti, comece limpando-os, eliminando a parte final mais terrosa e coriácea 1. Assim que tiver cerca de 130 g, escalde-os por 30 segundos em água fervente 2, depois escorra-os e transfira-os imediatamente para uma tigela com água e gelo 3, para fixar a cor.

Uma vez resfriados, escorra-os novamente e seque-os com um papel toalha 4. Transfira-os para uma tigela e tempere com óleo 5 e sal. Em outra tigela, misture a robiola com uma espátula 6

e amoleça com um pouco de creme de leite 7. Em seguida, adicione o parmesão ralado 8, o ovo ligeiramente batido 9 e misture tudo.

Por último, adicione também os agretti 10 e reserve o recheio. Agora, prepare a massa para fazer as bases das tortinhas: em um processador, coloque a farinha 11, uma pitada de sal, o óleo 12

e a água fria 13. Depois, processe até obter uma mistura esfarelada: levará apenas alguns instantes 14 e transfira-a para uma superfície de trabalho 15.

Compacte com as mãos 16 e divida em 10 porções 17 que servirão para fazer as 10 tortinhas. Unte e polvilhe com farinha de rosca 10 forminhas com diâmetro de 8 cm 19.

Depois estenda as porções individuais de massa, uma de cada vez 19 e corte discos de 11 cm usando um cortador 20; você pode adicionar a sobra a outro pedaço que deverá estender, prosseguindo assim para todas as tortinhas. Transfira cada disco de massa para dentro da forminha 21 e faça-a aderir bem ao fundo e às bordas.

Depois de forrar todas as forminhas 22, fure com os dentes de um garfo e coloque um pouco de creme com os agretti dentro delas, enrolando-os com um garfo e uma colher, adicionando ainda um pouco de creme em cada forminha (23-24).

Depois de terminar todas as tortinhas 25, polvilhe levemente com farinha de rosca 26 e com o parmesão ralado 27.

Coloque-as em uma assadeira 28 e asse em forno estático pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos. Quando estiverem bem douradas, retire as tortinhas salgadas de agretti do forno 29 e sirva-as ainda quentes 30!

Conservação

Conserve suas tortinhas salgadas de agretti por 1-2 dias na geladeira. Se preferir, uma vez assadas, se usou ingredientes frescos e não descongelados, você pode congelá-las por um mês no máximo.

Conselho

Se preferir fazer uma única torta salgada, pode pular a etapa de escaldar os agretti: eles cozinharão diretamente no forno.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.