Folhados com agretti e nduja

/5

APRESENTAÇÃO

No mercado, muitas vezes são vendidos como barba de frade, devido à forma longa, fina, mas ondulada. Alguém também os chama pelo segundo nome: agretti. Este vegetal de forma original aparece nas nossas mesas já no final do inverno, mas não dura muito para experimentar as muitas receitas que se podem preparar, passando da clássica omelete até as tortinhas salgadas, até mesmo combinadas com macarrão! Mas hoje nos deixamos inspirar pela primavera que se aproxima e, portanto, a vontade de assar os primeiros petiscos de buffet. Aqui estão os nossos folhados com agretti, uma entrada muito saborosa e um pouco picante que abrirá o apetite dos seus convidados, curiosos pela combinação peculiar. Sim, a barba de frade tem um sabor bastante pronunciado, mas graças ao queijo defumado e à picância da nduja, ficará realmente delicioso. Uma combinação harmoniosa e rica de sabores que deixará todos de boca aberta... e não será por causa da nduja que arde! Experimente você também os folhados com agretti e nduja e nos conte.

INGREDIENTES
Ingredientes para cerca de 30 peças
Massa folhada 230 g
Barba de frade (agretti) 250 g
Nduja 30 g
Scamorza defumada 50 g
Alho 1 dente
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar os folhados com agretti e nduja, comece pela limpeza dos agretti. Elimine a base com uma faca (obtendo cerca de 230 g utilizáveis) 1 e depois ferva-os por um par de minutos em água fervente 2. Assim que estiverem levemente amolecidos, coloque-os em uma bacia com água gelada, assim interromperá o cozimento e a cor permanecerá bem viva 3.

Enquanto isso, você pode esmagar um dente de alho não descascado com as costas de uma faca 4 e colocá-lo em uma frigideira junto com um pouco de óleo 5. Então, assim que o fundo estiver bem quente, escorra os agretti e coloque-os na frigideira 6.

Deixe-os ganhar sabor pulando-os em fogo alto por um par de minutos; ajuste o sal e a pimenta e misture bem 7. Reserve para esfriar um pouco e ocupe-se da scamorza. Corte-a em cubos de poucos centímetros e reserve também estes 8. Corte a massa folhada primeiro em tiras 9

e depois em quadrados para obter 30 pedaços de 5x5 cm 10. À medida que os corta, disponha os quadradinhos em uma assadeira forrada com papel manteiga e depois pressione no meio delicadamente com as pontas dos dedos 11. Coloque um montinho de agretti 12,

depois alguns cubos de scamorza 13 e continue assim com todos os outros 14. Seus folhados estão prontos para assar em forno estático, já aquecido a 200°, por 10-12 minutos 15.

Retire a assadeira do forno e coloque um pouco de nduja sobre os folhadinhos ajudando-se com uma colher de chá 16 até recheá-los todos 17. Aqui estão prontos seus folhados com agretti e nduja, agora é só saboreá-los quentes ou mesmo frios 18!

Conservação

Recomenda-se consumir os folhados com agretti e nduja no mesmo dia, pois a massa folhada pode secar demais. Não se recomenda a congelação.

Conselho

Como alternativa à scamorza, você pode usar queijos mais delicados como o asiago ou o emmental, assim irão realçar o sabor dos seus folhados com agretti e nduja!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.