Trenette ao pesto, batatas e vagens

/5

APRESENTAÇÃO

O formato de massa das trenette pertence à tradição da Ligúria e agora são pouquíssimas as fábricas de massas que ainda o produzem. Nada irá impedir você de preparar as trenette ao pesto com batatas e vagens porque poderá utilizar linguine (ou Bavette ao pesto) e aproveitar garfada após garfada o espetáculo desta receita fácil e genuína. Trata-se de uma das melhores maneiras de saborear o Pesto alla Genovese, exaltado e ao mesmo tempo suavizado pela doçura das vagens, com o amido das batatas, a massa vai se tornar ainda mais uma só com o pesto! Poucas panelas são sujadas, prepara-se rapidamente e é um prazer degustar. Roberto Panizza, do restaurante Il Genovese, explica todos os pequenos segredos deste prato principal clássico e atemporal. Descubra conosco como realizá-lo!

Experimente também a variação da massa fria ao pesto com batatas e vagens, ou a nossa massa pesto e tomatinhos e não perca outras receitas típicas da cozinha da Ligúria, como por exemplo:

INGREDIENTES

Trenette 320 g
Batatas 120 g
Vagens 100 g
Para 120-140 g de pesto genovês
Manjericão 35 g - Genovese DOP
Azeite virgem extra 35 g - Ligure DOP
Parmigiano Reggiano DOP 25 g - Stravecchio
Queijo pecorino sardo 15 g - "Fiore Sardo"
Pinhões 15 g
Alho 1 dente
Sal grosso 1 pitada -
para decorar
Manjericão quanto baste

Preparação

Para preparar as trenette ao pesto, batatas e vagens, primeiro prepare o pesto genovês: lave as folhas de manjericão em água corrente fria, depois seque-as em um pano, pressionando e esfregando delicadamente 1. Coloque o alho sem o miolo em um pilão de mármore e trabalhe com um pilão de madeira até obter um creme 2. Adicione os pinhões 3 e continue do mesmo modo até reduzi-los a uma pasta.

Neste ponto, adicione as folhas de manjericão 4 e o sal grosso 5 e continue amassando, sempre começando com movimentos de percussão e depois prosseguindo com movimentos rotativos. Quando obtiver uma consistência cremosa e homogênea, adicione o Pecorino em pedaços 6.

Adicione também o Parmesão 7 e amasse mais para incorporar o queijo à mistura. Por último, adicione o azeite 8 e rode o pilão por mais alguns instantes 9. Reserve o pesto e coloque uma panela com água para ferver no fogo.

Proceda preparando o restante dos ingredientes: descasque as batatas e corte-as em cubos 10, depois corte as pontas das vagens e deixe-as inteiras 11. Quando a água estiver fervendo, adicione as trenette 12.

Após 2-3 minutos, adicione as vagens 13. Em seguida, adicione as batatas 14 e deixe cozinhar pelo tempo restante de cozimento das trenette. Enquanto isso, coloque o pesto em uma tigela e dilua com um pouco de água de cozimento da massa 15.

Quando a massa estiver cozida, transfira-a para a tigela com o pesto junto com as vagens e as batatas 16. Misture bem para incorporar tudo 17. Decore com algumas folhas de manjericão e sirva suas trenette ao pesto, batatas e vagens 18.

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente as trenette ao pesto, batatas e vagens.

O pesto genovês pode ser armazenado na geladeira, em um pote bem coberto com azeite, por 4 dias. Alternativamente, pode ser congelado em pequenos potes.

Conselho

A receita não prevê a adição de queijo ralado sobre o prato finalizado.

As trenette são perfeitas para reter o pesto, mas se não as encontrar, pode tranquilamente substituí-las por linguine ou bavette.

Você pode decidir se deseja quebrar as vagens ou deixá-las inteiras, como fizemos: nesse caso, elas ficarão mais crocantes.

Lembre-se de que o pesto não deve ser aquecido, apenas diluído com um pouco de água de cozimento da massa para torná-lo mais cremoso e aveludado!

RESTAURANTE IL GENOVESE

Roberto Panizza é o proprietário do restaurante "Il Genovese" e da empresa "Pesto Rossi" que desde 1947 mantém a tradição do pesto genovês DOP. O uso de matéria-prima local, entre elas, obviamente, manjericão e azeite da Ligúria, é o primeiro passo para obter um pesto de qualidade e sabor indiscutíveis, com a típica cor verde brilhante. O preparo do pesto no pilão, rigorosamente de mármore, é uma tradição especial que Roberto Panizza ainda difunde e mantém em seus estabelecimentos e em todo o mundo, organizando também o Campeonato Mundial de Pesto em Gênova. O pesto genovês é um dos molhos e condimentos mais espalhados e utilizados do mundo, uma verdadeira iguaria que orgulha um dos territórios mais bonitos da nossa Península!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.