Triangolini di pasta phillo al salmone con crema di burrata

/5

APRESENTAÇÃO

Cansado dos mesmos petiscos de sempre para beliscar durante o aperitivo? Então é hora de mudar, com os triângulos de massa filo com salmão e creme de burrata! Este é um daqueles aperitivos cheios de paixão e sentimento que farão você esquecer das simples batatas fritas ou das azeitonas de praxe enquanto saboreia uma taça de vinho branco. Estes triângulos, na verdade, têm tudo para conquistá-lo na primeira mordida: saquinhos crocantes e dourados com um delicado recheio de feta que fornece um toque salgado, combinado com as inevitáveis azeitonas pretas, têm um sabor e frescor arrebatadores que fazem você querer estar imediatamente nas ensolaradas praias da Grécia! Para tornar o recheio insuperável, adicionamos o sabor marcante do salmão defumado e acompanhamos tudo com um espumoso creme de burrata. Um finger food irresistível, vai desaparecer assim que você o colocar na mesa... quer apostar?!

Se você ama massa filo, experimente também a Torta salgada de massa filo na frigideira com abobrinha!

 

INGREDIENTES
Ingredientes para 10 triângulos
Massa folhada 240 g
Salmão fumado 100 g - escocesa
Azeitonas pretas 30 g - sem caroço
Feta 70 g
Manjericão 2 folhas
Manteiga 20 g - para pincelar
Burrata 200 g

Preparação

Para preparar os triângulos de massa filo com salmão e creme de burrata, comece cortando o salmão em tiras finas 1 e reserve em uma tigela pequena. Depois, pegue o feta: corte-o em fatias e, em seguida, em cubos 2 e reserve. Em seguida, passe para as azeitonas pretas sem caroço: corte-as em pedaços bem pequenos 3 e reserve também.

Agora pegue a massa filo, sobreponha uma folha sobre a outra e corte tiras de cerca de 8-10 cm de largura 4: pegue uma tira de massa filo (você pode pincelá-la com manteiga derretida para deixá-la mais crocante ao assar) 5, comece de um dos lados mais curtos e coloque cubos de feta 6.

Depois, coloque alguns pedaços de azeitonas pretas 7 e salmão 8. Então, comece a fechar seu triângulo (execute esta operação rapidamente para evitar que a massa filo seque): pegue o canto da massa na parte inferior à sua esquerda e leve ao lado oposto 9.

Dobre o triângulo da direita para a esquerda e continue dobrando o triângulo de forma alternada até terminar a tira (10-11). Quando chegar na parte final da folha de massa filo, pincele a parte restante com mais manteiga para garantir que o triângulo fique bem selado 12. Prossiga da mesma forma para todos os triângulos.

Coloque-os em uma assadeira forrada com papel manteiga: pincele a superfície com manteiga derretida para deixá-los dourados com o cozimento 13 e leve ao forno estático pré-aquecido a 200 °C por 15 minutos (se usar forno ventilado, será suficiente a 180°C por cerca de 5-6 minutos). Enquanto os triângulos assam, dedique-se à preparação do creme de burrata de acompanhamento. Pegue um mixer e coloque pedaços de burrata 14: bata com a água de conservação do queijo 15 até obter um composto liso e cremoso.

Transfira-o então para um saco de confeiteiro descartável 16 e decore o prato com o creme de burrata sobre o qual colocar as folhinhas de manjericão. Neste ponto, seus triângulos de massa filo com salmão e creme de burrata estarão assados: retire-os do forno 17 e sirva-os 18: seu aperitivo alternativo está servido!

Conservação

É aconselhável consumir os triângulos de massa filo com salmão e creme de burrata imediatamente após prontos. Se sobrar, você pode conservá-los na geladeira em um recipiente hermeticamente fechado por no máximo 1 dia.

Desaconselha-se a congelação.

Conselho

O feta não é do seu gosto? Experimente usar scamorza doce! E para dar um toque especial a este aperitivo delicioso, experimente enriquecer o recheio com frutos secos: insuperáveis!

Curiosidade

A massa filo (ou phillo) deriva de um termo grego que significa “folha”: trata-se, de fato, de folhas sobrepostas de massa folhada, à base de água e farinha, esticadas muito finamente. Parece que essa massa nasceu na Ásia Central por populações turcoparlantes. Originalmente, era mais espessa: a extensão em folhas muito finas como conhecemos hoje é, de fato, posterior. Justamente por sua origem turca, essa preparação é muito utilizada na região, graças ao seu sabor bastante neutro. Adapta-se tanto a preparações doces (famosa especialmente no baklava) quanto a salgadas. Assada, fica crocante e quebradiça, como no caso desta receita; torna-se muito crocante e saborosa se frita. Enfim, a massa filo (phillo) é um coringa na cozinha!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.